Por Évelim Wroblewski

Comunicadora empresarial, apaixonada por conteúdo e SEO.

Publicado em 18/11/2019. | Atualizado em 12/11/2019


O celular tornou-se indispensável em nossas rotinas, porém muitas vezes passamos dos limites e desperdiçamos horas no celular. Para evitar isso, confira 10 dicas infalíveis para passar menos tempo no celular!

Ele é o companheiro de todas as horas. Acorda com você, passa o dia com você, dorme com você. Ao menor sinal de tê-lo esquecido em algum lugar, já vem a falta de ar, a dor de barriga, o nó no estômago.

O celular é a salvação em muitas situações. Ele é despertador, telefone, agenda, monitor de exercícios, player de música e, claro, a conexão entre você e todos os seus amigos e familiares. Em suma, ele é indispensável.

Por outro lado, também é responsável por um fenômeno chamado dependência digital, ou nomofobia. Esse fenômeno consiste em um medo exagerado de ficar sem acesso à internet e, por consequência, sem todas as facilidades que ela nos traz. Você já sentiu isso?

A solução, é claro, é encontrar o equilíbrio entre o on e o offline. Por isso, listamos 10 dicas infalíveis de como passar menos tempo no celular e mais tempo com você mesmo!

  1. Durma com o celular longe de você
  2. Comece suas manhãs sem telefone
  3. Desative as notificações
  4. Não sincronize o celular com o computador
  5. Elimine os aplicativos de redes sociais
  6. Não use o celular para entretenimento
  7. Limpe o supérfluo
  8. Coloque o celular no modo “não perturbe”
  9. Limite os pontos de contato
  10. Faça substituições

1. Durma com o celular longe de você

Se você é daquelas pessoas que confere as redes sociais antes de dormir e que, ao menor som de notificação não deixa de olhar, é hora de rever seu comportamento.

Para evitar que o celular atrapalhe seu momento de descanso, deixe-o entre outro cômodo da casa. Ah, ele é o seu despertador? Vamos falar disso mais adiante!

2. Comece suas manhãs sem telefone

Além da noite toda, também ficar sem celular pela manhã? Isso mesmo!

Aproveite o tempo para tomar um bom banho, tomar seu café com calma e organizar as demandas do dia.

Estipule um horário para ver as mensagens e notificações do celular e depois deixe-o de lado novamente para se concentrar no seu trabalho.

Você pode começar com apenas meia hora de “gelo” no celular pela manhã e ampliar o tempo quando for percebendo que nada é tão urgente que tenha que tirar a sua concentração logo cedo.

3. Desative as notificações

Seu celular é daqueles que fica apitando com notificações de cinco em cinco minutos e isso te desconcentra? Uma das maneiras de passar menos tempo no celular é desativar todas as notificações que não sejam extremamente necessárias e/ou urgentes.

Redes sociais, WhatsApp, Messenger e aplicativos que costumam enviar ofertas e lembretes entram na conta.

Com o celular mais silencioso, certamente você vai poder se concentrar melhor no seu trabalho e entregar melhores resultados para os seus clientes!

4. Não sincronize o celular com o computador

Passar menos tempo no celular transferindo boa parte dos aplicativos para o computador não ajuda muito, não é? Por isso, evite sincronizar aplicativos, como WhatsApp e redes sociais.

Mesmo que seu computador esteja sem som, a sinalização visual vai fazer com que você se sinta motivado a ver quem está escrevendo e qual é a mensagem.

Então, melhor deixar a tentação de lado e usar os intervalos entre um conteúdo e outro para conferir o que estão enviando para você.

5. Elimine os aplicativos de redes sociais

O brasileiro passa, em média, 3 horas e 34 minutos por dia navegando em redes sociais. Além de roubar um tempo precioso, elas são responsáveis por despertar sentimentos de ansiedade, principalmente nas pessoas que têm dependência digital. Qualquer publicação perdida pode ser motivo de preocupação.

Então, desapegue! Você tem como passar menos tempo no celular e ainda se livrar dessa sensação de “perda” com um gesto simples: desinstalando os aplicativos de redes sociais.

Para não fazer do desktop o próximo vilão, use aplicativos de bloqueio de sites, como os usados para proteção infantil. Tornando o acesso mais difícil, você vai se acostumando a não visualizar suas redes sociais a todo momento.

6. Não use o celular para entretenimento

Jogos, vídeos, séries. O celular facilita o acesso a tudo isso e, em muitos momentos, se torna a distração perfeita.

Para evitar que as distrações tirem o seu foco, evite usar o celular para entretenimento. Elimine os jogos, os apps da Netflix e HBO e quaisquer outros que possam distrair você ao longo do dia.

Se tiver um celular velho, deixe um apenas para telefonemas e o que for mais importante e o outro, com todos esses apps, para usar quando estiver de folga.

7. Limpe o supérfluo

Seguindo na linha de entretenimento e distrações, você também pode eliminar apps, arquivos e contatos que apenas contribuem para tirar sua atenção do que realmente importa.

Por exemplo: por que manter o WhatsApp do ex só para ver o status? Ou por que manter as fotos da ex no celular só para ficar perdendo tempo?

Elimine tudo o que for supérfluo do seu celular. Se você tem os aplicativos da Uber e da Cabify, mas só usa um deles, por que manter os dois?

Organizando tudo o que você realmente usa, fica muito mais fácil encontrar aquilo que você procura e passar menos tempo no celular.

8. Coloque o celular no modo “não perturbe”

Também tem como passar menos tempo no celular sem abdicar de muita coisa. Basta colocá-lo no modo “não perturbe” enquanto você estiver trabalhando ou realizando alguma atividade que não deseja que seja interrompida.

Assim, as pessoas saberão que você não pode responder no momento e você não ficará com a sensação de que está deixando de dar atenção aos seus amigos, familiares e clientes.

9. Limite os pontos de contato

WhatsApp, Skype, Messenger, Instagram, Twitter, e-mail, SMS. Existem mil e uma maneiras de uma pessoa se comunicar com você. Mas, se você der atenção a todos esses canais, sua vida vai virar uma loucura!

Procure limitar os canais de comunicação, assim como os horários em que as pessoas entram em contato.

Em horário comercial, privilegie o contato com clientes. À noite, libere para amigos e familiares contarem como foi o dia. Aos finais de semana, bloqueie clientes e dê mais atenção a amigos e familiares próximos.

Estabelecer limites é respeitar você mesmo!

10. Faça substituições

Você está de saída para a praia com os amigos e não quer se preocupar com o trabalho que te espera na segunda-feira? Substitua o celular por um relógio e não perca o horário do encontro!

Quer passar menos tempo no celular, mas ele é o seu despertador? Apele para a velha tecnologia e compre um despertador de corda. Além de deixar seu quarto mais estiloso, você terá uma noite de sono tranquila.

Você tem todos os seus jobs no app da Asana, mas não quer cair na tentação de olhar tudo o que tem para fazer durante o final de semana? Elimine o app e use a versão para desktop.

Assim como há várias maneiras de perder tempo com o celular, há diversas formas de contornar esses fatores de distração. Afinal, nem sempre fomos reféns da tecnologia, não é?

Agora que você já sabe como passar menos tempo no celular, vai sobrar tempo na sua agenda. Portanto, aproveite essa folga para conhecer os melhores hacks de produtividade e turbinar seu faturamento!

Curso por email - Hacks de produtividadePowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto