Por Lauro Lam

Jornalista, freelancer ful-time e praticante de esportes radicais.

Publicado em 25/09/2019. | Atualizado em 12/09/2019


Saber como organizar o feed no Instagram é o primeiro passo para o seu perfil ficar atrativo e bem clean, o que é essencial nas estratégias de engajamento!

Quando você mantém a casa organizada, limpa e bem decorada, os visitantes sempre saem com uma boa impressão, além de se sentirem bem nos encontros e confraternizações.

A mesma dinâmica vale para as redes sociais, ou seja, é preciso investir na imagem do seu perfil. Neste momento, nada melhor do que saber como organizar o feed no Instagram.

Para diferenciar a sua conta pessoal ou empresarial, mantendo-a com uma aparência agradável e atrativa, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!

As melhores dicas para organizar o feed no Instagram

O Instagram surgiu com uma proposta de ser uma rede social que valoriza os conteúdos que são bons e relevantes. De 2015 para cá, houve um crescimento absurdo da plataforma, que passou de 400 milhões para 1 bilhão de usuários ativos, ou seja, não tem como ficar de fora.

Sendo um excelente meio para angariar negócios e engajar o seu público, o Instagram exige uma aparência que dê gosto de ver. Afinal, tudo é mais clean na plataforma.

Dessa maneira, a organização do feed é fundamental. Mantenha-o sempre com imagens que valorizem os posts, com conteúdos de qualidade e boas sacadas nas artes e nos stories. Ou seja, invista para que a primeira impressão do visitante seja positiva.

Assim, certamente você estará se diferenciando da concorrência, atraindo mais gente para o seu negócio e ainda melhorando a visibilidade da sua marca na web, ou conquistando mais seguidores para as suas andanças. Afinal, a plataforma é um excelente vitrine tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Portanto, explore-a com sabedoria!

Com o objetivo de auxiliá-lo a deixar o Instagram atraente e com cara mais profissional, escolhemos seis dicas que vão ajudá-lo a se tornar um mestre da rede social. Explore-as com o mesmo carinho que tivemos para selecioná-las especialmente para você!

1. Observe como as fotos compõem o feed

Sabe quando você entra em uma loja e vê manequins sem combinações adequadas, caixas espalhadas pelo chão e paredes mal pintadas? Uma má experiência que se aplica também no Instagram quando as fotos não estão sintonizadas entre si.

Diante da necessidade de organização e estética, é preciso analisar as postagens antes de publicá-las, observando como as fotos ficarão compostas. Dessa maneira, observe se não existe uma dissonância nas cores, se as combinações estão sendo priorizadas assim como em todos os elementos de composição. Olhar analítico é fundamental!

Alinhe sempre as imagens com o conteúdo, ou seja, busque uma junção na comunicação entre palavras e imagens, uma complementando a outra, ou seja, nada de ficar preso ao óbvio, principalmente nos títulos.

Nesse contexto, a edição das fotos se faz extremamente necessária com um bom software ou por meio dos aplicativos que apresentaremos logo mais.

2. Use filtros semelhantes

A padronização é uma maneira de criar unidade para o feed no Instagram. Com isso em mente, a adoção de poucos filtros é uma boa ideia. Priorize no máximo dois filtros em suas edições, com tons, cores e variações bem próximos, evitando contrastes que possam interferir na experiência do usuário.

Mais uma vez, caso você domine algum software de edição, a dica é explorá-los, sem a necessidade ficar preso aos filtros oferecidos pela plataforma.

Ao definir o tipo de filtro que vai sempre ser utilizado em suas publicações, explore os recursos disponíveis e deixe o feed harmonioso. Afinal, as imagens precisam dialogar entre si. E lembre-se sempre: mais é menos, ou seja, nada de exageros!

3. Crie um padrão próprio

O estilo é um aspecto muito valorizado no Instagram e precisa entrar em seu feed. Assim, a estética é o cartão de boas-vindas, uma espécie de apresentação para os seus clientes ou amigos.

Pense em seu público-alvo, ramo de atividade, assuntos a serem explorados, objetivos das campanhas, entre outros fatores, para criar um padrão que seja respeitado em todas as publicações. Dessa forma, você terá um leque de opções de acordo com as suas ideias, podendo escolher um toque mais minimalista, retrô, radical, vibrante etc.

O importante é seguir as diretrizes dos seus objetivos. Trata-se de uma maneira de manter o feed organizado e atraente. Para isso, nada melhor do que sempre colocar a criatividade em cena!

Pelo mesmo motivo, as publicações não podem ser aleatórias. É preciso seguir uma dinâmica nos mesmos passos da sua identidade visual. Afinal, é preciso utilizar o marketing em benefício próprio.

Com isso, certamente você vai conseguir transmitir a essência da sua marca, mantendo um bom relacionamento com os seus clientes.

4. Siga o mesmo estilo

Dentro de bilhões de usuários e zilhões de publicações, o que diferencia um perfil do outro no Instagram? Justamente o estilo tanto das fotos e vídeos quanto da escrita.

Portanto, é muito importante você manter um estilo que combine criatividade, impacto e atração nas publicações, explorando as técnicas do marketing digital.

No momento de aprender como organizar o feed no Instagram, é importantíssimo deixar o espaço com a sua cara.

Poste fotos que demonstrem os diferenciais do seu serviço ou produtos, sempre com um texto que seja atraente e sedutor. Afinal, o que vale é engajar o público com conteúdos de qualidade, atraentes e que tragam soluções e inovações.

5. Seja seletivo

Não é a quantidade de publicações que vai definir o sucesso do seu perfil no Instagram, mas a qualidade do que é compartilhado. Ao longo da sua organização do feed, é preciso selecionar o que será levado adiante ao público.

Caso uma foto não esteja com um bom foco ou apresente muitas interferências na mensagem, priorize outra. Ter critérios nas publicações profissionaliza a sua página e mantém a qualidade do padrão estético definido.

Por isso, muitas vezes, a foto que você mais gostou pode não ser a mais adequada. Pense nisso e deixe o bom senso prevalecer. Afinal, é a sua imagem que está em jogo.

6. Explore a grade do Instagram

O feed do Instagram tem várias possibilidades de criações, o que abre uma série de maneiras para você deixá-lo do jeito que melhor represente você.

Com várias linhas, é possível alterar a disposição das imagens em diferentes formatos que poderão dar um tom de maior atratividade.

Para isso, as imagens avulsas precisam fazer sentido, pois o usuário não vai recebê-las inteiras no feed de publicações. Como estará partida em pedaços, é possível brincar de uma maneira criativa, transmitindo frases, por exemplo.

Você pode optar por um tabuleiro de xadrez, por um formato que combine com um mosaico, um quebra-cabeças etc. Busque ainda sempre padronizar as bordas e os recortes. Para isso, existem muitos aplicativos que podem auxiliá-lo na organização do feed no Instagram, como veremos agora.

Confira 6 aplicativos que ajudam a organizar seu feed no Instagram

Após conhecer as dicas sobre a importância de organizar o feed no Instagram, chegou o momento de você observar as funcionalidades de alguns aplicativos que poderão ser os seus parceiros na concretização de suas estratégias.

Cada um traz especificidades próprias, mas todos são importantes na hora de deixar o feed bem chamativo. Como saber qual o ideal para você?

A melhor dica é analisar se as funcionalidades estão sintonizadas com a sua política interna e missão. Faça um teste com cada um deles e veja qual se adapta melhor à sua marca.

Se for preciso, monte um novo perfil para deixar o feed mais organizado, com o objetivo de conseguir mais seguidores no Instagram.

1. Planoly

Nada melhor do que aplicativos específicos para você manter o seu Instagram com uma apresentação impecável. O Planoly é um dos mais completos da categoria. Com ele, é possível agendar postagens e criar hashtags em grupo, além de contar com métricas que auxiliam nas análises comparativas por meio do número de publicações, curtidas e comentários.

O aplicativo ainda tem um acervo de imagens gratuitas e uma seção que divide as informações em semana, mês e ano. No entanto, essas opções necessitam de um plano pago, exceto a semanal que está inserida no gratuito.

2. Afterlight

Muito conhecido, o Afterlight é um aplicativo de edição que auxilia na hora de saber como organizar o feed no Instagram. Com ele, você pode inserir sombras nas fotos, cores, texturas e contrastes, criando ainda filtros e bordas personalizadas.

Assim, as suas publicações poderão ser separadas por temas, deixando o layout bem clean e chamativo. O aplicativo está disponível de forma gratuita para usuários do Android e é pago para quem utiliza o sistema iOS.

3. Mextures

Esse é um aplicativo para quem curte de texturas e também serve para trabalhar com a iluminação das imagens. O Mextures traz inúmeros filtros que podem ser utilizados para dar aquele toque especial em suas fotos, como uma granulação ou um vazamento de luz.

O ponto interessante é que o aplicativo possibilita a mesclagem de vários efeitos em uma mesma foto. No entanto, só está disponível para quem tem iPhone ou iPad.

4. Preview

Muito indicado para organizar o seu feed no Instagram, o Preview ajuda na montagem de postagens com agendamento de posts, gráficos e métricas, além de contar com os recursos de edição.

Quer um diferencial? O aplicativo pode ser utilizado de maneira off-line após baixado, ocupando pouco espaço na memória.

São 70 recursos para você personalizar o seu feed sintonizado com os seus objetivos pessoais ou de negócios. O Preview ainda disponibiliza relatórios e dados que auxiliam em estratégias para conseguir mais comentários no Instagram. Excelente para deixar o seu feed impecável!

5. Unum

Quer montar o seu feed como se fosse uma revista? Apresentamos o Unum. Funcionando com um verdadeiro diagramador, o aplicativo mostra como vai ficar a sua publicação antes de aparecer no Instagram, ou seja, dá para analisar positivamente as postagens com um olhar crítico.

Você pode adicionar na grade em branco fotos da sua galeria, buscando composições bem alinhadas. Trata-se de um aplicativo muito útil na hora de saber como organizar o feed no Instagram.

O Unum também disponibiliza relatórios, como das hashtags que dão mais resultados, das fotos mais curtidas, o melhor horário para postar conteúdo novo, entre outros. No entanto, está disponível apenas para iOS e, na versão beta, para Android.

6. VSCO

Indicado para quem quer fazer muitas edições nas fotos, o VSCO conta com inúmeros filtros, com várias opções de efeitos gratuitos.

Disponível para iOS e Android, o aplicativo traz versões bem mais amplas para quem adquire a versão paga, que sai por R$ 64 por ano. Trata-se de um investimento indicado para setores que necessitam da valorização das imagens, como fotografia, agências, entre outras.

Veja como acertar na hora de organizar o feed no Instagram

Diante de várias opções e dicas variadas para organizar o feed no Instagram, você pode se perguntar: mas como obter resultados dentro das estratégias preestabelecidas? A primeira orientação é investir no planejamento.

Ao contrário do que muita gente pensa, as redes sociais podem ser um excelente nicho de mercado se forem levadas a sério. Para isso, nada melhor do que uma profunda análise sobre a sua realidade, público-alvo, objetivos das campanhas online, metas, diferenciais, enfim, faça um balanço e projete o que é esperado dentro de um determinado período de tempo.

Dessa maneira, certamente você vai saber como organizar o feed no Instagram de olho no posicionamento adequado da sua marca ou do seu serviço, explorando as ferramentas em prol da conquista não só de seguidores, mas também de um engajamento que converta em novos negócios e vendas.

E aí, ficou animado com as nossas dicas? Quer aprender mais sobre estratégias para redes sociais? Então baixe agora mesmo nosso material rico com dicas sobre como se tornar um mestre no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto