Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 03/09/2019. | Atualizado em 29/08/2019


Encaixar tempo na rotina para leitura pode ser um enorme desafio. Por isso, listamos 6 dicas infalíveis para te ajudar a desenvolver o hábito da leitura!

Enquanto a Netflix está crescendo o número de usuários a cada ano, livrarias estão fechando as lojas físicas. Isso quer dizer que os livros estão perdendo leitores para Netflix? Não. Apenas um dado importante que vai fazer você, produtor de conteúdo, repensar em como ler mais.

Quantos livros você leu este ano? Segundo a pesquisa Retratos da Leitura os brasileiros leem 2,43 exemplares ao ano, enquanto os franceses leem, em média, 21. Em ambos os países um dia possui 24 horas, mas parece que estamos com menos tempo que isso e nos dedicamos muito menos à leitura.

Agora se quer retomar o hábito ou quer inclui-lo na sua rotina, continue a leitura, veja as melhores dicas e coloque-as em prática hoje mesmo!

“Se você não tem tempo para ler, não tem tempo (nem ferramentas) para escrever. Simples assim” – Stephen King

Benefícios da leitura

Stephen King, um mestre na arte dos livros, já dizia em sua obra Sobre a Escrita: “se quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito. Que eu saiba, não há como fugir dessas duas coisas, não há atalho”.

Além de colaborar com a qualidade da sua escrita como produtor de conteúdo, a leitura traz muitos benefícios, entre eles estão:

  • enriquece o vocabulário;
  • estimula a criatividade;
  • melhora o funcionamento do cérebro;
  • cria diálogos enriquecedores;
  • reduz o estresse;
  • desperta o senso crítico.

Se esse método só tem a acrescentar, por que não mudar os hábitos e incluir essa atividade de lazer e, com isso, melhorar a qualidade da escrita?

1. Tenha prioridades

Que tal trocar alguns minutinhos nas redes sociais por um livro? Essa é a dica primordial para começar a ler mais. 

Os usuários da Netflix gastam, em média, 1h e 11min por dia, todos os dias, de acordo com uma pesquisa da Streaming Observer. Já pensou em diminuir o tempo de streaming e ler mais? É possível ter dois momentos de lazer no dia se é um desses usuários ávidos.

Coloque pequenas prioridades no seu dia, seja durante o café da manhã ou antes de dormir. Aproveite aqueles minutos em que está no trânsito ou na cafeteria.

2. Recomece aos poucos

Já ouviu alguém comentar sobre o Milagre da manhã — ou o livro que faz as pessoas acordarem às 5h — deve ter visto também que um dos ensinamentos é a proposta de fazer algo para si todos os dias, uma delas é dedicar alguns minutos a ler.

Quanto tempo do seu dia separa a algo próprio? Que tal começar com 15 páginas, todos os dias, dedicados à leitura de um exemplar de sua escolha? Se fizer isso por 30 dias, terá lido 450 páginas e assim terá aprendido como ler mais a cada dia.

Essas 450 folhas vão lhe render, ao menos, dois livros no mês. Um começo que pode parecer pouco, mas com muito significado para os seus dias. Experimente!

Além disso, tenha um propósito com a leitura, seja ele conhecimento ou por lazer. Evite fazer por obrigação, pois, realmente vai ser difícil manter um ritmo em algo que não lhe interessa.

3. Escolha um gênero leve

A fim de criar esse costume de ler mais escolha um gênero que lhe atraia realmente. Evite ler aqueles que estejam em alta se não for algo que vá lhe proporcionar sentimentos bons.

Assim como um gênero leve, escolha livros curtos, além de serem mais fáceis de carregar para todos os lados, você logo termina.

Saiba também quando abandonar uma obra que não lhe agradou, sem problemas. O importante é incluir algo realmente valioso nos seus dias, só assim o hábito vira rotina e, logo, algo natural.

Confira algumas recomendações de leituras e conteúdos para desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento! 🌱
Desenvolvimento pessoal: o guia completo para o sucesso
Criatividade: o que é e como se tornar mais criativo em 11 passos
Marketing Pessoal: o que é, sua importância e 14 dicas para o sucesso
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Teoria dos Traços de Personalidade: entenda o que significa!
Livros Online Grátis: as melhores opções para ler ou baixar de graça!

4. Compartilhe suas leituras

Sabe aquela conversa sobre séries e filmes? Pode começar uma sobre seu livro do momento.

Compartilhe o que anda lendo nas redes sociais, poderá encontrar alguém que também precisava dessa dica ou um amigo que leu e quer trocar experiências.

Além disso, é impossível negar que seres humanos têm tendência ao pertencimento, então logo poderá influenciar amigos com as suas leituras.

Participar de clubes de assinatura ou de compartilhamento de leituras também pode servir de incentivo nesse costume. Colocar em público as suas leituras também ajuda nas metas, pois, terá o compromisso em conclui-la.

Aproveite as redes sociais e acompanhe assuntos relacionados às obras, assim já vai incentivando suas próximas escolhas.

5. Mude as categorias e leia mais

Se você quer aprender como ler mais evite apenas um tipo de leitura. Sempre que possível mude ou leia mais de um livro ao mesmo tempo.

Você pode intercalar entre uma ficção e outra profissional, que acrescente no seu atual trabalho. Ao consumir escritas destinadas ao ofício inclua marcações, por exemplo, e ao final releia esses tópicos a fim de absorver ainda mais o conhecimento.

“Ler durante as refeições é considerado algo rude pela sociedade, mas, se você pretende ser um escritor bem-sucedido, a rudeza deve ser a penúltima das suas preocupações. A última deve ser a sociedade e o que espera de você”. Stephen King. 

Essa pode ser uma boa indicação para ler algo profissional, o livro Sobre a Escrita, do autor citado acima.

6. Intercale os meios de leitura

Caso ache muito trabalhoso carregar um volume enquanto lê no trajeto de casa à empresa, saiba que é possível absorver o mesmo conteúdo em diferentes formatos, como digital por celular ou dispositivos como Kindle, da Amazon.

Além disso, pode baixar o aplicativo 12 minutos e, enquanto se exercita na academia, escuta a leitura de um livro. Se você é do time adepto ao podcast verá que é algo bem semelhante e, assim, já pratica o ócio criativo. A ferramenta promete a leitura dos livros em “12 minutos”. Então se está realmente sem tempo de incluir essa prática na sua rotina, pode baixá-lo.

A leitura, além de ser prazerosa, traz muitos benefícios para um produtor de conteúdo e com essa prática diária você também ajuda a elevar a média de leitura do país.

Sem contar que sairá na frente dos concorrentes, pois, terá agregado mais conhecimento sobre o seu tema de trabalho.

Comece colocando essas dicas em prática agora mesmo e conheça os livros que podem te transformar em referência no mercado.

Profissional criativo: 8 livros para se destacar no mercadoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto