Por Aline Melo

Um pé na Psicologia, outro em finanças. Os dois na produção de conteúdo.

Publicado em 11/04/2018. | Atualizado em 22/08/2019


Ficar rico é muito mais uma questão de hábito e planejamento do que você imagina. Neste post, reunimos 10 dicas práticas de como você pode enriquecer. Confira agora!

Receber um bom retorno pelo trabalho que realiza é algo fundamental para manter a motivação. Além disso, ter dinheiro entrando na conta corrente promove uma série de vantagens, como a realização de sonhos materiais e a sensação de mais liberdade para fazer escolhas. Mas será que você sabe como ficar rico e aproveitar tudo isso?

Falar de riqueza pode parecer algo arrogante ou até mesmo impossível. Entretanto, essa não é a realidade. Primeiro, é preciso entender que ser rico vai muito além de ter alguns milhões de reais. Na verdade, esse conceito está relacionado à segurança e autonomia que você tem em relação à sua renda e ao trabalho.

Ou seja, ser rico é ter uma quantia suficiente para tornar possível se desprender da rotina corrida. Você não está nesse ponto ainda? Então, confira as dicas que temos para tornar isso viável!

1. Saiba o que você deseja da vida

O primeiro passo para saber como ficar rico é responder à seguinte pergunta: o que significa riqueza para você? Essa é uma questão muito pessoal — quer dizer que nem sempre seus pensamentos vão ser os mesmos do que seus amigos, familiares e até especialistas em finanças consideram.

E por que é indispensável encontrar uma resposta para isso? Porque é essa resposta que vai indicar o que você deseja para sua vida. Ser rico pode significar, por exemplo, antecipar aposentadoria e se dedicar a um hobby, fazer muitas viagens, realizar desejos de consumo etc.

Identificar esses aspectos e entender quais são os seus interesses e objetivos em relação ao dinheiro são ações que vão ajudar muito a seguir as próximas dicas deste post. Afinal, é preciso ter clareza sobre aonde se quer chegar antes de iniciar a caminhada.

Se você pretende ficar rico, independentemente do que isso represente, o melhor é começar o quanto antes. Ou seja, mesmo que essa meta pareça muito distante agora, acredite nela e vá em frente. Todo caminho de sucesso inicia com pequenos passos, certo?

2. Pague suas dívidas

Talvez você esteja pensando em como ficar rico enquanto olha para alguns boletos acumulados. Diferente do que muitas pessoas pensam, é possível sim sair das dívidas e organizar a vida financeira buscando o enriquecimento. Ao cogitar isso, você já está ultrapassando o primeiro obstáculo.

Agora, quem está endividado deve tomar alguns cuidados essenciais para conseguir resolver as finanças da melhor forma. O primeiro deles é fazer um diagnóstico preciso da situação. Não é incomum que as pessoas que enfrentam esse problema tenham resistência para calcular o total da dívida. Se esse é o seu caso, é importante mudar isso.

Busque os registros de tudo o que deve e calcule os valores totais, as taxas de juros e, se existirem, as possibilidades de negociação oferecidas pelo credor. Com tudo isso, fica mais fácil pensar na melhor maneira de quitar o que está pendente. Essa é a melhor estratégia, ainda que se livrar das contas pareça algo distante no momento atual.

Quando uma pessoa se torna inadimplente, há um perigo muito grande para as suas finanças: a ação dos juros. Uma dívida pequena pode crescer rapidamente, já que as taxas são altas no nosso país. Por isso, para começar seu plano de enriquecimento, é preciso negociar qualquer atraso e parar o aumento da dívida.

3. Tenha um planejamento financeiro

Nessa etapa, você vai fazer com a sua renda e os seus custos mensais o mesmo que orientamos a fazer em relação às pendências financeiras: registrar tudo. Essa tarefa vai sempre estar entre os primeiros passos de uma organização. Não por acaso, não há como planejar sem conhecer a realidade, certo?

Agora, reflita sobre algumas perguntas: você sabe exatamente quanto recebe mensalmente? No caso da renda variável de trabalhador autônomo, você tem uma média dos valores que costuma receber? Consegue se organizar com eles durante o mês? E o seu padrão de gastos, como está?

Nem sempre é possível responder a essas questões facilmente. Isso porque a rotina corrida faz com que o controle de gastos pessoais não ocorra como deveria. Porém, ele é indispensável para quem procura saber como ficar rico. Sem informações reais e atualizadas sobre sua vida financeira, fica difícil planejar melhorias.

Uma dica certeira nesse ponto é fazer uso de ferramentas, como uma planilha financeira ou aplicativos de finanças pessoais. Com elas, é mais simples registrar todos os seus ganhos e gastos, acompanhando de perto as entradas e saídas de dinheiro na sua conta.

Ao considerar alguns extratos anteriores (pelo menos, três deles), você consegue fazer uma projeção do seu ganho médio. Então, ao anotar os custos fixos mensais e todos os gastos durante o mês, dá para montar um diagnóstico eficiente e fazer planos — como procurar formas de aumentar a renda ou cortar custos.

4. Pratique dicas de economia

Embora seja comum pensar em pessoas ricas esbanjando dinheiro, a verdade é que é preciso economizar muito para chegar ao patamar da riqueza. E, pode ser surpreendente pensar isso, mas mesmo alguém milionário ainda pratica dicas de economia.

Na verdade, tornar-se rico não é realizar todos os desejos de consumo sempre, e sim conhecer suas prioridades e dar maior atenção a elas. Assim, quem valoriza viagens, por exemplo, pode economizar bastante em outras áreas da vida para usufruir mais momentos interessantes fora da sua cidade.

Então, saber como economizar dinheiro é avaliar o que pode ser reduzido hoje para custear seus sonhos mais importantes no futuro. Você já consegue fazer isso? Se ainda não, nós temos ótimas dicas. Uma das principais já foi apresentada: anotar todos os seus gastos, incluindo os menores.

Isso proporciona um panorama do seu padrão de gastos e permite analisar aqueles feitos por impulso. Uma das coisas que você pode perceber é que tem muitos custos ao comer fora de casa e teria uma boa economia se preparasse as próprias refeições cotidianas.

É importante lembrar que economizar dinheiro não significa deixar de fazer o que gosta, mas pensar em alternativas que possam manter sua qualidade de vida ao gastar menos. Por exemplo:

  • comprar roupas e acessórios de melhor custo-benefício, não necessariamente de marcas famosas;
  • pesquisar bastante na internet para aproveitar preços diferenciados;
  • planejar-se antes de adquirir algum item que não é necessário agora;
  • substituir programas de lazer por alternativas gratuitas ou mais baratas;
  • negociar abatimentos nos planos que você assina (internet, TV etc.);
  • controlar o uso de cartão de crédito, e avaliar com cuidado os juros antes de parcelar compras, pedir um empréstimo ou financiamento.

5. Procure formas de aumentar seu salário

Você não precisa necessariamente ganhar muito dinheiro para ficar rico — em essência, basta gastar menos do que ganha e tomar boas decisões com o valor que sobra. Entretanto, não faz mal receber uma quantia a mais no salário, não é mesmo?

Nós sempre temos oportunidades de crescimento profissional. O problema é que, algumas vezes, não enxergamos isso. Uma das principais formas de aumentar a sua renda é atualizar seus conhecimentos e agregar mais valor ao seu trabalho. Profissionais especializados recebem mais pelo serviço, já que entregam melhor.

Além de estudar e se aperfeiçoar no que você já faz, a ideia de diversificar as atividades que realiza também é uma forma de aumentar seus rendimentos. Alguém que trabalha com redação, por exemplo, pode expandir seu trabalho para a área de revisão, conquistando novos clientes e contratos.

Outra forma de trazer bons resultados é investir no seu marketing. Um profissional autônomo precisa saber se vender. Isso significa ter um bom portfólio, apresentar seu serviço como algo diferenciado e aprender a negociar melhores condições nos contratos. Tudo isso tem potencial para aumentar a sua renda.

Existe ainda uma possibilidade de ganhar mais sem alterar os preços atuais. O caminho é aumentar a sua produtividade. Algumas mudanças na rotina podem fazer com que você assuma um volume de trabalho maior sem mexer na carga horária. Não seria ótimo?

E, para quem deseja sair um pouco da sua área, pensar em como ter uma renda extra é uma boa opção. É possível realizar outros trabalhos pela internet, produzir ou vender produtos artesanais, atuar no ramo da gastronomia, enfim, são muitas alternativas.

Aproveite para conferir outros conteúdos sobre Finanças Pessoais! 💰
Bolsa de Valores: o que é, como funciona, principais mitos e verdades
Controle de Gastos Pessoais: 6 aplicativos e planilhas para se organizar
7 aplicativos para controlar gastos e organizar suas finanças pessoais
O que são debêntures? Veja como funciona esse tipo de investimento
Como investir meu dinheiro: o guia básico para começar agora

6. Considere abrir o próprio negócio

Você provavelmente já percebeu que muitas pessoas descobriram como ficar rico empreendendo. Sem dúvida, é possível alcançar a riqueza ao trabalhar de outras formas, mas administrar o próprio negócio flexibiliza seus limites de ganho e pode agilizar muito esse objetivo.

Afinal, quem tem sucesso com sua empresa conquista uma renda muito além dos salários médios em determinada área. Com isso em mente, se você ainda não pensou em transformar o seu trabalho autônomo em um negócio — ou mesmo abrir algo em outro nicho —, está na hora de considerar isso.

No começo, pode ser bastante desafiador, mas, provavelmente, as oportunidades vão manter a sua motivação em alta. Para aumentar as suas chances de ser bem-sucedido na empreitada, não se esqueça de pesquisar bastante e fazer um bom planejamento empresarial. Esses são passos essenciais para manter a organização.

7. Enriqueça seu networking

Parece estranho ter uma dica sobre networking em um post para ensinar como ficar rico? De que forma seus contatos profissionais podem ser úteis nessa caminhada? Na realidade, de várias maneiras!

Já falamos anteriormente sobre mudanças profissionais que permitem aumentar a renda e ter mais dinheiro disponível para focar essa realização. E qual é uma das principais estratégias para crescer na carreira? Isso mesmo: o networking. Por meio dele, você conhece novos clientes ou parceiros de negócios, além de aprender muito.

Sem dúvida, ampliar e fortalecer sua rede de contatos ajuda a ficar mais rico. Ao trocar informações com as pessoas, é possível:

  • ter novas ideias de negócios;
  • tirar dúvidas;
  • pedir auxílio em uma atividade que não é de sua área;
  • adquirir conhecimentos atuais sobre o mercado.

Não podemos esquecer que o networking pode trazer muitos dados interessantes sobre a sua vida financeira. Você já experimentou se aproximar de pessoas ricas e de especialistas em finanças? Ou mesmo conversar com seus amigos e familiares sobre o assunto? Faça isso e veja quantas dicas ótimas podem surgir daí.

8. Estude educação financeira

Já que estamos falando sobre como as informações são importantes para seu crescimento, chegou a hora de tocar em um ponto indispensável: a educação financeira. Apesar de ser um campo ainda sem o destaque merecido no Brasil, existem ótimos profissionais abordando o assunto.

Isso significa que há vários materiais de qualidade disponíveis para estudo. Entre livros, vídeos, blog posts e cursos, você certamente vai encontrar formas interessantes de aprender sobre o tema.

Assim, é possível ampliar as dicas de economia, ver novas maneiras de controlar o orçamento e ainda saber o que fazer com o dinheiro que está sobrando na conta.

Educar-se financeiramente é uma estratégia muito eficaz para desenvolver bons hábitos financeiros e alcançar melhores resultados no seu objetivo de descobrir como ficar rico. Com isso, você se mantém atualizado e toma decisões financeiras mais conscientes e acertadas.

9. Invista seu dinheiro

Um dos maiores aprendizados que você vai ter na educação financeira é como administrar seu dinheiro em investimentos. Afinal, as pessoas ricas não deixam suas reservas na conta corrente ou poupança, certo? Além de investirem no próprio negócio ou em outros mercados, elas também aportam no sistema financeiro.

Fazer esse tipo de investimento é trocar a lógica dos juros para favorecer você. Quando se pede um empréstimo no banco, incidem juros sobre ele — é o mesmo que acontece quando você investe. O investidor empresta seu dinheiro aos bancos e outras instituições, recebendo um valor a mais por isso.

Existem diversos detalhes importantes para começar nesse meio. Por isso, é fundamental estudar o assunto com cuidado. Você pode escolher desde investimentos de baixo custo e baixo risco (nas opções de renda fixa, é possível colocar qualquer quantia e não há muito perigo de perdê-la) até opções mais arrojadas e com risco maior (como a bolsa de valores).

Uma coisa é certa: investir é um passo essencial para saber como ficar rico. Por meio disso, o dinheiro que você consegue poupar se multiplica e os seus objetivos são alcançados mais rapidamente. O indicado é manter aportes todos os meses, mesmo que a quantia não seja tão alta. A ação dos juros ao longo dos anos vai favorecer seus ganhos.

10. Estabeleça metas

Agora que você tem dicas ótimas para enriquecer, vamos falar como organizar tudo isso: definindo metas. É fundamental saber o que se quer e planejar as ações para chegar até essa realização. Assim, é preciso ter metas em todos os pontos que discutimos aqui — em relação aos ganhos, custos mensais, crescimento profissional, investimentos etc.

Ou seja, é muito útil que você registre seus objetivos para cada um desses pontos. Profissionalmente, podem ser estabelecidas metas como fazer um curso a cada período de tempo, atualizar os preços em determinado momento, entre outros.

Nas finanças, o indicado é anotar metas do quanto você quer ganhar — assim, fica mais fácil correr atrás para conseguir isso. Também é preciso pensar em tetos de gastos. A dica é dividir por categorias. Por exemplo, gastar no máximo valor X em lazer e quantia Y em transporte.

Ao definir boas metas e montar um planejamento financeiro que considere as nossas dicas, você gera muitas oportunidades para saber como ficar rico. Sem dúvida, esse objetivo está mais perto depois de ler este post. Coloque as orientações em prática e mude sua vida com maior controle das finanças!

E então, está motivado para começar o quanto antes? Conte com a nossa ajuda. Temos uma incrível planilha de controle financeiro para freelancers!

Planilha de Controle FinanceiroPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto