Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 13/07/2017. | Atualizado em 13/07/2017


Para melhorar o tráfego do seu site, obter mais visitas e usuários de qualidade, é preciso dedicação. Nunca se esqueça das principais regras de SEO, copywriting e também de fazer muitos parceiros!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Seja qual for seu nicho de mercado, produzir conteúdo de qualidade é a forma mais simples e barata de melhorar o tráfego do seu blog ou site e manter sua audiência interessada em você. Simples, porque demanda apenas conhecimento para criar os conteúdos, e barata, porque você não precisará investir em campanhas e anúncios pagos para atrair visitantes.

Neste post vamos compartilhar 7 dicas para melhorar o tráfego do seu blog ou site organicamente, produzindo conteúdo relevante e de qualidade. Vamos lá?

Crie conteúdo pensando na sua persona

Atrair milhares de visitantes para sua página é o sonho de qualquer pessoa ou empreendedor que trabalha com conteúdo na internet. Mas de nada adianta diversas pessoas visitarem seu site e não avançarem para as outras etapas do funil.

Fica fácil concluir que não se trata apenas de atrair novos acessos, mas sim de trazer visitantes qualificados e que estejam preparados para interagir com seu conteúdo.

Mas como eu vou saber se estou atraindo o público certo? A resposta é simples: você precisa criar conteúdo alinhado aos interesses da sua persona. A partir do momento em que você segmenta seu conteúdo, escolhe palavras-chave específicas e escreve sobre temas que fazem parte da realidade da sua persona, você aumenta as chances de “acertar” alguém que realmente esteja interessado no que você faz e fala.

O bom conteúdo é aquele que resolve um problema

Se você já conhece o funil de vendas, sabe que conteúdo de qualidade é aquele que ajuda sua persona a identificar um problema ao mesmo tempo que oferece uma solução.

Para quem trabalha escrevendo, o maior desafio é entender que não se escreve para si, mas sim para outras pessoas. A partir do momento em que isso é compreendido, fica muito mais fácil produzir conteúdo otimizado para seus visitantes.

Tenha um blog atualizado

O blog é um canal de comunicação menos institucional e, quando utilizado da maneira correta, pode trazer excelentes resultados.

No entanto, existem dois erros muito comuns nessa estratégia: produzir conteúdo de baixa qualidade apenas para manter a página atualizada ou simplesmente não produzir conteúdo nenhum.

O ideal é encontrar o equilíbrio entre esses dois extremos. Pense com cuidado antes de criar seus posts, fique de olho nas tendências do seu mercado e escolha um tópico que possa ressoar com sua audiência por mais tempo, os chamados conteúdos perenes — ou evergreen.

Muitos blogs são utilizados como se fossem diários virtuais. O problema desse tipo de abordagem é que, muito provavelmente, esses conteúdos são esquecidos de um dia para o outro, enquanto o conteúdo perene sempre trará acessos, já que entrega algo que não está condicionado ao tempo. É nesse tipo que você deve investir para se destacar dos seus concorrentes.

Otimize seus textos para sua palavra-chave

Palavras-chave são termos únicos ou compostos usados pelos usuários para encontrar algum conteúdo nos buscadores. Neste texto, por exemplo, estamos dando dicas de como melhorar seu tráfego produzindo conteúdo de qualidade, logo, queremos ser encontrados sempre que alguém pesquisar por termos parecidos.

Um post capaz de gerar tráfego precisa ser otimizado para a palavra-chave escolhida. Isso não significa colocar só o termo no título do artigo ou na URL da página. Não se engane, pois o Google não é bobo! Você só conseguirá rankear para determinada palavra se o seu conteúdo sobre aquele assunto for realmente relevante.

É claro que existem chances de você já ter entrado em um blog e o texto não ter nada a ver com aquilo que você estava buscando. Mas, hoje em dia, essa prática está cada vez menos comum e os sites que faziam isso estão perdendo posições e relevância no mercado.

Crie conteúdos diferentes para cada etapa do funil

Uma pessoa que entra na sua página pela primeira vez não está preparada para ouvir falar só do seu produto, até porque, muitas vezes, ela sequer identificou que precisa de alguma coisa.

Já um usuário que assinou sua newsletter demonstrou interesse na sua marca, portanto, você tem mais liberdade para entregar conteúdos que o ajudem a identificar se sua solução é ideal para ele.

E alguém que já identificou um problema e solicitou um orçamento, por exemplo, está bem mais próximo da conversão.

Percebe como essas pessoas têm necessidades distintas? Portanto, precisam de conteúdos diferentes. O maior erro que alguém que trabalha com marketing de conteúdo pode cometer é não considerar as diferentes etapas da jornada de compra do seu consumidor na hora de escrever posts ou e-mails.

Faça parcerias e troque guest posts

Manter um bom relacionamento com empresas de segmentos semelhantes ao seu é ótimo para aumentar a visibilidade do seu blog. Isso porque quanto mais links externos você recebe para o seu conteúdo, mais pontos seu domínio ganha junto ao Google.

Links externos são links de outros sites para a sua página e são ótimos para sua estratégia orgânica, porque indicam para os buscadores que aquele conteúdo é de qualidade. Mas isso só é bom se os links que você receber vierem de sites com credibilidade, considerados autoridade no assunto.

Existem duas formas de conseguir links externos: uma é sendo referência no seu nicho de atuação, pois outras páginas vão linkar para o seu conteúdo naturalmente, e a outra, mais recomendada para pessoas e empresas que ainda não construíram sua reputação online e estão buscando melhorar o tráfego, é trocar guest posts.

Guest posts são posts no seu blog escritos por autores convidados, sendo que você também pode ser convidado por alguém com a mesma finalidade.

Essa estratégia é ótima para atrair visibilidade para o seu blog, pois você consegue atingir uma audiência diferente dos seus leitores habituais. Quando o conteúdo entregue é bom, eventualmente, esses novos visitantes podem se tornar leads e, mais tarde, clientes.

Produza materiais ricos

Os materiais ricos são conteúdos mais aprofundados sobre determinado assunto. Geralmente, são produzidos em formatos como e-books, videoaulas, audiobooks, infográficos, white papers, etc.

Por demandarem mais esforço de pesquisa e desenvolvimento, materiais ricos não são produzidos com a mesma frequência dos blog posts, sendo uma boa opção para quando você tem um tema muito complexo e quer abordá-lo de forma mais detalhada. Mas é preciso ter muito cuidado com esse tipo de conteúdo para que o tiro não saia pela culatra: produzir materiais ricos com muita frequência pode passar a ideia de que aquele conteúdo não é tão bom assim.

Imagine se toda semana você lançar um e-book sobre SEO? Além de ser impossível escrever conteúdos diferentes em tão curto espaço de tempo, você não vai estar agregando nada novo na vida da sua persona e, portanto, aquele e-book torna-se uma leitura irrelevante.

Para evitar que as pessoas baixem seus materiais ricos e os deixem abandonados na pasta de downloads, você deve escolher temas estratégicos e dedicar-se às etapas de pesquisa e desenvolvimento para entregar um conteúdo que realmente faça diferença para quem está lendo, ouvindo ou assistindo.

Valorize seu produto na divulgação

Uma vez que você criou seu material rico, está na hora de pensar em como divulgá-lo no seu blog, site, e-mail ou redes sociais. A mesma preocupação que você teve na concepção do seu conteúdo passa a valer aqui: a divulgação deve dar a ideia de que aquele material é único e o mais completo sobre o assunto.

A copy da sua landing page ou o texto de apresentação nas redes sociais deve instigar a curiosidade do leitor e ser persuasiva suficiente para que ele perceba valor naquele material que você está oferecendo.

Em ofertas gratuitas, encontrar esse equilíbrio pode ser uma tarefa ainda mais complicada, já que a maioria das pessoas associam valor com preço. Mas uma vez que você domina a técnica, é capaz de vender qualquer solução ou produto.

Dedique-se diariamente

Melhorar o tráfego do seu blog é uma tarefa contínua até para quem ocupa os primeiros lugares na pesquisa orgânica do Google. Apesar de parecer trabalhoso, é exatamente o contrário: quando você ajusta suas estratégias aos poucos, tem muito menos problemas do que se tiver que reescrever todo o seu conteúdo do zero.

Colocando nossas dicas em prática e dedicando-se diariamente, você conseguirá melhorar o tráfego da sua página antes mesmo do que imagina. Aproveite para baixar nosso e-book sobre escaneabilidade, outro fator determinante para o bom posicionamento da sua página nos principais mecanismos de busca. Até a próxima!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *