como fazer slides

Saiba como fazer slides que prendam a atenção do público

As boas apresentações têm em comum excelentes slides. Confira aqui como montar uma apresentação cativante!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Dá gosto de ver uma apresentação envolvente, né? Quando o palestrante sabe falar bem e captar a atenção do público, nem vemos o tempo passar!

Um dos segredos para conseguir isso é saber usar os recursos multimídias. Neste artigo, então, vamos falar de um desafio que pode surgir na sua vida de freelancer: como fazer slides eficientes, que prendam a atenção do público durante uma apresentação?

Você pode se deparar com essa tarefa ao atender a demanda de um cliente, já que a produção de conteúdo não se limita a posts e imagens para blogs, certo? Mas quem sabe você também pode criar as suas próprias apresentações para transformar o seu conteúdo em uma palestra ou uma videoaula, por exemplo. Não é uma boa ideia?

Agora, então, fique de olho nas nossas dicas e aproveite nas suas atividades de freelancer:

Qual a importância do slide em uma apresentação?

Antes de partir para as dicas de como fazer slides, vamos esclarecer qual é o papel deles em uma apresentação em público. Muita gente pensa que esse recurso funciona como uma “bengala”, em que você se apoia o tempo inteiro para orientar a fala.

O problema disso é que, para o público, a sua apresentação vai ficar muito cansativa! Ninguém vai a uma palestra para ficar lendo um slide com você. As pessoas querem ter uma experiência interessante, que desperte sensações, gere insights e as tire da zona de conforto.

Então, os slides devem ser usados como um acessório para que a apresentação se torne mais envolvente. Eles podem trazer ganchos para o palestrante introduzir um assunto, para a plateia participar da conversa, para apresentar um vídeo, entre outros fins.

Enfim, os slides podem ajudar a conduzir a palestra e manter a atenção do público, mas nunca como o personagem principal da apresentação.

Como fazer slides eficientes? Veja as nossas 9 dicas:

Entendeu como o recurso multimídia deve ser usado? O foco é o público, não o material que está sendo projetado. Agora, então, saiba como fazer slides eficientes para apresentações:

1. Descubra quem é a persona da apresentação

No Marketing de Conteúdo, conhecer a persona é sempre importante para orientar as estratégias. O mesmo vale para uma apresentação: se você souber a quem ela se destina, os slides terão uma linguagem e um design muito mais adequados ao perfil e aos interesses do público.

2. Crie uma apresentação com início, meio e fim

Pense nos slides como uma história, que deve ter uma introdução, um aprofundamento do conteúdo e um fechamento com chave de ouro. Assim, o público fica situado quanto ao andamento da apresentação e você consegue engajar as pessoas como se tivesse contando uma história.

3. Mantenha um foco para cada slide

Para cada slide da apresentação, foque em uma informação, em vez de tentar transmitir vários dados ao mesmo tempo que o público nem consegue processar.

Pense em qual ideia você quer reforçar naquele momento da fala, e é isso que deve estar no slide. Quando a pessoa lê ou visualiza apenas essa informação específica na tela, a ideia será lembrada com mais facilidade.

4. Enxugue as informações

Saber como fazer slides também é saber como sintetizar ideias. Afinal, você não quer transformar a apresentação na leitura de um livro, né? Então, por mais que você tenha muitas informações para passar, simplifique e enxugue o texto nos slides.

Ao apresentar um gráfico, por exemplo, simplifique os dados e destaque aquilo que é mais importante. Ao explicar um conceito complexo, use as suas palavras para tornar o texto mais palpável. Na fala, você pode desenvolver a explicação, mas nos slides, seja enxuto.

5. Incentive a interação com a plateia

Durante uma apresentação, é natural que a plateia se distraia em alguns momentos, olhe para o celular ou converse com o amigo ao lado. Então, para retomar a atenção, nada melhor que convidar as pessoas a interagirem.

Nos slides, você pode colocar chamadas (“levante a mão quem já fez isso”), perguntas (“você também faz isso?”) e brincadeiras (“me digam onde está o erro nesta foto”), por exemplo. Isso tira as pessoas da zona de conforto e faz todo mundo se interessar mais.

6. Utilize imagens úteis e atraentes

As imagens são extremamente importantes para ajudar a conduzir a apresentação. Muitas vezes, elas têm muito mais impacto que um texto e dizem muito mais que as palavras. Só não dá para usá-las em excesso para não causar uma poluição visual.

Portanto, selecione com cuidado as imagens (fotos, vídeos, GIFs, gráficos etc.), de maneira que elas tenham alguma função na apresentação e despertem alguma sensação na plateia.

7. Use bem os contrastes

Não dá para criar slides difíceis de ler ou visualizar. Já imaginou o esforço da plateia para ler um texto verde em cima de um fundo vermelho? Pior ainda é que a luz do ambiente e da projeção podem não ser perfeitas e prejudicar ainda mais a leitura.

Então, não corra esse risco. Ao fazer os slides, aposte em cores contrastantes, que deixem as informações e imagens bem visíveis para a plateia.

8. Prefira fontes simples e grandes

Simplificar é uma regra para quem quer saber como fazer slides. E ela vale também para a escolha das fontes a serem usadas.

Para facilitar a leitura, prefira as fontes mais simples, de preferência sem serifa, menos curvilíneas e em tamanho grande. Além disso, escolha uma, duas ou, no máximo, três fontes para todos os slides, para não causar uma confusão.

9. Cause um impacto visual

No fim das contas, tudo o que você precisa com as dicas acima é criar um impacto visual com os seus slides. Eles devem encantar, surpreender, mexer com as emoções. Assim, ao longo da apresentação, você vai conseguir manter a atenção do público e, ao final, conquistar os aplausos de uma plateia satisfeita!

Ter um conteúdo de qualidade não basta em uma apresentação. Escrever bem ou ser um bom designer também não é suficiente. Você precisa saber como fazer os olhos da plateia brilharem!

Por isso, saber como fazer slides é tão importante. O encantamento que você deseja despertar na plateia, para proporcionar a melhor experiência, pode resultar desse recurso.

Por outro lado, deslizar no português pode jogar toda a credibilidade da apresentação por água abaixo. Então, confira agora o Guia prático de Português e Gramática da Comunidade!

Guia de Português e Gramática para Produção de Conteúdo Web