Por Renato Ribeiro

Nômade digital e produtor de conteúdo online.

Publicado em 20/02/2019. | Atualizado em 06/02/2019


Para ter sucesso com conteúdo em um mundo com tantas informações, será preciso ir além do senso comum. Vamos destacar 7 maneiras para você investir em um conteúdo que garantirá que você se destaque e se diferencie em relação aos concorrentes.

Em meio a um mundo de informações, destacar-se na internet e fazer com que seu conteúdo seja confiável e único é algo muito desafiador. Isso, no entanto, não quer dizer que se trata de algo impossível. Com muita dedicação, comprometimento e ajuda de algumas boas práticas é possível chegar lá.

Neste texto, vamos mostrar alternativas para você driblar o excesso e a sobrecarga de conteúdos que existem na web. Você verá como fazer para prender a atenção da sua audiência diante de tantas informações. Entre as dicas, destacaremos questões como pensar na jornada do usuário e oferecer soluções para ele. Confira!

Como prender a atenção da sua audiência

Para ter sucesso com conteúdo em um mundo com tantas informações, será preciso ir além do senso comum. Embora possamos encontrar muita qualidade, também precisamos falar que há muitas coisas vazias ou pouco consistentes. Ou seja, investir em qualidade já o coloca em um patamar superior em relação à concorrência.

Mas você pode ir muito além disso. Aqui, vamos destacar 7 maneiras para você investir em um conteúdo que garantirá que você se destaque e se diferencie em relação aos concorrentes.

1. Entenda melhor a sua audiência

Para que seu conteúdo seja verdadeiramente relevante, é essencial que você entenda sua audiência. Afinal, a partir do momento que você conhece seu público, será possível ter elementos para desenvolver ideias que realmente façam sentido e ajude as pessoas em relação aos seus problemas e necessidades.

Nesse sentido, a ideia é desenvolver uma dose de obsessão para saber quem é essa audiência. O que essas pessoas de fato querem? Como elas pensam? Quais as palavras que utilizam no dia a dia? Quais seus valores?

Será preciso que você absorva a “voz do cliente” em sua mente, de maneira que possa criar um conteúdo e construa copys que ajudarão essas pessoas a conquistarem aquilo que elas querem.

2. Pense como um romancista

Se você quer que seu conteúdo seja lido e realmente chame a atenção do seu público, uma ótima ideia é se inspirar em alguns romancistas. Você pode estudar algumas das melhores técnicas dos escritores de ficção para que o seu trabalho tenha mais vida.

Uma dica interessante é estudar filmes populares para ter boas ideias sobre como atrair uma audiência com uma situação inusitada. Além disso, estudar os personagens dos romancistas também permite criar conteúdos nos quais o seu público se identificará. Não menos importantes, as poesias também podem inspirar.

3. Conte boas histórias

Como não poderia deixar de ser, as boas histórias atraem as pessoas desde sempre. Isso acontece por uma questão muito simples: a mente do ser humano tem uma grande dificuldade em resistir a um bom storytelling.

Independentemente do assunto que esteja sendo abordado, uma boa história pode dar vida ao seu trabalho e aos seus projetos, a fim de ajudar a sua audiência a verdadeiramente entender aquilo que você busca transmitir.

Assim como nos grandes filmes e livros, as ótimas histórias de marketing podem ser construídos em meio a personagens, enredos e conflitos. Isso é uma ótima maneira de educar, entreter e, consequentemente, gerar ótimas oportunidades de negócios.

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas históriasPowered by Rock Convert

4. Pense na jornada do usuário

Um conteúdo existe para manter as pessoas entretidas ou para que elas passem um tempo em que estão entendiadas. No entanto, ele também pode ser criado na formato de marketing de conteúdo, que leva a audiência para uma jornada do cliente.

Essa jornada acontece desde a hora que a pessoa tem contato com a sua marca, até o pós-vendas. Para que tenha efeito, você precisará responder a algumas questões:

  • como o usuário será uma pessoa diferente depois de ler sua mensagem?
  • o que a pessoa entenderá depois de ver seu vídeo ou ouvir seu podcast?

O marketing de conteúdo deverá levar o público a uma jornada de descoberta, compreensão e crescimento, certo? Além de informar ou entreter, se estabeleça como um profissional que transformará a vida da sua audiência.

5. Ofereça soluções

As empresas existem para resolver problemas e as melhores marcas fazem isso de forma obsessiva. Já parou para pensar nisso? Dentro desse cenário, o conteúdo assume um espaço como parte da resolução das questões das pessoas.

Se um determinado público está sofrendo (e todo mundo sofre por alguma coisa), ajude-o de forma verdadeira. Em alguns momentos, você oferecerá soluções gratuitas. Em outras, poderá ser um serviço pago, que dará à audiência um benefício maior.

Se o seu conteúdo não resolve problemas, não faz muito sentido que você se esforce para criá-lo, não é verdade? Assim, por que uma determinada audiência gastaria tempo para lê-lo?

6. Converse com seu leitor

Vivemos um tempo no qual as pessoas estão mais bem informadas e exigentes. Se antes as marcas impunham seus produtos e serviços, hoje acontece o contrário. São os consumidores que escolhem aquilo que eles querem consumir.

Dentro desse contexto, as marcas foram obrigadas a se reinventar. Ou seja, para ter sucesso, é preciso ouvir e conversar com o público. As pessoas querem participar, por exemplo, da criação e lançamento de um produto ou serviço. Elas sentem as necessidade de expor as próprias opiniões e, quando você entende isso, sai na frente dos seus concorrentes.

Ebook sobre Escaneabilidade em Conteúdos WebPowered by Rock Convert

7. Invista na escaneabilidade

A escaneabilidade é uma prática que consiste em adequar um conteúdo para que ele seja o mais simples possível para ser entendido, por meio de uma “passada de olhos”. A intenção é assegurar que o leitor tenha uma boa experiência quando consome seus conteúdos.

Para dar um exemplo, este texto foi escrito com base nas boas práticas de escaneabilidade. Título, intertítulos, frases e parágrafos curtos, por exemplo, são facilitadores para a sua boa experiência na leitura deste artigo. Isso faz todo o sentido, não é verdade?

Esperamos que este texto sobre como prender a atenção da sua audiência seja importante para você criar novos conteúdos essenciais, que resolvam problemas e, de fato, transformem a vida das pessoas que você pretende ter como clientes.

Se gostou deste texto, aproveite para garantir acesso ao Imersão Freelancer, o maior curso online gratuito para produtores de conteúdo do Brasil.

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freelaPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *