Por Raphael Alves

Publicado em 27/07/2020. | Atualizado em 27/07/2020


A mudança de carreira pode ser um processo traumático quando não há alguns cuidados para entender como superar as dificuldades inerentes a esse momento. Até pode ser intimidador para alguns, mas o primeiro passo desse longo processo de transformação é o autoconhecimento.

O modelo de negócio de uma gama de profissionais vem sofrendo mudanças que se intensificaram com a recessão dos últimos anos. Muitos estão voltando para a sala de aula, mesmo que seja virtual, para se adaptar às necessidades do mercado e aos desafios de uma nova carreira.

Entretanto, para se ver com a liberdade de alcançar novos ares, às vezes, o melhor caminho é se livrar de medos e incertezas que podem te rodear neste exato momento. Contudo, esse pode ser um exercício muito delicado. Por isso, decidimos discutir aqui não só as dificuldades da mudança de carreira, mas as etapas para superá-las. Acompanhe.

Principais dificuldades enfrentadas ao mudar de carreira

Mudança de trabalho e mudança de carreira são passos distintos. Antes de qualquer coisa, é importante ter isso em mente. Afinal, você pode mudar de trabalho dentro de uma mesma carreira. Por outro lado, mudar de carreira já é um processo mais amplo, que requer planejamento para superar dificuldades que são comuns, no entanto, ainda mais desafiadoras.

Preciso abandonar habilidades profissionais?

Mudar de carreira não significa deixar de utilizar as habilidades profissionais adquiridas com anos de experiência e formação profissional. Se você quer passar por essa transição, não vai começar “do zero”.

Se quiser ajuda para esclarecer isso para si, faça uma lista das competências que te fazem hoje um bom profissional, incluindo aquelas que serão transferíveis para a nova carreira. Considere projetos que você participou que, com certeza, vão agregar valor para o seu trabalho no futuro.

Vai ser mais difícil construir uma nova rede de contatos?

Profissionais que estão há anos no mercado constroem uma rede de contatos forte, na qual podem confiar quando precisam mudar de trabalho. No entanto, ao mudar de carreira, a situação fica um pouco mais complicada, já que o networking geralmente é baseado na sua atual área de atuação.

O melhor conselho que poderíamos lhe dar é: não descarte os seus contatos. Ao contrário, a partir deles, procure pessoas que podem conectar você a empresas e profissionais que já atuam na sua futura carreira.

Para conseguir novas conexões, vale a pena se manter presente nas redes sociais. Por exemplo, atualize o seu perfil no LinkedIn. Siga profissionais, junte-se a grupos e publique conteúdos sobre assuntos que geram valor para quem já atua na nova carreira.

Kit do Marketing Pessoal no LinkedInPowered by Rock Convert

É possível competir com profissionais da área?

A competição é inerente a qualquer área de atuação e pode pesar bastante quando falamos de conseguir trabalho numa nova carreira.

Entretanto, a competição também é um fator que vai além de idade ou quantidade de experiências, basta perceber que esse é um dilema tanto para aquele que acabou de sair da graduação quanto para quem entrou no emprego dos sonhos.

Portanto, é, sim, possível competir com profissionais que já atuam na nova carreira. Lembre-se de que você não vai “começar do zero”, já que provavelmente adquiriu alguma experiência, mas em outra área.

Procure referências que confirmem os seus trabalhos, tenha autoconfiança e demonstre vontade de adquirir novas experiências e habilidades.

Etapas para saber como superar as dificuldades

Agora que vimos algumas questões que vagam pela mente de quem quer passar por uma mudança de carreira, vamos entender um pouco como superar as dificuldades inerentes a esse momento.

Identifique os seus medos

Dar nome às suas angústias é um passo importante para conseguir superá-las e construir um novo caminho. Do que você mais tem medo nessa transição? Se ajudar, faça uma lista para identificar seus medos e previsões mais estranhas. Isso vai permitir que você planeje com mais facilidade soluções para liberar as angústias e pensar positivamente.

Descubra as suas metas

Como todos os desafios, é importante que você tenha em mente aonde você quer chegar e um plano concreto para alcançar o seu sonho. Na mudança de carreira, vale a pena adotar o método SMART para descobrir as suas metas profissionais e baseá-las na realidade.

Se você não conhece essa estratégia, não precisa se preocupar, aqui na comunidade temos um blogpost com tudo sobre o método mais valioso para criar metas alcançáveis. Basicamente, cada sigla do “SMART” é uma etapa do método.

A meta criada com ele precisa ser:

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Attainable (Alcançável);
  • Realistic (Realista);
  • Time-based (Baseado em prazo).

Metas específicas ajudam você a descobrir o que precisa fazer para alcançá-las. No caso da mudança de carreira, um curso livre vai ser suficiente? Preciso passar por um período de teste nas empresas? Essas e outras questões podem aparecer nesse momento.

Entenda que o mercado muda

O mercado muda constantemente. Com isso, as ações e tecnologias das empresas também passam por transformações. Acompanhar essas movimentações é fundamental para quem quer entrar numa nova carreira.

Os profissionais precisam conhecer as mudanças no comportamento dos clientes, as novas tendências, as previsões para o futuro e os atuais desafios da área.

Planeje as contas para o futuro

A pressão financeira é um dos maiores temores que alguém pode passar na mudança de carreira. Isso não significa que vale a pena eliminar todo e qualquer risco, já que ele estará sempre presente em algum nível.

É importante começar o planejamento financeiro com muita antecedência, para que seja possível avaliar os riscos do processo. Você também pode conversar com a sua família para planejar as mudanças financeiras.

Planilha de Controle FinanceiroPowered by Rock Convert

Busque mentorias

Depois de entender os medos que te cercam na mudança de carreira, esclarecer suas metas e planejar as contas para os próximos anos, a sua cabeça deve estar cheia de dúvidas. Nesse momento, busque a mentoria de quem já atua na nova carreira e de pessoas que estão passando pelo mesmo processo de transição profissional.

Esperamos que as nossas dicas sobre como superar as dificuldades ao mudar de carreira sirvam de ponte para o seu sucesso. Antes de procurar novos trabalhos, questione-se e entenda seus medos, desafios e habilidades que podem ser aproveitadas no futuro. Dessa forma, vai ser mais fácil ter confiança para passar pelos obstáculos desse momento.

Se você também está aprendendo para ter uma carreira mais sólida, independentemente das previsões para os próximos anos, baixe o nosso e-book com tudo sobre carreiras do futuro para profissionais de tecnologia. Até a próxima!

Quais serão as profissões do futuro?Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *