Por Luiza Drubscky

Gerente de Marketing na Rock Content.

Publicado em 07/05/2018. | Atualizado em 05/04/2019


Entenda o que é preciso para se tornar um redator freelancer e como ter sucesso nessa empreitada!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Seja nas redes sociais ou na mesa do bar entre amigos, você provavelmente já ouviu alguém dizer que é redator freelancer, ou redator web. Devido à popularidade crescente do marketing de conteúdo, essa modalidade de trabalho está cada vez mais comum.

Como os horários e tarefas de um freelancer são mais flexíveis, essa é até mesmo uma maneira de complementar a renda e garantir um dinheiro extra ao final do mês.

Mas como se tornar um redator freelancer? O que exatamente se faz nessa profissão? Nós temos as respostas para essas e outras perguntas! Veja:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é um redator freelancer/ghost writer?

Redator freelancer ou ghost writer é uma pessoa contratada especialmente para a elaboração de um texto, com pauta definida, público-alvo, adequação de linguagem, palavras-chave, referências e direcionamento textual.

Quanto mais organizada a empresa que contrata seus serviços, mais completo é o pitch (pauta do texto a ser escrito), com todas essas informações que eventualmente devem estar presentes no produto final.

O redator recebe por tarefa realizada e não precisa, necessariamente, aceitar todos os trabalhos que lhe são oferecidos. Quanto maior for sua identificação com os temas propostos e com a linguagem do texto, melhor a qualidade do trabalho final.

Para entender bem o universo freelancer e começar com o pé direito! 🤓
Gig Economy: entenda o que é essa tendência e como fazer parte!
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
Tudo o que você precisa saber sobre um profissional autônomo
Trabalho autônomo: 10 opções para quem quer mudar de carreira!
O que é freelancer e tudo que você precisa saber para se tornar um

Como se iniciar na carreira de freelancerPowered by Rock Convert

A quem pertencem os direitos autorais do texto?

Na relação entre redator freelancer e empresa que o contrata, independentemente da natureza dessa empresa, os direitos patrimoniais do texto que você elabora pertencem exclusivamente a ela.

Ou seja, você vende também os direitos de uso do texto.

Assim, os posts, e-books e outros conteúdos textuais eventualmente elaborados podem ser publicados sob a autoria de quem te contratou, sem referências a você. E isso também impede que o texto seja reproduzido ou copiado sem autorização da empresa.

Onde seus textos serão utilizados?

Esses textos são utilizados nos mais variados locais, com diversos propósitos. Por exemplo, se você escreve um e-book sobre finanças pessoais e dicas sobre como organizar seu orçamento, esse material pode ser distribuído por uma empresa a seus clientes, como forma de atrair mais acessos e negócios para seu site.

O mesmo ocorre com as postagens em blogs institucionais, que normalmente buscam aumentar o número de acessos ao site da empresa e, eventualmente, transformar esses usuários em clientes.

Quais são os objetivos dos seus clientes?

O mais importante ao escrever um texto como redator freelancer é atender aos objetivos do cliente. De nada adianta um texto muito bem escrito se, ao final, você acaba fazendo uma crítica ao produto do cliente, ou se você recomenda que ele procure o concorrente.

Na verdade, seguir o pitch à risca é a melhor estratégia para que isso não aconteça. Tenha em mente que seu post é uma parte bem pequena de uma estratégia muito maior do cliente, que visa a gerar leads, educar o consumidor sobre seu produto, aumentar o número de acessos em suas páginas e conversões em vendas, entre outras coisas.

Por que se tornar um redator freelancer?

Existem diversas vantagens relacionadas ao trabalho como redator freelancer. A primeira delas é a comodidade, já que você pode escrever seus textos de casa, sem a necessidade de cumprir um horário fixo do outro lado da cidade todos os dias.

Flexibilidade também é outro importante aspecto, já que você escolhe os textos que quer escrever, na medida em que tem mais ou menos tempo para isso.

Se estiver com muito tempo livre no final de semana, por exemplo, você pode pegar várias tarefas de uma só vez. Assim, você garante aquela renda extra ao final do mês, ainda que não precise deixar seu trabalho fixo para isso.

Mas há uma série de outros motivos pelos quais a carreira de redator freelancer pode lhe encantar. Além de ser uma oportunidade de trabalhar com flexibilidade, aumentar a sua renda e ter a chance de trabalhar com aquilo que você realmente gosta, ser um redator freelancer pode ser divertido e mudar bastante a sua rotina. Confira por que você deveria considerar essa opção de carreira!

1. Flexibilidade na escolha de clientes e demandas

Quando falamos na flexibilidade da vida de freelancer, muitos tendem a imaginá-la como a mera possibilidade de trabalhar quando quiser. E, embora esse seja um dos pontos altos de ser o próprio patrão, há muito mais contido no termo “flexibilidade” do que você pode imaginar. Um dos aspectos mais incríveis da vida de freelancer é escolher trabalhar no que e para quem quiser.

Talvez você tenha um trabalho, ou tenha acabado de se desligar de uma empresa. Provavelmente um dos pontos que mais lhe incomodam nessa experiência é o de não ter poder sobre os projetos que abraça. Pelo menos é o que muitos freelancers citam como motivo para optar por essa carreira.

O fato de que as demandas chegam até a sua mesa e você não pode dizer se gostaria de fazê-las ou não pode tornar sua rotina enfadonha. Mas isso jamais acontecerá na sua carreira como profissional autônomo. É que o freelancer tem a liberdade de escolher que projetos lhe atraem, quanto receberá por eles e como os abordará.

Toda essa flexibilidade resulta em uma vida profissional menos maçante. Ou, pelo menos, na certeza de que tudo o que optou por fazer estava dentro das próprias expectativas. Muito mais do que trabalhar quando quiser, um autônomo tem a chance de trabalhar no que quiser. E isso é motivo o suficiente para considerar a vida de redator freelancer.

2. Oportunidade para aprender (e ensinar!)

Outro ponto importante para muitas pessoas é não ficar estagnado na própria carreira. E em um escritório isso pode acontecer com facilidade. Afinal, você eventualmente se torna um especialista em um tipo de trabalho e continua repetindo aquilo dia após dia.

Porém, um freelancer não precisa se resignar a isso. Ele tem a chance de aprender coisas novas e também de ensiná-las. Pode ser que no começo você tenha mais facilidade para lidar apenas com aquelas tarefas que dizem respeito às suas especializações profissionais, mas em pouco tempo verá que pode ser muito divertido sair da sua área de conforto.

Ler sobre um assunto a fim de entendê-lo e abordá-lo em uma postagem é uma oportunidade de crescimento profissional. Ela abrirá novos horizontes e, quem sabe, lhe despertará uma paixão até então desconhecida. E, quanto mais você aprende pelo caminho, mais prazer tem em aceitar ingressar em projetos nos quais jamais se imaginou.

3. Uma rotina profissional completamente diferente da que você tem hoje

Um ponto muito importante na vida do freelancer é que a rotina é definida por ele próprio. Isso significa que você pode trabalhar na hora que quiser, mas isso é só uma fração do impacto que essa escolha profissional terá na sua rotina. Redatores definem exatamente como será o seu processo criativo e isso faz toda a diferença.

Está cansado de acordar todos os dias e se repetir? Saiba que como freelancer isso raramente acontecerá.

Você pode alternar metodologias de produtividade para encontrar o ritmo certo ou criar o seu próprio jeito de fazer as coisas. Aprender mais sobre os assuntos que precisa escrever com artigos acadêmicos ou postagens em blogs. Escolher se acha melhor produzir as suas tarefas linearmente ou de acordo com a inspiração.

Confira um compilado de dicas e leituras para melhorar a sua produtividade!
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Técnica Pomodoro: aumente a produtividade com o método do cronômetro
Trello vs. Asana: qual é o melhor aplicativo de organização?
15 exercícios para o cérebro que vão te deixar mais criativo!
Leitura dinâmica: o que é e como aprender a ler mais rápido!
4 dicas para organizar o e-mail e ser mais produtivo
Descubra como usar post-it para melhorar a sua organização
Conheça mais de 100 ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

O que isso significa é que se tem completo domínio sobre a rotina. E, se você não é daquelas pessoas que acha o máximo ver todos os dias se passarem exatamente como os anteriores, isso pode ser o que faltava para lhe convencer.

4. Trabalhe exclusivamente com aquilo que gosta de fazer

Outra coisa que faz com que freelancers amem os seus trabalhos é que eles possibilitam descobrir o que realmente os agrada. Muitos começam a carreira, como já mencionamos, falando apenas daquilo que fazem ou faziam em seus trabalhos. Outros veem ingressar na carreira de redator como uma oportunidade de falar de seus hobbies.

Como freelancer, se você se dedicar bastante, em pouco tempo poderá fazer apenas aquelas tarefas que mais lhe agradam. E isso significa que a sua qualidade de vida será muito melhor.

Afinal, há sempre uma parte dos nossos trabalhos que não nos apetece. Na carreira como freelancer isso pode lhe encaminhar para jobs mais significativos.

5. Melhore a sua renda

O freelancer trabalha exatamente o quanto quer. Então, ele pode definir metas de ganhos que cabem apenas a ele cumprir. Em vez de ter um salário fixo no final de cada mês, sua renda é variável.

Pode parecer assustador no começo, mas a verdade é que geralmente isso funciona ao seu favor. Uma conta inesperada pode ser paga colocando algumas horas de trabalho a mais na sua semana. O que seria um problema para alguém com renda previsível se torna algo facilmente contornável na vida do profissional autônomo.

complementar a rendaPowered by Rock Convert

6. Viaje e trabalhe de onde bem entender

Claro que não podíamos deixar de endereçar esse ponto. Redatores freelancers não estão presos a uma mesa e uma cadeira. Eles podem trabalhar viajando pelo mundo e esse pode ser o seu grande sonho.

Com planejamento financeiro, disciplina e muita dedicação, um freelancer não tem barreiras geográficas que o limitem. Use isso a seu favor!

Se precisar de inspiração, confira como um de nossos freelas conheceu mais de 30 cidades no mundo! E caso queira se inspirar ainda mais, confira as melhores histórias e conselhos dos 10 principais nômades digitais brasileiros!

Partiu Mundo!Powered by Rock Convert

7. Obtenha ganhos constantes participando de plataformas

Para garantir a própria renda você não precisa ser um redator freelancer que busca constantemente novos contatos e tem de cativar clientes. Há por aí plataformas de produção de conteúdo que conectam profissionais como você e empresas que precisam dos seus serviços. Elas funcionam administrando os pagamentos, lidando com o atendimento e oferecendo todas aquelas coisas que pode ser difícil demais fazer sozinho.

Um bom briefing que guie as suas demandas, por exemplo, ou orientações sobre o perfil dos consumidores que lerão os textos que você produziu. Tudo isso pode deixar um freelancer atarefado demais para se dedicar a aquilo que gosta de fazer, no caso, escrever.

Uma plataforma também lhe garantirá uma renda mais ou menos fixa. Ela vai lhe permitir prever o seu ganho a cada mês e se organizar melhor na sua jornada como freela.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Como criar um portfólio de redator impressionante!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens
Storytelling: a arte de contar histórias pode mudar os rumos de sua carreira!

O que você precisa saber para ser um redator freelancer?

Sabe aquelas dicas que ninguém dá para quem está começando na profissão? Pois então! Nós separamos as informações mais essenciais que você precisa saber para se tornar um redator freelancer. Confira!

Crie um portfólio online

No mercado de freelancers, é bastante comum uma empresa ou um cliente pedir alguns textos que você escreveu antes de solicitar os seus serviços como redator.

Por meio desse material, eles avaliam a qualidade do trabalho, analisam o seu conhecimento em relação à forma de escrita na WEB e comparam se a linguagem que você utiliza está de acordo com a o projeto que eles têm em mente.

Portanto, é recomendável que você tenha um bom portfólio para impressionar o cliente. Opte pelo modelo online, pois esse tipo de formato mostra o poder da sua criatividade e as suas habilidades com ferramentas da web.

O seu portfólio não precisa ser uma grande obra de arte feita à mão, pois na internet há diversas ferramentas práticas e gratuitas para você apresentar o seu trabalho para os clientes.

Além de haver vários templates prontos e gratuitos na internet, dentro dos padrões atuais de um bom design, o que mais pode chamar atenção dos seus clientes é o seu conteúdo exposto em seu portfólio.

E se você não tem textos publicados, não se preocupe. Faça um blog e mostre o seu trabalho. Comece pela área que você mais domina.

Não importa se as suas preferências são esportes, medicina, tecnologia músicas ou novelas. Pratique e mostre o seu trabalho.

Aumente o seu networking

Uma das melhores formas de se tornar um redator freelancer é ampliando a sua rede de contatos, afinal, quem não é aparece não é lembrado. Para conhecer novos profissionais e encontrar possíveis clientes você pode seguir alguns caminhos.

  • Participar de feiras e eventos da sua área;
  • Inscrever-se em cursos que possam otimizar o seu trabalho;
  • Cadastrar-se na Plataforma Rock Content.

A plataforma Rock Content pode fornecer jobs diários de redação em mais de cinquenta áreas do conhecimento.

Além disso, possui uma comunidade de freelancers fortíssima, cujos membros podem fazer contato direto com especialistas dentro da empresa e também entre si.

Para entrar nesse time de redatores, faça a sua candidatura nas áreas disponíveis. Certamente você encontrará uma área em que é especialista!

Networking para freelancersPowered by Rock Convert

Estude!

Todo mundo sabe que um bom texto deve seguir as normas da gramática, ter coerência e coesão para impressionar o cliente e, especialmente o leitor de um blog.

No entanto, na internet a situação é um pouco diferente. Além dessas duas características, um artigo precisa ter escaneabilidade.

Então, como desenvolver essa técnica?

Praticando e estudando!

Aqui no blog da Comunidade Rock Content desenvolvemos um curso onde você aprenderá como desenvolver seus textos para o mundo online e como revisar o conteúdo com técnicas de copywriting!

Nota do editor:
Para aprender sobre SEO, conteúdo, Storytelling, organização e produtividade, confira a ementa da Imersão Freelancer e garanta seu acesso gratuito a mais de 10 horas de videoaulas que te ensinarão a ter sucesso na carreira autônoma! 😉

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freelaPowered by Rock Convert

Encontre demandas nos locais corretos

Para evitar problemas como pagamentos e alinhamento da estratégia, busque tarefas como freelas em empresas de confiança.

Antes de definir os termos do job, pergunte a colegas de profissão se eles já trabalharam com a pessoa que está lhe oferecendo trabalho. Isso é fundamental para trazer mais confiança tanto para você como para o cliente.

Seja persistente!

Para ter sucesso como um profissional freelancer é fundamental que você seja persistente. Como já destacamos nesse texto, o processo de escrita na internet é diferente.

Pode levar um tempo até você se adaptar à mudança. Mas nada melhor que a prática para atingir a qualidade que as empresas e clientes procuram.

Não fique desanimado no primeiro “não” que você ouvir. Isso é absolutamente normal! Saiba lidar com feedbacks para aperfeiçoar o seu trabalho e conquistar cada vez mais a confiança dos seus clientes, combinado?

Confira um compilado de conteúdos para te inspirar a produzir textos incríveis! ✍️
Como escrever bem: 39 dicas para começar agora
Inspiração para escrever: 15 dicas de como ter ideias para escrever
Título de texto: aprenda a causar a melhor primeira impressão
Como fazer uma introdução perfeita: o guia definitivo
Como fazer uma conclusão perfeita!
Storytelling: tudo sobre a arte de contar histórias inesquecíveis
Copywriting: entenda como dominar a escrita persuasiva

O que um redator freelancer precisa saber para se destacar?

Agora que você já sabe como se tornar um redator freelancer, que tal descobrir algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho? Veja abaixo as orientações que separamos para você:

Como você pode perceber, é mais fácil do que se imagina exercer essa profissão. Independentemente da sua ocupação ou formação acadêmica, qualquer pessoa pode se tornar um redator freelancer.

Basta ter dedicação, disponibilidade para aprender e vontade de escrever! E você, tem interesse na carreira de redator freelancer? Então, entre agora para nosso Banco de Talentos!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto