Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 09/10/2019. | Atualizado em 13/09/2019


Você sabe como fazer repost no Instagram? Esse recurso é muito útil para republicar uma postagem quando alguém fala da sua marca ou até mesmo quando uma pessoa posta alguma coisa que você queira mostrar à sua audiência. Quer aprender a fazer isso?

Esta aplicação está presente em todas as redes sociais: o compartilhamento de imagens ou vídeos. Mas no Instagram ele tem um jeito diferente de ser feito, já que a plataforma não tem o botão “compartilhar”, como acontece no Facebook.

Você já deve ter visto por lá alguma postagem mencionando outra página e, na imagem, um ícone quadrado com duas flechinhas, como um vaivém. Esse é o método principal que vamos mostrar aqui.

Continue a leitura e aprenda como fazer repost no Instagram agora mesmo com este passo a passo!

Como usar repost no Instagram em uma estratégia de marketing

Antes de iniciar o passo a passo, é importante planejar uma forma de usar esse recurso como estratégia para o seu negócio.

Um dos pontos que, como produtor de conteúdo, você pode pensar, é a possibilidade de alcançar mais visualizações na sua rede social, uma vez que pode atrair mais curiosos querendo saber sobre essa postagem.

Outras alternativas que um repost oferece:

  • permite usar hashtags e, assim atrair mais visitantes ao seu perfil;
  • autoriza mais um tipo de conteúdo a ser compartilhado com baixo custo, afinal, você vai apenas mostrar algo que já foi criado por outro usuário;
  • aceita marcar o usuário original da postagem, para que ele também veja que está sendo mencionado. Fazer isso mostra que você está preocupado em dar os devidos créditos ao criador, incentivando a colaboração;
  • proporciona praticar o engajamento entre os perfis ao compartilhar uma postagem;
  • incentiva o compartilhamento, visto que as pessoas adoram as interações com as marcas;
  • permite repostar os seus conteúdos mais de uma vez. Sabe aquela postagem legal que está lá no fim do perfil? Traga para mais perto em alguma data especial ou até mesmo em um #TBT e, assim, conquiste novos seguidores que vão se identificar.

As alternativas são inúmeras e você só tem a se beneficiar com essa prática. Agora veja como fazer repost no Instagram em menos de cinco minutos.

Como compartilhar uma publicação no seu perfil

Felizmente, hoje existem muitas ferramentas e aplicativos para facilitar o uso das redes sociais, ainda mais para quem é produtor de conteúdo. Nosso passo a passo começa com um aplicativo, o Repost for Instagram.

Então, para iniciar, você precisa baixar o app Repost for Instagram, que está disponível nas plataformas iOS e Android.

Passo 1

Ao abrir o aplicativo Repost for Instagram, logo na tela inicial ele já apresenta algumas explicações rápidas de como usá-lo.

O primeiro passo é clicar, dentro do Repost for Instagram, no ícone do Instagram que fica no canto superior direito da tela do seu celular.

Ele vai direcionar ao seu perfil, aquele que já estiver logado.

Passo 2

Após ser direcionado ao Insta, lá dentro você deve pesquisar o perfil e a postagem que deseja republicar.

Pode ser uma foto ou até um vídeo, desde que esteja no feed da pessoa ou marca.

Passo 3

Ao encontrar o que busca, clique na postagem e logo em seguida nos três pontinhos que estão no canto superior direito da tela. Depois, basta clicar em copiar link.

Nesse momento, o aplicativo já mostra uma notificação perguntando se você deseja republicar essa imagem ou vídeo escolhido.

Ao aceitar essa notificação, a tela automaticamente volta ao aplicativo Repost for Instagram, com o objetivo de finalizar as etapas antes da postagem.

Passo 4

Dentro do Repost for Instagram, escolha o canto da tela de onde a notificação “repost” vai ficar posicionada. Inclusive, você pode escolher também a cor desse ícone. Para fazer isso, basta clicar nos ícones localizados na parte de baixo da tela. Ele atualiza a cada clique e você pode escolher o que lhe agrada aos olhos.

Depois de selecionadas essas opções, clique em Repost, que está centralizado na parte inferior da tela.

Passo 5

O próximo passo é clicar em “Open Instagram”. Essa opção está localizada no canto direito superior da tela. Logo, a postagem abrirá diretamente no aplicativo.

Passo 6

Dentro do Instagram, escolha usar filtros ou cortar a imagem, se desejar. Ali você também pode criar uma legenda para usar antes da legenda original da postagem que está compartilhando.

Passo 7

Depois de conferir se a linguagem está correta e adequada, é só clicar em compartilhar, o mesmo botão que você já usa para as postagens normais que faz. Pronto, seu repost no Instagram está feito.

Esse processo leva menos de cinco minutos e pode trazer muitos benefícios ao seu negócio na internet.

Outras formas de repost no Instagram

Não é apenas no feed que pode ocorrer o compartilhamento de imagens e vídeos. As opções dessa rede social são muitas e você pode experimentar essa técnica também para os stories, aqueles que ficam disponíveis por 24 horas.

Essa técnica é ainda mais simples. Para isso, basta ir até a postagem e clicar no ícone semelhante a uma seta (ou um aviãozinho) e enviar ao seu perfil. Uma vez feito isso, você pode adicionar as outras opções da própria história, como figurinhas, gifs e legenda.

Agora se você quer repostar um vídeo nas histórias, precisa baixar um aplicativo como o Story Saver for Instagram para Android. Com ele é possível salvar uma história de outro usuário, bem como compartilhar em outras redes sociais, como o WhatsApp, ou repostar nas suas histórias, ficando disponível por 24 horas.

Se você usa um iPhone, pode usar o Postgrain, que tem funcionalidades semelhantes.

Além disso, você pode tirar um print da tela que deseja compartilhar e usar ferramentas de edição antes de repostar no seu feed ou nos stories. Não se esqueça de sempre dar os créditos ao perfil original. Essa é um boa prática e ainda mostra que você valoriza o trabalho alheio.

Agora que você sabe como fazer repost no Instagram, talvez este conteúdo tenha deixado você ainda mais interessado em aprender sobre estratégias de redes sociais. Portanto, baixe aqui nosso e-book gratuito para aprender mais sobre esse assunto!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto