Por Matheus Boscariol

Publicado em 01/04/2019. | Atualizado em 26/03/2019


Quer aprender como trabalhar em casa? Listamos as 20 melhores opções para você ganhar dinheiro e garantir uma renda extra!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Saber como trabalhar em casa é um interesse de muitas pessoas, tanto para as que trabalham como freelancer quanto para as que precisam recorrer ao trabalho remoto, seja atuando como empreendedoras, seja como funcionárias de uma empresa.

O fato é que a união entre a tecnologia e a internet forneceu uma certa independência geográfica para que as pessoas consigam trabalhar de qualquer lugar. Entre as grandes vantagens desse modo de trabalho, é possível encontrar diversas maneiras de ele ser lucrativo.

Por isso, fizemos uma lista com 20 possibilidades sobre como trabalhar em casa pode ser algo muito vantajoso e gerar uma boa receita financeira, ou seja, unindo o útil ao agradável. Ficou interessado em saber quais são elas? Então, acompanhe a lista que preparamos logo abaixo!

1. Tenha uma loja virtual

Saber como trabalhar em casa está ligado a identificar oportunidades, muitas delas associadas ao mundo online. Uma das mais comuns nesse universo está ligada a vender produtos pela internet. Desse modo, montar uma loja virtual é uma excelente opção.

Afinal, sabemos que a adesão às compras pela internet é cada vez maior, principalmente, entre os mais jovens. Já é fato que as vendas online estão ajudando qualquer pessoa a quebrar as barreiras de compras.

Hoje, os usuários da Web não precisam mais se limitar apenas às compras no comércio local das suas cidades, pois podem encontrar as opções que mais agradam em nível nacional e até mundial.

2. Seja um redator freelancer

Outra boa opção é trabalhar como redator freelancer, que é uma maneira independente de prestar o serviço de redação para pessoas e empresas, fornecendo conteúdos conforme as suas demandas.

Hoje, a internet empoderou muito o consumidor, sendo fundamental a sua atuação em toda a jornada de compra. Isso quer dizer que ele se tornou muito mais consciente em relação ao seu papel de encontrar as soluções de que precisa. Por isso, é importante que as empresas invistam em estratégias de marketing de conteúdo.

Nesse cenário, há uma boa procura por redatores que trabalhem na produção de conteúdos capazes de trazer leads e clientes em todas as etapas do funil de vendas, do topo ao fundo dele.

Um redator freelancer pode trabalhar de qualquer lugar, inclusive, em casa, desde que tenha uma boa conexão de internet e organização para entregar os trabalhos combinados e dentro do prazo.

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

3. Trabalhe com gestão de mídias sociais

Aproveitando essa onda da ascensão da internet e da tecnologia, trabalhar com gestão de mídias sociais também é um ótimo exemplo sobre como trabalhar em casa pode dar certo. Muitos consumidores passam boa parte do tempo nas redes sociais e, assim, as empresas precisam de profissionais que cuidem de suas estratégias de posicionamento nesse mundo.

Então, é mais do que possível oferecer esse serviço, se comprometendo a fazer toda essa roda girar, interagir com os consumidores, além de entender como atrair ainda mais o público-alvo do negócio, seja por meio de estratégias focadas nas postagens orgânicas, seja com a compra de mídia paga.

Nota do editor:
Compilamos as principais práticas para Facebook, Instagram e Twitter em um único ebook, que ainda inclui ideias de conteúdo, conhecimentos sobre métricas, persona e tipos de conta. Acesse agora e melhore sua estratégia nas redes sociais!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

4. Seja um estrategista de marketing digital

Outra opção é atuar como um estrategista de marketing digital, oferecendo esse tipo de serviço para qualquer empresa que queira fazer a sua reputação na internet crescer. Nem precisamos dizer que isso é muito importante nos dias de hoje, não é mesmo?

Saiba que o marketing digital é uma excelente ferramenta para que qualquer empresa cresça. Então, é possível vender soluções que envolvam todas as etapas de um funil de vendas, independentemente do mercado de atuação.

Sendo assim, é preciso desenvolver uma estratégia com os recursos que esse universo oferece: e-mail, mídias sociais, materiais ricos, vídeos, entre outros. Trabalhar em casa com a oferta desse serviço pode ser uma grande oportunidade!

5. Seja um programador

Uma das atividades que já é uma velha conhecida de quem trabalha de casa é ser um programador freelancer. Aliás, é uma das mais comuns e talvez uma das primeiras que se aproveitaram dessa realidade de poder trabalhar em casa.

O fato é que a tecnologia está em todo lugar — isso é algo inegável. Sempre haverá demanda por programadores, seja para fazer um site, seja para desenvolver um aplicativo ou um sistema robusto. Diante disso, trabalhar como programador pode ser uma excelente opção.

Hoje, é possível notar uma migração grande de programadores do escritório para o trabalho remoto ou freelancer, trabalhando independentemente ou para uma empresa que aceite esse tipo de trabalho.

Para quem optar por ser freelancer, é mais do que possível encontrar trabalhos em diversas plataformas e se relacionar com clientes de forma online.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Como criar um portfólio de redator impressionante!
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens
Storytelling: a arte de contar histórias pode mudar os rumos de sua carreira!

6. Ofereça manutenção para celulares

Oferecer manutenção para celulares também é uma opção para quem tem interesse em saber das possibilidades de como trabalhar em casa. Hoje, a vida de qualquer pessoa está recheada de interações com os smartphones e outros dispositivos.

Não por acaso, eles facilitam muito a vida, agilizam a comunicação, poupam tempo para acessar alguns serviços e, claro, são uma grande ponte de acesso à informação. Então, o seu uso aumenta a cada dia.

Com o uso constante, é natural que quebrem ou precisem de manutenção. E sabemos o quão chato é quando isso acontece. A primeira reação é sempre procurar uma assistência técnica para resolver o problema o quanto antes. Ou seja, trabalhar em casa com manutenção de celulares pode ser uma boa alternativa, com um custo-benefício relativamente bom.

7. Seja um blogueiro profissional

Ser um blogueiro profissional também é uma ótima opção para quem quer trabalhar em casa, visto que a sua principal atividade é escrever para um ou mais blogs. Então, é mais do que possível criar conteúdo sobre um tema específico e construir uma reputação na Web, mostrando que é referência no assunto.

Saiba que existem diversos modos de alcançar uma boa renda dessa maneira. As principais delas são trabalhando com vendas e promoção de produtos, bem como a própria publicidade nos espaços do blog.

curso completo do blog pessoalPowered by Rock Convert

8. Crie cursos online

Empreender na internet usando seu conhecimento sobre algo também é um dos caminhos para entender como trabalhar em casa. Uma opção nesse sentido é criar cursos online. Afinal, é uma das maneiras de compartilhar o que você sabe com o mundo e, ainda por cima, ganhar dinheiro com isso.

O fato é que o mercado de Educação a Distância (EAD) cresceu muito, estimulando a criação de cursos online, sendo possível disponibilizar aulas e materiais por meio da Web. Isso pode ser feito com os mais diversos cursos, desde um ensino mais formal até os mais inovadores.

9. Ofereça aulas online

Ser um professor online é algo relativamente novo, mas uma maneira muito eficaz para quem quer dar aula sem sair de casa. Até porque é possível utilizar muitos recursos que a internet oferece para transmitir conhecimento e, em muitos casos, oferecer mais conforto para o aluno que também não precisará sair da sua casa para aprender.

Hoje, há muitas ferramentas focadas nessa demanda, com a oferta de uma interface completa para que uma aula online seja dada da melhor maneira possível, criando a realidade de interagir com o aluno por áudio, vídeo e até compartilhar a tela entre ambos, por exemplo.

10. Seja um professor particular

Sabemos que há uma grande procura por professores particulares, visto que sempre houve uma necessidade de aprendizado por parte de alunos que querem o contato com um conteúdo importante de maneira exclusiva, ou apenas para suprir o conhecimento de algum tema com o que tenha dificuldade.

Por isso, é mais do que possível para um professor de qualquer disciplina montar uma pequena estrutura em sua casa para atender esses alunos. A grande vantagem desse modelo é poder organizar aulas conforme sua disponibilidade, dando flexibilidade para a sua rotina.

Hoje, é muito comum que professores de inglês, música, violão e outras disciplinas mais tradicionais trabalhem dessa maneira.

11. Tenha um canal no YouTube

O crescimento do YouTube nos últimos anos é algo indiscutível. Ele é considerado o site de busca mais utilizado depois do Google. Nesse cenário, surgiu uma profissão nova e que funciona muito bem para quem quer trabalhar em casa: a de youtuber.

Estamos falando de pessoas que têm canais no YouTube para falar de diversos temas, a fim de atingir um determinado público. Há a possibilidade de trabalhar com conteúdos educacionais, de humor, informativos, ou até filmar o seu dia a dia.

Mas lembre-se de que, para ganhar dinheiro, é preciso ter acessos e inscritos no canal. Então, é um trabalho em médio e longo prazo e que exige muita paciência, tendo em vista que o site trabalha com publicidade nos vídeos mais acessados.

12. Trabalhe com design

Os designers são muito requisitados em todo o tipo de mercado, principalmente, para transformar ideias abstratas nas mais diversas formas de comunicação visual. A boa notícia é que esses profissionais podem trabalhar em casa, na maioria dos casos.

São diversos caminhos para seguir. Trabalhar com design para Web ou design de produtos são as demandas mais requisitadas. Os profissionais que têm esse dom e talento podem trabalhar como freelancers, sem a necessidade de sair do conforto do lar ou estar vinculado a uma empresa.

13. Seja um editor de vídeo

Trabalhar com edição de vídeo também é uma ótima opção para quem ainda não sabe como trabalhar em casa. O editor de vídeos é responsável por transformar um material solto, que pode ser composto por vários vídeos, em uma história ou algo que faça sentido dentro de um contexto.

Ele conta com diversas ferramentas de edição para que isso seja possível. Sem dúvida alguma, há a possibilidade de trabalho remoto por uma empresa ou, então, prestando serviço como freelancer.

14. Traduza conteúdos

Se você tem domínio do inglês, espanhol ou qualquer outro idioma, poderá trabalhar com a tradução de textos, artigos e materiais do português para outra língua e vice-versa. Obviamente, isso pode ser feito em casa, sem nenhum compromisso de estar em um escritório, por exemplo.

Vale lembrar que traduzir também envolve adaptar as palavras para um certo contexto, e não simplesmente mudar o seu idioma. Por isso, essa é uma tarefa que pode ser muito bem remunerada e ter muita procura, dependendo do idioma a ser traduzido.

15. Trabalhe como afiliado

Outra opção bem promissora é trabalhar como afiliado. Para quem não sabe, estamos falando do profissional que tem como trabalho principal promover produtos de terceiros em troca de comissão de vendas, os chamados infoprodutos.

Ou seja, será o grande elo entre o produto e o cliente. Geralmente, esse trabalho se encaixa muito bem na venda de produtos digitais, mas também é válido para produtos físicos. Entre as estratégias pertinentes para cumprir esse objetivo, destacamos a divulgação nas redes sociais, utilização de mídia paga e o envio de e-mail marketing.

Como essas possibilidades são online, é plenamente viável participar de um programa de afiliados e trabalhar em casa.

16. Seja um revisor de textos

Outro exemplo de como trabalhar em casa pode ser simples está em quem faz isso com revisão de textos. Muitos confundem essa tarefa com a redação e elas podem até ser parecidas até certo ponto, mas a revisão consiste na verificação de textos escritos por terceiros, e não na confecção de um conteúdo feito do zero.

Ou seja, o revisor verifica se o texto está escrito conforme a pauta, bem como deve estar atento para que não fique nenhum erro ortográfico ou sintático. Saiba que, hoje, muitas plataformas para freelancers oferecem esse tipo de trabalho.

Outro mercado relevante nesse mundo é o de textos acadêmicos, que são pessoas que contratam revisores para deixarem as suas teses impecáveis.

17. Ofereça consultorias

Oferecer consultorias também é uma boa alternativa para trabalhar de casa. Afinal, esse tipo de serviço busca oferecer orientação para pessoas e empresas, podendo muito bem ser feito de forma online.

Esse mercado é recomendado para as pessoas que são especialistas em algum assunto, tendo propriedade para aconselhar os mais inexperientes. Então, basta ter uma boa conexão com a internet para oferecer consultorias online que essa realidade é mais do que possível.

18. Trabalhe com fotografia

Trabalhar com fotografia é outro ramo que possibilita trabalhar de casa. Afinal, com um pequeno espaço, é possível montar um estúdio na sua própria residência. Então, se você é fotógrafo, essa possibilidade também existe.

Para quem trabalha com vários tipos de ensaio, não é difícil investir em um bom equipamento de iluminação e um fundo liso para ter um canto com uma cara bem profissional para nenhum cliente botar defeito.

19. Trabalhe com coaching

Geralmente, o profissional que trabalha com coaching atua no desenvolvimento de pessoas no lado profissional e propõe ações e planos para que seus objetivos sejam alcançados, sempre transmitindo o seu conhecimento para os seus clientes.

Na atualidade, é mais do que comum que muitos coaches trabalhem de forma online, até porque atendem clientes de todo o Brasil. Então, basta ter uma boa conexão, captar clientes e organizar a sua agenda para trabalhar de casa sem maiores problemas.

20. Escreva um livro

Por fim, trazemos aqui a realidade de que você pode escrever um livro sobre qualquer tema, fazendo dessa ação uma experiência mais do que enriquecedora. Sabemos que, para fazer isso, é preciso de foco e concentração. Nada melhor do que poder fazer isso da sua própria casa, não é mesmo?

Deu para perceber que há muitas possibilidades de como trabalhar em casa pode ser algo lucrativo e prazeroso, certo?

Então, o que acha de se tornar um freelancer e trabalhar em casa com algumas das possibilidades que citamos aqui e diversas outras? Clique aqui e venha fazer parte da maior comunidade de produtores de conteúdo da América Latina!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *