Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 31/05/2017. | Atualizado em 15/12/2017


Você se interessa por gestão de mídias sociais? Queremos, em 24 horas, te dar a oportunidade de saltar do nível zero para o nível especialista. Você tem coragem? Confira a oferta especial neste post.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Produtores de conteúdo — por mais que lidem com redação web, revisão e planejamento de conteúdo —, ainda são profissionais de Marketing Digital.

E, se você quer fazer a sua carreira decolar, é preciso ter conhecimento de todo o processo. Não dá para ficar preso apenas no copywriting! Lembre-se: no Marketing, não explorar novas fronteiras vai atrasar o seu crescimento.

Portanto, a oferta de hoje pode ser uma excelente oportunidade para você expor as suas qualidades e encontrar os seus fãs (que existem, só estão espalhados por aí 😉 ). Confira:

[box title=””] [columns] [column width=”one-third”] Selo Rock University_Gestão de Mídias Sociais
[/column] [column width=”two-thirds”]

Expandir seus domínios em mídias sociais e construir uma estratégia requer bem mais do que saber escrever. Neste curso, a professora Lizandra Muniz tem o conhecimento que você precisa para ganhar seguidores nas redes.

[/column] [/columns] [/box]

Você busca formas de se qualificar enquanto redator, é criativo e atual, fica por dentro das melhores dicas e estratégias para melhorar cada vez mais, pesquisa o assunto com afinco e sempre mantém em mente para quem você está escrevendo?

Em resumo, o conteúdo produzido por você é de alta qualidade e você quer melhorar cada vez mais? Então, nada mais natural do que desejar que seus textos alcancem o maior número possível de pessoas e tenham vida longa, não é mesmo?

Hoje em dia, a forma mais eficaz de garantir que o público lerá seus textos é conseguindo chegar a esse público. Você sabe fazer isso? Continue a leitura e descubra como ganhar seguidores e as melhores maneiras de fazer com que seus leitores fiquem de olho na sua produção!

1. Divulgue seus textos três vezes em suas redes sociais

Isso mesmo: simplesmente divulgar seus textos não é o bastante. É preciso compartilhar cada um de seus conteúdos pelo menos três vezes em seus perfis. Afinal, a vida útil dos links nas redes sociais é curta. Recebemos tanto conteúdo no Facebook, no Twitter e nas demais plataformas que é impossível ficar por dentro de tudo o que é compartilhado por ali.

Assim, se seu texto aparecer somente uma vez na timeline de seus seguidores, o link pode passar batido para muitos deles. Compartilhar cada conteúdo três vezes aumenta o leque de oportunidades para seu conteúdo efetivamente chegar até o outro lado. Para isso, verifique em quais horários seus seguidores estão mais ativos e, então, decida quais são os três melhores períodos do dia para divulgar seu trabalho.

Outra vantagem de garantir essa maior visibilidade é que você atrairá mais compartilhamentos, o que levará seu texto para ainda mais pessoas e te ajudará a conquistar novos seguidores para suas redes sociais.

Para chamar a atenção, escolha uma das melhores quotes do seu texto para complementar o link a cada vez que você compartilhar o texto. Você entrevistou alguém ou utilizou outros profissionais como fontes? Mencione-os no post para que eles vejam e possam compartilhar também!

2. Siga outros usuários e interaja com eles

Quem são os maiores influenciadores da sua área? Siga seus perfis nas redes sociais e, mais do que isso, interaja com eles! Conversas, opiniões e insights de qualidade podem render retweets, curtidas e compartilhamentos, fazendo com que seu perfil possa se tornar conhecido entre os seguidores daquele influenciador.

Da mesma maneira, é interessante seguir de volta e se mostrar aberto ao diálogo com seus próprios seguidores. Pessoas que interagem com frequência nas redes sociais e dão atenção ao seu público chamam a atenção e conquistam leitores fiéis.

3. Convide o leitor constantemente a segui-lo

Muitas vezes, alguém ficou conhecendo seu perfil em uma rede social por acaso, ou apenas acessa seu blog/site e nem pensou em procurar você nas mídias. Portanto, para aumentar as chances de que seus leitores sigam você em todos os seus perfis, lembre-os constantemente disso por meio de alguns convites.

Ao final dos seus textos, acrescente CTAs (calls-to-action, ou chamadas para a ação) incentivando seu leitor a acompanhar suas páginas do Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. Depois de ler um conteúdo de qualidade, ele se sentirá mais inclinado a estreitar o contato com você e se tornar um seguidor.

4. Escreva conteúdo de qualidade e inovador sobre assuntos do momento

Política, cultura pop, televisão, moda, tecnologia… Seja qual for a área (ou áreas!) sobre a qual você escreva, sempre há aqueles assuntos do momento que são discutidos por todos os profissionais e entusiastas do ramo. Você não pode ficar de fora!

Entretanto, não adianta ser apenas mais uma voz na multidão. Pesquise o assunto a fundo, analise tudo o que está sendo dito e realmente pense no que você tem a dizer de diferente e inovador sobre o tema. Qual ponto ainda não foi abordado? Quais insights sua própria experiência (pessoal ou profissional) permite que você tenha sobre o assunto?

Quando as pessoas estão discutindo fervorosamente um assunto e você surge com um texto de alta qualidade, bem escrito, baseado em argumentos fortes e trazendo novas questões à tona, você se destaca e se torna um formador de opinião.

Da mesma forma, você pode discutir pontos controversos dentro desse tema. Com isso, você gera buzz e tanto quem concorda quanto quem discorda do seu texto tenderá a interagir com ele.

5. Mantenha uma produção constante

Imagine a situação: alguém leu seu texto sobre o assunto do momento, achou o conteúdo excelente e relevante e, por isso, seguiu a sugestão do CTA de seguir você nas redes sociais. Mas ao longo das próximas duas semanas, nada de conteúdo novo.

Diante de um cenário desses, seu seguidor recente terá a impressão de que o texto de que ele tanto gostou foi uma raridade e que talvez não valha a pena acompanhar seus perfis. O resultado? Você perde a credibilidade e o interesse que despertou com seus textos anteriores — e certamente perde o seguidor também.

Se você quer manter um número crescente de seguidores, conquistar interações nas redes sociais e se manter como um influenciador em seu ramo, é fundamental manter uma produção constante.

E isso não quer dizer que você deva sair por aí “cuspindo” textos: sempre preze pela qualidade em favor da quantidade. Na internet, o que não faltam são textos e pessoas com a ambição de se tornarem influenciadoras. Nesse contexto, é necessário manter o interesse de seus leitores aceso. Faça o tempo deles valer a pena!

6. Melhore sua ranqueabilidade nos motores de busca

Uma das melhores maneiras de levar seu texto até outros leitores é fazer uso das estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca) para aumentar as chances de seu blog/site aparecer entre os primeiros resultados quando o usuário fizer uma pesquisa na internet.

Para tanto, você deve decidir a palavra-chave do seu texto e garantir que o conteúdo seja relevante para quem pesquisar por ela. Imagens, vídeos e boa escaneabilidade são outros elementos que melhoram seu ranqueamento.

Nas redes sociais, isso pode ser feito com o uso de tags, como as hashtags e as marcações de localização, por exemplo. Dessa forma, quem procurar por elas encontrará seu post e poderá se tornar um novo seguidor, especialmente se você postar sobre assuntos relevantes.

7. Faça guest posts para aumentar sua influência na web

Os guest posts são uma estratégia eficiente para aumentar sua credibilidade na web. Além de conquistar novos leitores e seguidores, isso também reforça a parceria com outros influenciadores da sua área.

Para começar, que tal chamar um escritor que você admira para discutir um assunto que ele entende muito bem em seu blog? No futuro, ele pode fazer o mesmo por você! E se você seguir as sugestões anteriores do nosso post, os próprios influenciadores podem se interessar pelo que você tem a dizer e convidar você para um guest post.

Gostou das dicas de hoje? Agora que você já sabe como ganhar seguidores na web, baixe nosso ebook para oferecer seus serviços como MEI:

freelancer mei

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *