Por Aline Gonçalves

Amante da escrita, viciada em Amino, Potterhead e otaku em formação.

Publicado em 30/03/2020. | Atualizado em 19/05/2020


Não sabe como organizar sua rotina de trabalho freelancer? Selecionamos algumas dicas de organização que vão ajudar a superar esse problema e ainda colocar sua produtividade nos eixos. Não deixe de conferir!

A falta de organização no dia a dia é um dos grandes fatores que contribuem para o baixo desempenho de um profissional autônomo. Esse problema ocorre por diversos motivos — como falta de experiência e displicência com o assunto — e deve ser evitado a todo custo. Mas e você, já se perguntou sobre como organizar sua rotina de trabalho freelancer?

Caso a resposta seja positiva, pode comemorar, pois este post veio para auxiliar nessa questão. E olha, não precisa se sentir culpado por ainda não conseguir manter totalmente a ordem nos jobs, beleza? Afinal, cedo ou tarde, todos que optam pela vida de freela passam por essa situação. O importante é entender que ela não pode se prolongar e dar o primeiro passo para a mudança.

Conhecemos bem as dificuldades presentes nesse momento. Por isso, as dicas que preparamos são ações simples que vão ajudar a organizar sua rotina, dando mais controle e segurança para o seu trabalho. Além disso, será possível trabalhar de forma mais leve e, consequentemente, aumentar sua produtividade e seus ganhos mensais. Quer saber mais? Então vem com a gente!

1. Use aplicativos de organização a seu favor

Seja na vida pessoal, seja no âmbito profissional, a tecnologia veio para facilitar o nosso cotidiano. Existe uma enorme variedade de aplicativos de organização que você pode adicionar à sua rotina de trabalho freelancer. Entre eles, alguns dos nossos queridinhos são: Pomodoro, Trello e Wunderlist.

Pomodoro é uma técnica utilizada para dividir o fluxo de trabalho em pequenos blocos, visando aumentar o foco e a produtividade. Para isso, é preciso estabelecer um período de 20 minutos, no qual deve-se trabalhar com foco total.

Passado esse tempo, você pode realizar uma pausa de 5 minutos. Após repetir esse ciclo 4 vezes, deve-se fazer uma pausa de 30 minutos. Tanto na Google Play quanto na Apple Store, é possível encontrar vários aplicativos que auxiliam a controlar esses intervalos.

Enquanto o Pomodoro ajuda a otimizar o uso do seu tempo, o Trello e o Wunderlist são aplicações voltadas para a organização de tarefas e projetos. Com o Trello você consegue personalizar fluxos de trabalho, criar checklists e gerenciar qualquer tipo de atividade. Já o Wunderlist permite que o usuário crie e gerencie listas de tarefas pendentes.

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

2. Organize sua rotina no dia anterior

Para otimizar sua produção é essencial que você já saia da cama sabendo o que precisa fazer. Sendo assim, é recomendado reservar uma parte do seu dia para organizar as tarefas do dia posterior. É interessante que isso seja feito no período da noite, após terminar todo o trabalho. Assim, caso não tenha conseguido finalizar alguma tarefa, ela poderá ser realocada como prioridade para o dia seguinte.

Ao fazer essa organização, você deve avaliar quais afazeres são prioritários dentro da sua demanda. Para isso, procure identificar quais tarefas têm um prazo de entrega mais curto, pois o trabalho freelancer exige pontualidade.

No mais, observe também quais são mais difíceis e exigem uma pesquisa mais aprofundada. O ideal é que elas sejam feitas logo no início da jornada, quando o cérebro está mais descansado e o trabalho flui melhor.

Powered by Rock Convert

3. Programe cada atividade

Programar as atividades da sua rotina de trabalho freelancer ajuda não somente a tornar seu dia mais organizado, mas também é essencial para que você consiga mensurar sua produtividade.

Saber exatamente quando uma atividade deve ser iniciada e finalizada ajudará você a entender o seu ritmo de trabalho, o que permite ter uma ideia mais clara dos momentos em que você é mais produtivo.

Contudo, essa programação não deve se restringir apenas às atividades relacionadas ao trabalho, ok? Lembre-se de programar também os intervalos para almoço e lanches, os momentos de descanso e lazer, entre outros. Isso é importante para manter sua saúde mental e física em dia, além de ajudar a evitar que acabe trabalhando mais do que deveria.

4. Deixe espaço para imprevistos

Certamente, a vida de freela vem acompanhada de muitas vantagens. Mas, infelizmente, isso não inclui uma bola de cristal capaz de nos dar pequenos spoilers dos imprevistos que estão por vir. Sendo assim, para evitar perdas de prazos e clientes insatisfeitos, temos que ser precavidos.

Nesse sentido, não adianta nada organizar o seu dia e as suas atividades se tudo for programado para ser finalizado em cima da hora. É normal que uma vez ou outra os prazos acabem ficando apertados, mas isso não pode se tornar um hábito.

Afinal, nunca se sabe quando a energia vai acabar ou quando aquela enxaqueca vai aparecer, não é? Portanto, tenha cuidado para não montar um cronograma muito apertado e inflexível. Assim, você poderá se reorganizar suas tarefas sempre que for necessário.

5. Entenda qual ambiente ou horário você rende mais

Prosseguindo com nossas dicas sobre como organizar sua rotina de trabalho freelancer, não podemos deixar de citar esse ponto que é muito importante, mas nem sempre é levado em consideração.

Já parou para pensar se trabalhar em casa realmente é o ideal para você? É verdade que, inicialmente, isso parece ser uma maravilha. Porém, nem todas as pessoas conseguem se disciplinar e o lar acaba se tornando uma fonte de distração constante.

Nesses casos, é indicado que o profissional busque um ambiente mais adequado para o seu trabalho, como coworkings, cafés e livrarias. Além disso, também é importante avaliar os horários em que seu foco e sua produtividade estão em alta, tentando sempre programar as atividades mais importantes para esses momentos.

6. Faça listas e se dê recompensas

Lembra que, no início do post falamos sobre organizar o seu dia e programar suas atividades? Então, sempre que fizer isso, não se esqueça de colocar tudo em pequenas listas de tarefas — você pode fazer isso utilizando algum dos aplicativos que citamos no primeiro tópico.

Dessa forma, você garante uma visualização simples e rápida dos seus afazeres, o que tornará seu trabalho mais eficiente. Porém, o detalhe mais importante vem agora: para cada bloco de tarefas da lista, estabeleça uma recompensa para si mesmo.

Pode ser uma hora no parque, um tempo para jogar videogame ou até uma ida até o seu restaurante favorito. O importante é que seja algo prazeroso e relaxante. Criando esse hábito, é possível estabelecer uma espécie de “ciclo vicioso do bem”, no qual quanto mais você trabalhar, mais recompensas ganhará!

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre como organizar sua rotina de trabalho freelancer? Esperamos que sim. Mas, antes de nos despedirmos, precisamos ressaltar que a organização deve andar lado a lado com o equilíbrio. Trabalhar demais, em longo prazo, afetará a qualidade das suas tarefas, além de causar um grande desgaste físico e mental. Portanto, organize-se, mas tenha moderação, beleza?

Agora que você já sabe como organizar sua rotina de trabalho freelancer, que tal se livrar de mais um vilão da vida de freela? Aproveite e baixe gratuitamente nosso guia de produtividade para procrastinadores!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *