Por Renato Ribeiro

Nômade digital e produtor de conteúdo online.

Publicado em 31/01/2020. | Atualizado em 31/01/2020


Confira como ter o poder de argumentação para pedir um aumento de salário!

Pedir aumento na empresa é algo que exige bom senso e tato. É preciso ter coragem e poder de argumentação para convencer o gestor de que você merece ganhar mais.

Também é necessário avaliar fatores como a situação da companhia e o trabalho que você vem desempenhando. Além disso, é prudente verificar se os salários do mercado são compatíveis com a sua função.

Com a economia em crise e com quase 12 milhões de desempregados no país, o momento de pedir aumento pode não ser exatamente o mais oportuno. No entanto, algumas situações justificam o aumento de salário.

Neste texto, vamos listar alguns passos sobre como pedir aumento. Ao usar as estratégias certas, as chances de você receber um sim podem ser grandes. Acompanhe!

Melhore seus argumentos

Para que você tenha sucesso em conquistar um aumento de salário, é essencial ter clareza daquilo que deve falar com seu gestor. Você não pode simplesmente achar que está ganhando pouco e pedir aumento.

Evite estresse no trabalho. Os argumentos devem ser preparados de forma antecipada e você deve saber responder a questões como quais benefícios trará para empresa.

Pode ter certeza que é exatamente esse ponto que pesará na hora de o seu superior dizer sim ou não para sua proposta.

Reavalie seu desempenho

Para que tudo saia da melhor forma possível, é crucial que a empresa esteja vivendo um bom momento e que os seus últimos feedbacks sejam bastante positivos. Além disso, é importante considerar se a organização conta com um plano de carreira.

Em alguns casos, por exemplo, vale a pena pleitear uma mudança de cargo e isso aumentará seu salário naturalmente. Tenha em mente que nunca se deve negociar somente com base em pesquisas salariais. Portanto, verifique se você tem cumprido metas e recebido bons retornos.

Saiba o momento certo

Obviamente, os salários fazem parte do orçamento da companhia e isso é definido, geralmente, ano a ano. Dessa maneira, é interessante saber qual é o momento em que a empresa define o orçamento para os próximos 12 meses. Esse pode ser o momento ideal para que o seu chefe defenda seu aumento de salário.

Assuma novas responsabilidades

Uma ótima maneira de convencer o gestor é assumindo novas responsabilidades e tarefas. O cenário ideal é, portanto, aumentar a receita da organização ou reduzir os custos. Ou seja, você ganha o aumento e, ao mesmo tempo, traz resultados melhores para empresa.

Lembre-se de que a sua proposta deve ser bastante concreta. É preciso avaliar como anda sua produtividade e enumerar as atividades que está disposto a incluir no dia a dia. É vital demonstrar por que você é capaz e como essas novas obrigações se concretizarão em resultados.

Tenha foco na empresa

Mesmo que você esteja precisando muito de dinheiro para fazer um curso ou pagar dívidas, por exemplo, esse tipo de argumento jamais deve ser utilizado na hora de pedir aumento de salário.

O foco deve estar totalmente na companhia, ou seja, nas atividades que você desempenha. Mas se você concluir que a empresa não joga a seu favor, pode ser o caso de pedir demissão.

Pense sempre à frente

O aumento de salário nunca deve ser justificado pelas coisas que você fez no passado. Se cumpriu uma grande meta, por exemplo, a empresa entende que já pagou por isso.

Antes de iniciar qualquer projeto, você deve pensar para onde ele levará sua carreira. Se você vendeu muito bem no ano passado e sabe que consegue vender o dobro neste ano, isso pode ser um forte argumento para defender seu aumento.

Participe de projetos com visibilidade

Uma das formas de aumentar seu salário é participar de projetos que envolvem diversas áreas da empresa. Eles são fundamentais para entrar em contato com gestores de vários departamentos e níveis, o que faz com que a percepção de valor do seu trabalho aumente.

Atividades relacionadas à governança corporativa e responsabilidade social, por exemplo, podem trazer excelentes oportunidades.

Enfrente o medo

Pedir aumento de salário no Brasil pode soar como algo um pouco constrangedor. Pode ser que o seu chefe não se sinta tão confortável durante a conversa, mas não é por isso que você deve abrir mão dela.

Nesse sentido, o ideal é que você enfrente um possível medo e escolha o momento adequado para falar. Evite tons de ameaça ou desmotivação a qualquer custo. O importante é demonstrar que você está totalmente comprometido com a companhia.

Tenha paciência

Quando você pedir um aumento de salário, pense que é algo que pode demandar um tempo e, portanto, é importante que você tenha paciência. Essa resposta dificilmente será imediata.

Afinal, seu gestor terá que conversar com outros gestores ou com a área de recursos humanos. Se nada acontecer em torno de cerca de 15 dias, pergunte se há alguma novidade.

Encare a situação de forma madura

Independentemente da resposta, é essencial que você tenha uma atitude madura e tenha confiança em si próprio. Se ouvir um não como resposta, não demonstre nenhum tipo de negativismo ou aborrecimento.

Claro que você ficará um pouco chateado, mas mesmo assim agradeça a atenção do chefe e solicite que ele passe as metas para os próximos meses e proponha que, se batidas, resultem em um possível aumento.

Chefes podem ser especialistas em negar os aumentos, mas eles são mais abertos a profissionais que pedem oportunidades para consegui-los. Ou seja, continue entregando seu melhor, sabendo que a empresa valorizará suas entregas.

Estude outras formas de recompensa

Mesmo usando todos esses argumentos e não conseguindo aumento, você ainda pode negociar outros tipos de compensação, como férias, bolsas em cursos online, bônus e horários mais flexíveis. Esses tipos de benefícios podem ser tão interessantes quanto um aumento de salário, não é verdade?

O que você achou dessas dicas sobre como pedir aumento? Como mostramos ao longo do texto, embora seja algo delicado, ao usar as estratégias certas você se resguarda de possíveis saias justas e aumenta as chances de ser bem-sucedido.

O mais importante é que você esteja sempre focado em entregar valor para empresa. Afinal de contas, é assim que será reconhecido, mesmo que isso demore um pouco, inclusive com aumentos de salário.

Nesse contexto, é claro que você também pode vislumbrar novas possibilidades de ganhos. O mercado está cada vez mais aberto para formas de trabalho freelancer, por exemplo. Inclusive, já parou para pensar se a carreira de freelancer é para você? Faça o teste!

Outros posts que podem te ajudar!
Zona de conforto X Acomodação: como descobrir onde estou?
Eu não sou uma fraude: como lidar com a síndrome do impostor
Como pedir demissão: entenda os seus direitos e o que fazer
Mudanças para os freelancers com a reforma trabalhista
Modelos de currículo: como preparar o seu passo a passo

Posts populares com esse assunto