Por Amanda Veloso

Publicado em 13/06/2018. | Atualizado em 10/08/2018


Quer se aventurar pelo mundo como mochileiro? Confira dicas simples para tornar esse sonho possível!

O que é preciso para se tornar um mochileiro? Esta é uma pergunta que grande parte das pessoas que gostam de viajar se fazem em algum momento.

Para começar, o que é ser um mochileiro?

Fazer um mochilão é um estilo aventureiro de viajar para pessoas que estão interessadas em descobrir novos lugares, atividades e pessoas com um orçamento limitado.

Mas isso não quer dizer que basta colocar sua mochila nas costas e sair sem planos para se tornar um mochileiro — e nem cortar todo o seu conforto.

Para garantir que você faça a viagem dos seus sonhos, é preciso saber algumas coisas. Abaixo, te contamos quais são elas. Vamos conferir?

1. Tenha um plano de viagem

Todo mundo tem diferentes personalidades, gostos, desgostos, orçamentos e níveis de conforto.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que não há dois viajantes iguais, ou seja, o que funciona para um, pode não funcionar para os outros.

Algumas pessoas podem simplesmente pular em um avião sem planos e tudo acabar se encaixando. Mas se esta é a primeira vez que você viaja ao redor do mundo, ter “algum tipo de plano” seria recomendado.

E quando você está pensando em como mochilar e viajar pelo mundo, sugerimos que você faça a si mesmo estas perguntas para começar seu plano:

  • quais destinos você deseja explorar mais?
  • por quanto tempo você quer viajar pelo mundo?
  • qual é o seu orçamento de viagem?
  • você está viajando sozinho, em casal ou em grupo?
  • qual é o seu estilo de viagem desejado (aviões, trens, automóveis, barcos, outros)?

2. Monte seu orçamento e cuide das finanças

Seja para planejar uma única viagem de um mês ou para tirar um ano sabático viajando, é importante determinar quanto de dinheiro você tem e quanto gastará ao longo da viagem.

Você precisa de um orçamento para que tenha chance de fazer seu dinheiro render ainda mais!

Seu orçamento de viagem obviamente dependerá do seu estilo:

  • você está disposto a fazer isso em albergues e acampamentos ou precisa de algum conforto extra, como um hotel ou apartamento?
  • você está disposto a ficar em dormitórios ou precisa de um quarto particular?
  • quais são os seus hábitos alimentares?
  • você está planejando fazer viagens curtas e em mais lugares ou viagens longas em menos locais?
  • você vai trabalhar enquanto viaja? (falaremos mais sobre isso a seguir)

3. Controle seus custos durante a viagem

Aprender a mochilar ao redor do mundo e cortar custos na estrada representa um papel vital em seus planos de longo prazo.

Não faz sentido se esforçar para economizar para a sua viagem e, em seguida, acabar com tudo em um curto período de tempo e não conseguir fazer metade das coisas que você sonhou.

Agora, você terá que ajustar seu orçamento à medida que avança, pois há muitas variáveis a serem consideradas para as quais pode ser difícil se preparar com antecedência.

Mas ter esse orçamento no lugar e acompanhar quais são as suas despesas diárias é essencial. Dessa forma, você poderá ver onde está gastando mais e, se for o caso, fazer os devidos ajustes.

4. Não viaje sem contratar um seguro

Outra tarefa importante a considerar quando se está programando um mochilão, é organizar o seguro de viagem. É algo que todos nós gostaríamos de evitar, mas é necessário.

Em alguns lugares, como na Europa, o seguro é obrigatório e você não pode entrar lá sem tê-lo. Mesmo quando não for obrigatório, o seguro vai te deixar mais tranquilo no caso de qualquer eventualidade.

Veja algumas dicas sobre seguros de viagem para mochileiros:

  • Cancelamento: nem todas as apólices de seguro cobrem o cancelamento, portanto, leia atentamente o contrato antes de assiná-lo;
  • Equipamento perdido ou roubado: a maioria das apólices de seguro de viagem tem um limite de valor por item. Certifique-se de que ele seja alto o suficiente para cobrir seu equipamento ou escolha uma política que permita aumentar o limite;
  • Cobertura mínima: alguns países exigem uma cobertura médica mínima. Cheque o valor exigido pelos lugares onde você vai passar e veja se se contrato está em conformidade.

5. Trabalhe enquanto viaja

Muitas pessoas acham que fazer um mochilão é simplesmente impossível porque não conseguiriam juntar todo o dinheiro necessário antes da viagem.

Mas a verdade é que você não precisa!

Atualmente, a internet trouxe diversas possibilidades de trabalho remoto. Ou seja, você pode viajar e continuar trabalhando com seu notebook de qualquer lugar. A vida de freelancer, entre outros benefícios, permite que os trabalhos sejam feitos na hora e onde você puder e pode ajudar bastante os aventureiros.

A pesquisa Mercado Freelancer realizada pela Comunidade Rock Content, em parceria com a We Do Logos e a 99jobs, revelou as principais áreas de trabalho para quem quer se tornar um profissional autônomo.

Vale dar uma olhada e ver o que te interessa!

6. Saiba como montar uma mochila leve

Montar uma mochila para um mochilão é diferente do que montar uma mala normal de viagem. Dependendo do que você pretende fazer, precisará pensar em muitos mais itens do que se fosse ficar em um hotel comum, por exemplo.

Você pode dar uma olhada nessas dicas gerais de como montar sua mochila. Mas lembre-se que cada viagem (e pessoa) é diferente, por isso, é importante planejar de acordo com as suas necessidades.

Além disso, algumas regrinhas podem te ajudar a deixar a mochila mais leve e menos sofrível de carregar:

  • a maior dica para as pessoas se esforçando para reduzir o peso das embalagens é pesar absolutamente tudo. Registre esses pesos em uma planilha e vá anotando tudo que coloca na mochila;
  • não há equipamento perfeito para cada viagem. Aprenda o que funciona para você e para os locais onde viajará;
  • às vezes, mais caro não é melhor ou mais leve. Embora qualidade seja importante, às vezes as coisas simples (como um fogão a álcool caseiro) pode economizar peso e dinheiro.

Hoje, ficou mais fácil do que nunca saber como se tornar um mochileiro, especialmente com as oportunidades de trabalho freelancer.

Pronto para começar sua aventura? Para te inspirar, veja esse material com as histórias de sucesso dos freelas da Rock e conheça as trajetórias e desafios dessa vida!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *