Laíze Damasceno - Colunista

Como ser mais gentil e agradável na maior rede online profissional do mundo

O ambiente das redes sociais pode se tornar um espaço de desconfiança, impessoalidade e competição. Apesar disso, podemos e devemos transformá-lo em um lugar agradável.

Se o seu ambiente de trabalho é hostil, desrespeitoso e preconceituoso, não se deixe levar, não seja igual, não se contamine.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. (Mahatma Gandhi)

Ser uma pessoa gentil e agradável, além de fazer bem a si próprio, fará bem a todos que estão por perto. Eu não abro mão de um ambiente de trabalho leve, divertido e respeitoso. Isso me faz ser mais produtiva, inspirada e inspiradora.

Então, minha dica para buscar mais harmonia é: comece pelo seu Linkedin, a maior rede profissional do mundo, uma plataforma poderosa para negócios se você souber usá-la e investir tempo principalmente na relação com as pessoas.

Tenho investido bastante no meu perfil pessoal desta rede, sobretudo no que diz respeito a interação e produção de conteúdo para ajudar empreendedores leigos em marketing digital. E acredito que por este motivo algumas pessoas têm vindo tirar dúvidas e me pedir dicas de mídias digitais e sobre como usar melhor o Linkedin para conquistar notoriedade e gerar negócios.

Não há segredos e não tem essa história de “bombar” da noite para o dia. É simples, porém trabalhoso. Uma vez o Rafael Rez, consultor de Marketing Digital falou uma coisa que eu adorei. Mais ou menos assim: “Fácil é o nome que a gente dá para o trabalho do outro”. Pura verdade, não é mesmo? Então, minha querida e meu querido, bora arregaçar as mangas e batalhar.

Olha só que maravilha:a própria rede social Linkedin dá as coordenadas. Se você seguir, verá mudanças. Se nada fizer, nada mudará. Vou compartilhar com você o que eu tenho experimentado e o que tem gerado resultados para mim. Tudo isso com base nos quatro pilares estabelecidos pela própria rede. Farei isso com uma pitada de Gentileza Virtual, que para mim é a característica mais forte a qual atribuo a minha evolução no Linkedin.

Meu objetivo é ajudar você a formar sua própria audiência e engajá-la com suas ações. Sempre lembrando de ser um pessoa gentil, agradável, atenciosa e autêntica.

Nota do editor:
Fizemos um webinar exclusivo com a Laíze, sobre Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a dia. Se você não conseguiu ver ao vivo, não tem problema! É só preencher o form abaixo para assisti-lo na íntegra! 😉


Gentileza virtual no conteúdo e no relacionamento

Ter um conteúdo interessante, de qualidade e bem produzido publicado no LinkedIn é uma premissa básica para começar a utilizar a rede de forma correta. Fazê-lo com periodicidade também é importante. Porém, para se destacar nessa rede social você precisa ir além e sair do óbvio.

As dicas que vou colocar aqui são com base nos quatro pilares destacados pelo próprio LinkedIn no Painel de Vendas Sociais.

O Social Selling Index (SSI) ou Índice de Vendas Sociais calcula a interação do perfil e a eficácia em cada um dos pilares. Para você entender melhor, siga esses passos abaixo:

Para descobrir o seu SSI faça esse passo a passo:

1- Esteja logado no seu perfil no LinkedIn;

2- Acesse aqui para ver seu o seu Painel de Vendas Sociais;

3- Clique em “Get your score free”;

4- Confira a sua pontuação.

Agora que você já sabe o seu SSI e a média dos profissionais do seu setor e das pessoas na sua rede, passe a acompanhar a sua pontuação semanalmente.

Vamos compreender então cada um dos pilares.

1. Estabeleça a sua marca profissional e conquiste confiança

Pessoas gentis e agradáveis geralmente marcam nossa vida. No Linkedin, acontece o mesmo. Portanto, de modo natural seja alguém marcante. Comunique com leveza o seu diferencial. Para isso, capriche na produção do seu perfil, mantendo-o atualizado e o mais completo possível.

Use na sua descrição o seu propósito e aquilo que rege a “alma do seu negócio” ou a sua “alma profissional”. Isso ajuda a estabelecer o seu diferencial e a trazer as conexões certas. O seu perfil não deve ser um currículo engessado. A ideia é que você consiga aproveitar os recursos do Linkedin e adicionar uma pitada original para contar a sua história profissional.

Use os campos disponíveis para informar suas experiências, suas conquistas, suas certificações, seus cursos, os eventos dos quais você participa e tudo o que você considerar relevante para o seu momento profissional. E, claro, uma foto bem caprichada e real.

Depois de dar essa arrumada no perfil, passe a compartilhar conteúdo, seja em formato de posts, artigos e agora também em vídeos nativos. Com conteúdo de qualidade e interessante para o seu público, além de estabelecer sua marca profissional, você amplia seus seguidores e seu engajamento, melhorando assim o seu SSI. As recomendações e conexões também ajudam muito nesse processo. Portanto, junte forças com aqueles parceiros que têm sinergia com o seu negócio e/ou momento profissional.

2. Localize as pessoas certas e contribua com algo bacana

Como falei, ter recomendações e conexões é fundamental para aumentar o seu SSI. Porém, não adianta ter um monte de pessoas conectadas ao seu perfil, mas sem nenhuma ligação real ou interesse em seus projetos. Você precisa focar no objetivo do seu negócio.

Além de buscar conexões com profissionais de áreas correlatas e de interesse para seu negócio, busque também sintonia com as pessoas. Por exemplo, se a gentileza é um valor importante para você e sua empresa, e faz parte do seu dia a dia, procure conexões com pessoas que apresentam essa similaridade.

Os seus seguidores e as suas conexões podem ser potenciais clientes e parceiros. Ou seja, são as pessoas com as quais você precisa estabelecer relacionamentos fortes e duradouros. Convites aceitos, mantidos e com interação frequente impactam no seu SSI.

Quando localizamos as pessoas certas, nosso trabalho flui melhor e a gente tem mais prazer em contribuir.

3. Tenha sensibilidade ao interagir e oferecer insights

Engajamento e criação de relacionamentos fazem uma diferença danada no SSI do seu perfil no LinkedIn. Dicas, informações importantes para o seu Networking, respostas a comentários, participar ativamente de grupos e discussões e interagir com qualidade e gentileza é o “pulo do gato” para conquistar e engajar.

Isso não quer dizer que você vai sair enviando mensagens e falando com as pessoas de forma aleatória. Evite marcar as pessoas em posts que não têm nada a ver. Fica visível que esta atitude é só para atrair mais gente de qualquer jeito. Tenha critério para acabar não sendo inconveniente e afastar mais do que aproximar.

Por exemplo, uma vez eu vi uma situação muito chata em que um vendedor usava cada comentário de um artigo alheio para ficar oferecendo seus produtos. Portanto, oferecer insights requer também uma boa dose de bom senso e simpatia. Converse, interaja e tenha sensibilidade para vender suas soluções.

Linkedin é pra gente fazer negócios sim. Não vejo problema algum em usar as mídias digitais para isso. O mais importante para mim é que de alguma forma o meu conteúdo toque o coração das pessoas. Vender é consequência.

4. Ame as pessoas e cultive relacionamentos sólidos

Confiança é uma palavra-chave em qualquer relacionamento. No LinkedIn e nas redes sociais, em geral, ela faz toda a diferença. É peça-chave na Gentileza Virtual. Em primeiro lugar ame as pessoas, se interesse por elas. Com esta visão, trabalhe para criar relacionamentos duradouros e fortes com os seus seguidores, independentemente se eles vão comprar ou não algo de você agora.

Participe do dia a dia das pessoas, comentando, elogiando, dando força para os projetos que você acredita, curtindo e interagindo nas publicações, tanto no seu perfil quanto no perfil dos outros. Seja alcançável. Esteja disponível para uma troca de mensagens e uma conversa. Periodicidade é outro ponto que ajuda a construir bases na Gentileza Virtual, a aumentar o seu SSI e a cultivar relações interessantes e saudáveis.

Dica especial: antes de pedir que alguém faça uma recomendação para você, avalie se isso é conveniente e se de fato essa pessoa tem algo consistente para falar sobre sua vida profissional. E mais importante ainda: faça antes você uma recomendação a esta pessoa. Talvez, você nem precise solicitar que ela faça o mesmo. Afinal, sua gentileza pode gerar gentileza.

Vamos praticar!

Mais do que entender na teoria a aplicação da Gentileza Virtual nesses quatro pilares destacados pelo próprio LinkedIn e melhorar o seu SSI, você precisa colocar em prática essas ações e analisar os resultados. Acompanhe de tempos em tempos o cálculo do seu SSI e não esqueça que a interação faz toda a diferença, assim como a Gentileza em todas as esferas da vida.

Para mais dicas e hacks de uso do LinkedIn, indicamos o Guia completo de boas práticas no LinkedIn!