Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 28/11/2019. | Atualizado em 22/11/2019


Entender como fazer um plano de estudo pode ajudar você a ter mais sucesso no aprendizado. Saiba como fazer isso adequando com seu estilo.

Quem trabalha com produção de conteúdo precisa se atualizar sempre. São muitos cursos de especialização e por vezes não damos conta de todos. Mas será que não damos conta mesmo ou está faltando aprender como fazer um plano de estudo?

A rotina do freelancer é corrida: trabalho formal, trabalhos pontuais no final de semana ou à noite. Quem é autônomo consegue dividir bem o tempo para aprender? Depende, pois quanto mais liberdade, maiores as chances de procrastinação.

Mas não podemos negar a importância de se dedicar, e a procrastinação deve ficar longe do nosso caminho nessas horas — ou sua carreira estará prejudicada e, consequentemente, suas oportunidades de emprego também.

Por isso, saiba de uma vez por todas como criar um plano de estudos que realmente funciona. Confira!

1. Conheça seu estilo de aprendizado

Cada pessoa tem uma forma de aprendizado e identificar o seu é o primeiro passo para fazer um plano de estudo.

Alguns conseguem assistir videoaulas enquanto estão cozinhando, outros precisam de total atenção e muitas anotações — como é o meu estilo.

Mas caso ainda não saiba qual o melhor a se adaptar, faça testes e analise de que forma se dedica mais ao aprendizado.

O meu estilo é daqueles que fazem muitas anotações, criam mapas mentais e palavras-chave, canetas coloridas, tudo a fim de facilitar a escaneabilidade na hora de conferir as anotações.

Para ajudar também na forma de aprendizado, é recomendado que se tenha um cantinho de estudos. Pode ser o mesmo que você separa para o home office, mas ele deve ser dedicado àquele momento de concentração, justamente para o cérebro assimilar aquilo como responsabilidade.

Mesmo se você for do tipo auditivo ou cinestésico (que precisa de estímulos externos) ter um espaço dedicado a isso é o ideal.

2. Crie metas

Ter uma meta de estudos e uma rotina é fundamental quando se tem como objetivo criar o hábito de estudar — ainda mais quem faz cursos online.

Quem nunca comprou um curso e deixou mofando na plataforma? Não ter metas e não criar uma rotina em cima disso pode levar você a esquecer que adquiriu.

Vamos tomar por base a plataforma Rock University: são mais de 15 cursos online, cada um em sua trilha de conteúdo, e para se tornar um especialista em Marketing Digital é preciso completar todos eles — então o quanto antes se organizar, melhor.

Assim como se tem o compromisso de entregar as tarefas dentro do prazo, estabeleça metas e inclua em sua rotina diária algumas horas dedicadas ao estudo.

Vamos supor que você decidiu começar pela trilha “Criando presença digital”, que conta com 4 cursos e totaliza 13h horas de estudo:

Se você quiser terminar em uma semana, vai precisar se dedicar por volta de 2 horas e 30 minutos por dia. Agora, basta organizar e criar uma rotina de acordo com a sua jornada.

3. Faça listas

A fim de se dedicar ainda mais, faça listas. Sim, aquelas mesmas que você cria nas tarefas diárias. Pode usar planner, Wunderlist, o que for, mas crie-as em algum lugar que fique visível e, dessa forma, não se esquecerá daquelas horas de estudo.

Powered by Rock Convert

Detalhe tudo o que você precisa fazer para concluir uma trilha de aprendizado, colocando quantas horas por dia vai se dedicar, separando mais ou menos o mesmo horário para o aprendizado e riscando cada módulo da lista assim que concluir.

Dessa forma, além de ajudar na rotina, você ainda fica radiante a cada check que riscar. Serve como pequenos momentos de motivação diária que precisamos.

4. Tenha uma rotina de estudos

Quando se é produtor de conteúdo, precisa criar um planejamento e organizar as postagens, a fim de criar um plano de estudos também, certo?

Faça como nos ensinamentos do Curso de Blogs da Rock:

  • crie um calendário editorial;
  • documente toda sua estratégia de aprendizado — coloque na sua lista as datas de ensinamento com os módulos que vai concluir;
  • divulgue com seus amigos ou colegas freelancers, de modo a criar um compromisso com você e com eles.

O planejamento é essencial para criar conteúdos, certo? Dessa forma, a consistência também, pois só assim você vira autoridade.

Para os ensinamentos funciona da mesma maneira. Planeje e crie uma rotina, definindo a frequência de aprendizado, siga o cronograma e faça aulas sempre conforme o plano inicial.

Não se esqueça que quantidade não é qualidade. Dessa forma, não faça as aulas correndo só para terminar logo. Dedique-se a cada módulo!

5. Inclua bons hábitos diários

Você sabia que os bons hábitos diários vão ajudar a ter energia para estudar? Sim! Para isso, mantenha uma rotina saudável, que inclui alimentação, sono e exercícios físicos.

Mas como criar um plano de estudo baseado nisso? É mais simples do que parece. Comece tendo uma boa noite de sono, e já sabemos muito bem que isso inclui, pelo menos, 8h por noite.

Essa dica vale especialmente se você encontrou o momento ideal para estudar pela manhã. Não comece seu dia já cansado e deixando de lado as aulas. Lembre-se das suas metas diárias e comece o dia com um café da manhã reforçado, de modo a ter energia para o resto da jornada.

Evite também alimentações pesadas antes, pois você pode sentir sono enquanto as assiste. Dessa forma, evite dedicar o horário para após almoço ou jantar, que é quando comemos mais.

Além disso, esteja descansado para começar a estudar. Quinze minutos antes, faça uma pequena caminhada, se alongue e sente-se para o próximo curso.

6. Trabalhe com objetivos pessoais

De nada adiantaria todas essas dicas de como fazer um plano de estudo se você não tiver interesse no conteúdo que os cursos têm a oferecer. Ficaria muito difícil encontrar disposição para isso! É como ir para a faculdade no dia em que você sabe que tem aquela aula chata: acaba ficando maçante o dia.

Para evitar isso, escolha aqueles que realmente vão agregar na sua carreira. Dessa forma, fazer um plano de estudo fica bem mais agradável e você tem melhores resultados.

A Rock passou por uma mudança recente e lançou uma nova plataforma de cursos. Você já conhece? Agora o aprendizado funciona por trilhas e cada grupo se complementa. Conheça essa mudança e já coloque em prática as dicas deste conteúdo. Acesse aqui!

Posts populares com esse assunto