Por Anelise Margotti

Mãe, mulher, amiga, dona de casa, empreendedora estudante, curiosa incansável e freelancer com orgulho.

Publicado em 12/06/2020. | Atualizado em 11/08/2020


A autodisciplina permite manter a produtividade e ser mais resiliente. Momentos como o atual, com isolamento social, medo constante, sensação de impotência, incertezas e todos em casa, são ideais para aprender como ter disciplina.

Como ter disciplina em momentos difíceis? Essa pergunta já passou pela cabeça de mais de alguém. 

Apesar de o momento ser propício para reavaliar a vida e aprender a dar mais valor ao que a correria do dia a dia nos fazia esquecer, as preocupações intrínsecas aos acontecimentos diários fazem com que nos perguntemos diariamente como lidar com tudo isso.

Em tempos difíceis, é preciso manter a calma e ter disciplina e resiliência. Porém, as pessoas são diferentes e se comportam de acordo com fatores distintos: por medo, culpa ou tristeza por ter que adiar ou repensar os planos.

Experiências passadas também influenciam a forma como as pessoas lidam com os problemas, mas, quando a incerteza é nosso maior obstáculo, o que nos resta é contribuir com o isolamento e tentar manter a sanidade por meio de soluções diárias para a autodisciplina.

Veja como ter disciplina em momentos difíceis e em qualquer outra situação na sua vida.

Afinal, como manter a disciplina em momentos difíceis?

Ser disciplinado parece algo distante em momentos como o que vivemos, mas saiba que a disciplina, o autocontrole e a resiliência podem ser exercitados diariamente, em simples ações, como as que descrevemos a seguir.

    1. Aceite a situação

    O primeiro passo é fazer um exercício de aceitação da situação difícil. A negação apenas adia a resolução do problema, pois, quanto mais tempo se perde pensando no que teria acontecido ou no que poderia ter sido melhor, mais distante fica a solução e mais energia é perdida no caminho.

    Entender suas emoções também é parte desse processo, pois em momentos de crise elas vêm à tona com mais força, especialmente os sentimentos de raiva e medo. Atribua uma causa para essa sensação: você acha que não será capaz de passar pela situação por qual motivo? Culpa? Preocupação?

    A partir disso, determine o que você pode fazer para sair desse ciclo de pensamentos negativos: determine ações que podem combater esse sentimento específico ou uma lista de atividades que podem ajudar você a se concentrar em outra coisa, como alternativas de trabalho, um curso de especialização há muito tempo adiado etc.

    2. Preserve sua capacidade de decisão

    Mesmo em momentos em que não existe espaço para agir, o melhor a fazer é manter sua capacidade de decisão sobre o que está ao seu alcance, sua vida e a vida das pessoas que dependem de você, por exemplo:

  • determine horários para atividades de rotina;
  • estabeleça limites;
  • priorize ações mais críticas para o dia;
  • saiba dizer não.

3. Tenha uma rotina

Em casa, peça ajuda aos familiares, delegue funções e tenha horários específicos para as atividades. Durante o home office, tente ficar sozinho. Se isso parece impossível porque você tem filhos em casa, concilie o horário de trabalho com o da soneca das crianças, das atividades escolares ou dos vídeos educativos.

A interrupção será ocasional e, aos poucos, você conseguirá retomar o serviço mesmo com algumas distrações. Pense em coisas que podem ajudar você a se concentrar, como uma música específica ou até alguém da família que possa manter as crianças ocupadas enquanto você faz aquela entrega de emergência.

Se você não conseguir manter a produtividade de antes, não se desespere. Renegocie prazos, estabeleça metas diárias mais alcançáveis e pense, a todo momento, que a situação é passageira. Pode ser até bom aproveitar a presença de todos para fazer atividades para as quais você não teria disponibilidade antes.

Para manter a produtividade, você pode criar estações específicas em sua casa. Isso permite que você vislumbre com mais clareza as conquistas diárias em cada área, para ter uma sensação de equilíbrio a partir do que conseguiu realizar:

  • estação de trabalho: um computador, com o qual você poderá trabalhar, pagar suas contas e participar de eventos online;
  • estação de atividades físicas, yoga ou meditação: para se exercitar e liberar energia;
  • estação criativa: onde você poderá criar, desenhar, escrever, ouvir música, pintar ou simplesmente pensar, em um momento só seu;
  • zona coletiva: local da casa onde todos os membros da família se reúnem para refeições, conversas e jogos ou para acompanhar as notícias;
  • área externa: um pequeno jardim, área aberta ou varanda, para que você possa respirar um ar diferente.
Powered by Rock Convert

4. Mantenha a comunicação

Manter a comunicação com o exterior do seu ambiente familiar ficou muito mais fácil com a internet. O isolamento social é imprescindível para conter a disseminação do vírus, mas isso não significa que você não poderá usar todos os recursos e ferramentas disponíveis para manter contato com familiares distantes, pessoas queridas e amigos.

Interagir com os colegas do trabalho também é uma forma de manter características pontuais da sua rotina antiga. A comunicação também ajuda a extravasar sentimentos, mesmo que você não diga claramente o que sente.

5. Faça exercícios

O exercício de relaxamento ajuda a organizar as informações na mente, desconectar da realidade, pensar em tudo ou não pensar em nada! É um momento seu, para que você se reconecte com seu interior ou com a natureza. Yoga e meditação são bons exemplos de atividades que podem ser feitas com esse objetivo.

Mas se você gosta de atividades agitadas e de impacto, improvise acessórios, como garrafas com água, bancos e elásticos, procure aulas online e tire um tempo para praticar exercícios.

6. Pratique a autocompaixão

A forma como você lida com sua realidade, características e sentimentos está diretamente relacionada à sua capacidade de produzir, especialmente em momentos difíceis. Por isso, compreenda suas limitações e aceite a situação como um presente para seu autoconhecimento.

Foque nas coisas de que você realmente gosta e peça ajuda quando precisar. Afinal, sentir tristeza e desalento algumas vezes também é normal.

7. Escreva um diário

Que tal registrar todos os fatos e sentimentos dessa fase? Além de documentar uma experiência única, será uma ferramenta muito especial para entender seus sentimentos e a forma como você lida com os problemas. Existem aplicativos de escrita que podem ajudar nessa atividade.

Seu diário não precisa ser compartilhado com outras pessoas, ele simplesmente será um documento para embasar suas decisões futuras, estabelecer pontos de mudança, trabalhar suas emoções, pensar em objetivos e reescrever sua história!

Por que ter resiliência também contribui para a autodisciplina?

Na física, resiliência é a propriedade que alguns corpos têm de retornar à forma original após uma deformação elástica. Para nós, significa ser capaz de se adaptar às mudanças.

Em momentos como o que vivenciamos, com o isolamento social e o risco de contrair uma doença ainda sem cura, ter resiliência é saber que depois que tudo isso passar você estará vivo e será capaz de retomar sua rotina. Mesmo que tenha mudado sua forma de enxergar as coisas para sempre, você terá a certeza de que essa foi uma evolução necessária para se tornar uma pessoa melhor.

A saúde mental é primordial para que as pessoas aprendam como ter disciplina. Tenha paciência e uma postura de agradecimento pela oportunidade de organizar seus pensamentos e ser mais resiliente. Respeite a simplicidade da vida, internalize que tudo vai mudar para melhor e mantenha seu espírito positivo. Isso pode ajudar a produzir pensamentos mais autodisciplinados e a criar um amanhã mais promissor.

Que tal minimizar a sensação de incerteza com um trabalho que pode ser feito da sua casa? Baixe o ebook “Vivendo de freela: histórias de sucesso dos freelancers Rock Content” e conheça pessoas que aprenderam a ter disciplina muito antes da pandemia!

Vivendo de freela: histórias de sucesso dos freelancers Rock ContentPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto