Laís Schulz - Colunista

Como ganhar dinheiro com seu blog: 3 formas de rentabilizá-lo mesmo sem ter muitos acessos

O importante, antes de tudo, é ter em mente duas coisas: quem é seu público – quais são suas necessidades e problemas – e qual é o foco do seu blog – assuntos e temas que você aborda e é/será reconhecido como uma autoridade.
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Quando comecei meu blog minha principal intenção era ajudar outras pessoas. Queria ajudar fotógrafos iniciantes a começar e também pessoas em geral a melhorar suas vidas.

Depois de um tempo, não vou negar, comecei a pensar em ganhar dinheiro com meu blog. Afinal, todos nós precisamos de dinheiro para pagar boletos.

Bom, parecia simples, afinal, várias pessoas estavam “vivendo” de blog.

E aí eu comecei a pensar em formas de fazer posts patrocinados e conseguir anunciantes. Isto era o que eu entendia sobre ganhar dinheiro com um blog.

Porém, o tempo passou e mesmo com cerca de 80 mil acessos por mês – o que é ótimo para um blog que está sob meu nome e não tem um tema definido – eu nunca tive nenhum anunciante.

Nas poucas vezes – talvez duas ou três – que busquei parceiros, recebi um “não”.

Talvez, em parte por alguns problemas de posicionamento – que já estou corrigindo. Mas, imagino que boa parte seja porque esta, simplesmente, não seja a forma de ganhar dinheiro com meu blog – pelo menos não ainda.

Bom, então como as pessoas ganham dinheiro com seus blogs sem ter tantos acessos ao ponto de conseguir anunciantes? Como você pode ganhar dinheiro com o seu blog?

Para começar, você precisa ter mais acessos no seu blog. E, mais importante, ter acesso de pessoas que estejam interessadas no que você tem a oferecer.

Relacionado:
Como aumentei os acessos do meu blog com uma estratégia simples

Não adianta você escrever sobre uma receita de torta de morango – e ter vários acessos no seu blog por causa desta receita – se você vende um curso online de design.

O que quero dizer é que para ganhar dinheiro com seu blog você precisa começar a pensar em conquistar clientes – ou potenciais clientes. 

Eu sei… você quer ganhar dinheiro sem precisar fazer muita força. Talvez você esteja pensando em gerar uma renda passiva.

Independente da forma que você vai usar para ganhar dinheiro com seu blog é imprescindível que você gere leads. Ou seja, é essencial que você encontre pessoas que podem querer te contratar ou comprar algo de você no futuro – ou até mesmo algo que você indica.

É importante, também, estabelecer uma autoridade no seu meio de atuação para criar uma relação de confiança com seu público. 

Quando você demonstra que sabe do que está falando gera credibilidade. E, desta forma, quando você oferecer um produto seu público irá comprar.

Mas, isto é conversa para um outro artigo.

O importante, antes de tudo, é ter em mente duas coisas: quem é seu público – quais são suas necessidades e problemas – e qual é o foco do seu blog – assuntos e temas que você aborda e é/será reconhecido como uma autoridade.

Só então você conseguirá ganhar dinheiro com seu blog.

Relacionado:
Marketing de Conteúdo: como atrair pessoas e conectá-las a sua marca

Mas, então, quais são as formas de ganhar dinheiro com o seu blog?

Links de afiliados

Links de afiliados são uma forma simples de ganhar dinheiro com seu blog. 

Funciona assim: você se afilia (cadastra) a um site que vende produtos – a Amazon é um ótimo exemplo – e ganha uma comissão por cada venda realizada através do seu link.

Se você coloca este link em um artigo que fez sobre as melhores câmeras de 2019, por exemplo, e alguém faz uma compra através de seu link, você ganha uma comissão. Simples assim. 

Existem vários sites que fazem isto e você pode encontrar uma lista para se cadastrar aqui.

Venda produtos digitais

Produtos digitais são uma ótima forma de ganhar dinheiro com seu blog. Quando você já tem uma boa audiência – e um público alvo bem definido – fica ainda mais fácil vender seus produtos.

Mas, o que são produtos digitais? Bom, são basicamente tudo que você produz e pode vender online, como e-books, cursos online, mockups, imagens, temas para blogs, etc.

Quando você tem um público-alvo bem definido e sabe usar o marketing de conteúdo para atrais possíveis clientes suas chances de venda aumentam.

Uma ótima forma de promover seu trabalho e infoprodutos é usando o Pinterest. Ele aumentou o tráfego do meu site em 400% em apenas 3 meses. Eu escrevi sobre isto neste artigo.

Venda seus serviços

Já falei sobre a importância de usar o marketing de conteúdo para seu negócio. 

Além de o marketing de conteúdo ser uma ótima ferramenta para estabelecer uma autoridade digital, ele é ótimo para fazer o marketing do seu serviço.

Você pode usar seu blog e os conteúdos que escreve nele como uma forma de atrair novos clientes. 

Ao escrever sobre os temas que o seu público-alvo quer encontrar, fica muito mais fácil de você ser encontrado por ele. Isto sem gastar um centavo com anúncios.

E, mais importante, escrevendo sobre os assuntos que o seu público-alvo quer encontrar, você tem o gancho perfeito para oferecer seus serviços – seja uma consultoria, um trabalho de design ou até mesmo uma palestra presencial.

Aproveite e publique seus conteúdos escritos em outras plataformas também, como o Medium ou LinkedIn. Desta forma, você pode aumentar ainda mais sua rede e seu alcance.

Conselho: como aplicar tudo isso?

Bom, eu sei que tudo isso parece muito complicado e que é bem provável que, neste momento, você esteja se perguntando como diabos vai começar.

O conselho que tenho para lhe dar é: o primeiro passo deve ser identificar seu público e o foco do seu negócio. 

Depois disso, você deve pensar em construir uma audiência, mesmo que pequena. E como vai fazer isso?! É simples: produzindo conteúdo relevante para seu público.

Depois disso, sim, é a hora de vender – oferecer um produto, serviço ou links de afiliados. Esteja atento. Neste caso a ordem dos fatores altera, sim, o produto. Portanto, não mude a ordem.

Caso você ofereça algo sem antes construir um laço de confiança com sua audiência, é bem provável que não venda nada.

Portanto, aguarde um pouco, planeje-se e coloque as mãos na massa.

E aí, quando vai começar a produzir conteúdos e ganhar dinheiro com o seu blog ou rede social?

curso completo do blog pessoalPowered by Rock Convert

Este artigo também pode ser lido aqui e aqui.