Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 20/11/2020. | Atualizado em 05/11/2020


Este artigo foi produzido pela Imaginie, empresa parceira da Comunidade Rock Content e a maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil.

Saber como melhorar a argumentação em uma redação corresponde a busca e a prática de várias técnicas primordiais que visam conquistar mais que a atenção do seu leitor.

A argumentação nada mais é que um recurso retórico da linguagem bastante utilizado nos discursos orais, que também passou a ser aplicado na produção de textos, apresentando fatos, estudos, opiniões, problemas, soluções, teses, etc. com o objetivo de embasar determinado pensamento ou ideia.

Dessa forma, um texto com argumentos bem organizados tem mais chances de convencer o leitor a seguir a linha de raciocínio e a concordar com o que está sendo apresentado.

Então, quer aprender como melhorar a argumentação dos seus textos? Continue a leitura deste artigo que vamos mostrar com mais detalhes o conceito e a importância da argumentação e apresentar 6 dicas valiosas para você melhorar ainda mais a sua técnica de escrita. Vamos lá?

Conceito e importância da argumentação

Achamos importante falar para você o conceito de argumentação em primeiro lugar, pois, após entender isso, conseguimos relacionar as dicas que serão dadas a seguir para desenvolvê-las com mais domínio em nossos textos, ok?

Pois bem, segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, argumentar é, dentre outras definições, “apresentar fatos, provas ou argumentos, tirar as consequências de um princípio ou fato; concluir, deduzir.”.

Então, já sabemos que na argumentação é preciso apresentar fatos e provas com o propósito de comprovar suas ideias sobre determinado tema para alguém, ou seja, o seu interlocutor, para que ele possa adquirir uma opinião ou mude sua maneira de pensar.

É por isso que direcionar a sua produção textual utilizando a argumentação se torna importante, para que você convença seu leitor de que seu ponto de vista deve ser defendido e validado.

Existem diferentes tipos de argumentos amplamente empregados em nossa língua que sinalizam a forma de como melhorar a argumentação e a escolha certa de cada um deles para a sua construção textual ajuda a consolidar sua tese. Vejamos alguns exemplos a seguir: 

1. Argumento de autoridade

Corresponde a usar como base argumentativa uma afirmação ou citação de saber notório de uma autoridade reconhecida em determinada área de conhecimento. Essa é uma maneira de trazer para o seu texto a credibilidade de uma autoridade e é uma ótima estratégia de como melhorar a argumentação. 

2. Argumento de competência linguística

Essa dica está relacionada com a utilização adequada das competências linguísticas para se comunicar com o seu leitor. Portanto, procure adequar sua mensagem para que ela realmente se aproxime dele. Afinal, não irá acontecer nenhuma troca comunicativa se você falar A e seu interlocutor entender somente B, certo? 

3. Argumento de consenso

Outra dica de como melhorar a argumentação é utilizar em seu texto certos enunciados que não exigem demonstração ou provas, porque seu conteúdo é tido como válido por todos que pensam igual dentro de um espaço sociocultural. Porém, vale lembrar, que é preciso cautela ao utilizar esse recurso, pois, tratam-se de argumentos do senso comum.

4. Argumento de provas concretas

Ao comprovar informações no seu texto por meio de experiências, observações ou apresentando dados reais, você estará confirmando a validade do que está sendo afirmado. Um bom exemplo disso são os textos jornalísticos que utilizam amplamente este recurso. Seu texto pode trazer levantamentos estatísticos, relatórios e pesquisas. Contudo, já que a ideia é como melhorar a argumentação, neste quesito, é imprescindível utilizar uma fonte confiável, ok?

5. Argumento de ilustração

Essa estratégia faz o simples uso de exemplos que comprovam uma afirmação. Isso sinaliza para o leitor que a ideia apresentada não está empregada só no plano da teoria, mas que ela também tem aplicação na realidade. No entanto, também é preciso estar atento e não fazer parágrafos inteiros mostrando exemplos ao seu leitor, pois isso pode mostrar para ele que você está fugindo do assunto. Dessa forma, procure selecionar os exemplos mais importantes para serem utilizados no seu texto.

6. Argumento de lógica

Como o próprio nome diz, o argumento de lógica é baseado na operação de raciocínios lógicos, como as devidas implicações de causa e consequência, analogia ou condição. Lembrando que tudo deve fazer sentido no seu texto, pois só assim você estará seguindo corretamente nossas dicas de como melhorar a argumentação.

Agora que você já sabe o conceito e a importância de uma boa argumentação e viu quais são as 6 dicas de como melhorar a argumentação do seu texto, você já pode ser capaz de convencer muito bem seu leitor!

E já que para demonstrar suas habilidades você precisar escrever muito, que tal ler o nosso próximo artigo para incluir na sua bagagem escrita mais algumas dicas de como ter inspiração para escrever? Aguardamos você por lá! 

Posts populares com esse assunto