como incluir webinars na sua estratégia de marketing digital

Como incluir webinars na sua estratégia de marketing digital

Web-based-seminar, mais conhecido como webinar, é uma modalidade de vídeo ao vivo na internet onde se faz uma apresentação de algum tema em particular.

Realizar eventos, palestras e conferências para a sua empresa é um caminho assertivo quando o assunto é aumentar o relacionamento com o público.

Com a evolução da tecnologia, e o aumento das estratégias de marketing digital, ficou ainda mais fácil se comunicar com quem quer prestigiar a sua marca.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre webinars e como adotá-los dentro do seu plano estratégico.

O que é um webinar?

Web-based-seminar, mais conhecido como webinar, é uma modalidade de vídeo ao vivo na internet onde se faz uma apresentação de algum tema em particular.

Essa apresentação pode acontecer nas dependências da empresa, auditório ou teatro, pode ser assistida online nos canais digitais, proporcionando mais bem-estar, comodidade e flexibilidade aos espectadores.

Esse formato de apresentação é utilizado por muitas marcas para chamar a atenção de possíveis clientes nas redes, fazer a apresentação de um novo produto/serviço no mercado ou gerar conversões para as marcas, tendo um lugar importante dentro das estratégias de marketing digital.

Palestras e seminários sempre foram ótimos métodos de retenção de novos públicos. Com os webinars, esse processo expandiu ainda mais os conteúdos para além do espaço físico. Proporcionando acessibilidade maior entre produto e seus consumidores.

Benefícios de fazer webinars

O número de negócios que adotam webinars como parte de seus conteúdos tem aumentado consideravelmente. Não à toa, é mencionado por 73% dos empresários como a melhor opção para atrair público dentro da modalidade de negócio B2B.

Veja abaixo alguma das vantagens de se investir nesses conteúdos.

Mais tráfego para o seu site e blog

Apresentações online são excelentes em converter pessoas para os canais da sua empresa, aumentando também o número de leads e a sua lista de emails.

Além disso, os webinars podem contribuir para a venda de produtos que nem sequer foram divulgados no conteúdo que a sua empresa produziu.

Engajamento nas alturas

Assistir às pessoas que fazem parte de uma marca, é muito importante para fortalecer o relacionamento entre público e empresa.

Sem contar que os webinars favorecem a interação dos espectadores, já que em muitos formatos as pessoas que estão em casa assistindo podem enviar perguntas que são respondidas ao vivo.

Assim, a audiência fica mais entrosada com o conteúdo da empresa, facilitando a ação de compra ou serviço oferecido.

Mais prestígio para a sua empresa

Está cada vez mais complicado chamar atenção da audiência, dadas as inúmeras possibilidades que o cenário digital oferece aos seus usuários, o que pode dificultar uma nova empresa se destacar no mercado.

O webinar pode ser a saída para o seu negócio obter sucesso! Em média, 80% dos usuários de internet optam por assistir um vídeo de uma marca, do que ler um blog post, por exemplo.

Fazer uma transmissão ao vivo, convidando o público para conhecer o seu negócio coloca o nome da sua empresa em evidência, além do conteúdo ter mais chances de ser efetivo diante de uma nova gama de espectadores.

Autoridade de marca

Produzir um vídeo em tempo real faz com que a sua empresa seja vista com mais credibilidade.

Você já deve ter ouvido a famosa expressão “quem sabe faz ao vivo”. Pois é, os webinars não possuem cortes nem edições. Por isso, quando bem apresentados, convencem o público, passando domínio e autoridade para a empresa.

Geração de leads e vendas

Se o seu conteúdo for atrativo, as chances de ter mais pessoas assistindo à ele é bem maior. Criar uma lista de inscrição online para ter acesso ao webinário faz com que você tenha leads suficientes para o seu negócio, aumentando as chances de conversão e compra.

Um webinar de alto engajamento pode acelerar as suas vendas, atraindo mais o público para conhecer os benefícios de investir na sua marca.

Se o seu vídeo for interessante e aprofundado o suficiente para atrair a audiência, a jornada de compras será mais ágil.

Como incluir webinars na sua estratégia de marketing

Agora que você ficou por dentro dos inúmeros benefícios que os webinars podem proporcionar para a sua empresa, vamos apresentar alguns passos importante que a sua marca deve seguir.

Escolha um tema de alto valor no seu mercado

A temática a ser abordada no seu webinar precisa ser definida com bastante cuidado e atenção.

É necessário escolher um assunto de alta relevância no mercado, e que de alguma forma, também se relacione com o que a sua marca tem a oferecer.

Primeiramente, é importante ter total controle e domínio sobre o tema que será apresentado, para que você não cometa equívocos quando for citar dados importantes e específicos do assunto, comprometendo a credibilidade da sua marca.

A transmissão online deve também atrair o público a partir de uma temática interessante, que  desperte curiosidade. Caso contrário, a sua audiência pode ser altamente prejudicada.

Avalie os perfis dos seus seguidores nas redes sociais para conhecer mais as vontades do público que curte o seu negócio. Assim, a possibilidade de você encontrar um tema que mescle o interesse das pessoas e o do mercado pode ser altamente favorável para que o seu webinário seja impactante.

Selecione especialistas na sua empresa para participarem

Um dos pontos mais altos do seu webinar é definir os palestrantes do evento. Selecione pessoas altamente qualificadas, e que tenham o prestígio do público, ou seja, especialistas que são autoridade no assunto a ser apresentado. Dessa forma, a interação com os participantes será mais objetiva e esclarecedora.

O entrosamento com o público é umas das características mais marcantes do webinar. Por isso, se certifique que o convidado tenha todas as condições de solucionar as dúvidas apresentadas pelo público durante a sua transmissão.

Defina o formato de webinar ideal para começar

Existem alguns tipos de webinars específicos que você pode recorrer para fazer a sua transmissão bombar nas redes. Te apresentaremos alguns deles:

Apresentação

É o formato onde um apresentador conduz todo o evento interagindo com a sua audiência do início ao fim, como ensinar dicas de edição e montagem, por exemplo.

A apresentação é um dos conteúdos mais populares entre os usuários de internet, que estão sempre buscando tutoriais nas redes para aprender ou se especializar em alguma coisa.

Produzir um material nesse formato não é complexo. Aconselhamos os desenvolvedores a disponibilizarem aos seus usuários um guia explicativo em pdf para os espectadores irem acompanhando de casa com mais facilidade.

Uma característica das apresentações é que muitas vezes não haverá interações com o público, já que o objetivo desse vídeo é a instrução.

Entrevista

Esse formato se assemelha bastante com os famosos talk shows que assistimos na televisão. Geralmente, há um apresentador, que comanda toda a programação, e uma pessoa convidada para falar com propriedade de um assunto específico.

É necessário que o espectador já tenha um nível de conhecimento razoável a respeito do assunto que será tratado. Caso contrário, poderá ter dificuldades durante a transmissão.

O apresentador definirá como será a interação com público: ou ele será o responsável por mediar as perguntas dos espectadores para o convidado, ou ele fará com que esse especialista interaja diretamente com a audiência.

Não precisamos nem dizer que a pessoa a ser entrevistada precisa ser uma expert na temática a ser discutida. Dessa maneira, o seu evento só tem a ganhar em engajamento, audiência e participação de mais pessoas interessadas.

Perguntas e Respostas

Muito próximo da entrevista, o modelo perguntas e respostas é mais direto. O apresentador é quem recebe as perguntas do público e as responde diretamente ou repassa para uma pessoa convidada.

Por isso, a interação das pessoas nesse webinar é indispensável para o andamento da transmissão.

É necessário que o apresentador tenha um pouco mais de expertising, ao reagir às perguntas da audiência para manter o evento dinâmico e interativo.

Esse webinar pode gerar mais leads e conversões para a sua marca, pois através da transmissão, você irá contribuir para o aumento do nível de entendimento em uma temática em comum com o seu mercado, podendo atrair as pessoas mais rapidamente para o funil de vendas

É possível que esse formato também faça com que sua empresa conheça mais as necessidades e anseios do seu público, planejando estratégias cada vez mais impactantes e assertivas.

Summit

Esse tipo de webinar reúne vários especialistas em uma apresentação, se aproximando à uma reunião que será veiculada ao vivo na internet.

O Summit pode ser um pouco mais complexo de ser pensado, já que o apresentador precisa dominar o tema para conseguir interagir com os outros participantes.

Também é preciso pensar uma estrutura mais sofisticada para receber essa transmissão. Como o evento com um número maior de pessoas, o espaço geralmente é maior e com mais câmeras disponíveis para captação e corte ao vivo.

Quando produzido em ótimas condições, o summit eleva muito o prestígio de uma empresa, aumentando o número de conversões e possíveis clientes.

Faça uma campanha para anunciar o conteúdo.

É necessário divulgar bem o seu webinário, tendo como objetivo atrair um bom número de interessados.

O primeiro passo é criar uma landing page para webinar super atrativa e arrojada, para chamar atenção dos internautas. É claro que essa página precisa ter os comandos certos para cadastro e inscrição, Nenhum detalhe pode faltar!

Recorra ao email marketing, para fazer disparos frequentes a sua lista de email. Elabore uma newsletter objetiva, atraindo o usuário para a landing page do evento. Não deixe de disponibilizar o link!

Programe algumas publicações nos principais canais consumidos pelos seus seguidores, seja Facebook, Instagram, Twitter e etc. Se você tiver recursos suficientes, impulsionar essas postagens são estratégias altamente válidas para expandir seu evento.

Se o seu evento conta com especialistas, é muito importante que eles divulguem esta participação nos seus canais pessoais, atraindo um público mais diverso.

Escolha uma plataforma segura para transmitir

Qual a plataforma para webinar mais adequada para transmitir seu evento?

Se for uma transmissão importante, com foco em geração de leads e estratégia de venda, certamente uma plataforma paga será a melhor solução. Pois ela irá oferecer recursos como: landing page integrada, chat, gatilhos de conversão e suporte exclusivo.

Entretanto, existem plataformas gratuitas que atendem bem aqueles que estão dando os primeiros passos.

Dentre os tipos de plataformas mais usados estão:

  • Google Hangouts: através do Google+ oferece chamadas online em grupo, excelentes para webinars.
  • Facebook: um das maiores redes sociais de todas disponibiliza transmissões ao vivo para o público, de maneira ágil e otimizada. Pode gerar mais engajamento e conversões na página do seu negócio. Além disso, você pode acompanhar o desempenho da sua chamada ao vivo através dos ícones de reação/interação usados pelo público.
  • Instagram: você pode fazer uma transmissão ao vivo da sua marca a partir de recursos disponíveis no stories do Instagram. O webinar no insta ocorre de forma simples e é possível destacá-lo após o final da transmissão.
  • YouTube: Com certeza este canal é uma das melhores opções para se fazer webinar atualmente. No YouTube você tem mais recursos, como limitar o tempo de transmissão e acessar dados desempenho, ou até mesmo agendar o seu hangout!

Analise os resultados e faça melhorias

Depois de feita a transmissão, verifique se seu webinar obteve os resultados esperados na sua estratégia de marketing.

Lembre-se de continuar sempre interagindo com o seu público através das boas práticas de pós webinar.

Faça uma pesquisa de audiência para avaliar o resultado da sua transmissão. Essa técnica é super importante, não só para manter o relacionamento com o seu seguidores, mas procurar pensar em ações mais efetivas nas próximas estratégias para o seu webinário!

Nota do editor:
Aproveite para conferir a Imersão Freelancer, a série de webinars do Comunidade com mais de 10 horas de videoaulas que te ensinarão a ter sucesso na carreira autônoma! 😉

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freelaPowered by Rock Convert

Conteúdo produzido pela equipe da Vidmonsters