Por Larissa Borges

Larissa Borges, jornalista e produtora de conteúdo na Rock Content

Publicado em 22/04/2018. | Atualizado em 01/11/2019


Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos: autor (pessoa ou organização); local de publicação, se houver (não é o site); data de publicação, se houver; endereço eletrônico (URL); data de acesso ao site.

Fazer a referenciação de site correta é essencial para evitar processos de plágios em conteúdos acadêmicos, além de deixar o seus trabalhos bem mais completos e relevantes.

Então, se você quer saber como não cometer erros ao usar referências online nos seus trabalhos, continue a leitura desse nosso post!

Como fazer referência de site em textos acadêmicos?

As temidas normas da ABNT não servem para atrapalhar a sua vida. Na verdade, elas são usadas para garantir a padronização do trabalho e agilizar o processo de revisão, avaliação e pesquisa futuras.

Parece difícil inicialmente, mas é simples fazer a referência de artigos, sites e outras fontes online.

Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos:

  • autor do conteúdo (pessoa ou organização);
  • título da página;
  • local de publicação, se houver (não é o site);
  • data de publicação do conteúdo;
  • endereço eletrônico (URL), disponibilizado entre os sinais “< >” no seguinte formato: “Disponível em: <URL>”;
  • data de acesso ao site: “Acesso em: data”.

Basta prestar atenção em algumas particularidades. Veja:

Fonte editorial

Quando fazemos as referências de livros é comum citarmos o nome da editora, o número do exemplar e o local que o material foi impresso. Isso permite verificar se a obra realmente existe.

Na internet, não temos essa diversidade de informações. A única forma da pessoa que consultar seu texto encontrar o artigo original é acessando a URL ou endereço do site. Por isso, na hora de fazer a referência é preciso inserir o endereço exato de onde consultou o conteúdo.

Como fazer isso? Colocando a URL entre os sinais “< >” e antes da expressão “Disponível em:”. Veja abaixo um exemplo:

PEÇANHA, Vitor. O que é Marketing Digital? Entenda o conceito e aprenda agora mesmo como fazer!. 2018. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/> Acesso em: 28 mar. 2018.

Data

Quem nunca acessou um conteúdo online e meses depois, ao clicar no link, não o encontrou mais? Bom, os materiais na internet podem sumir ou ser alterados a qualquer momento.

Por isso, é importante mencionar na referência a data em que o material foi publicado e o dia em que você o acessou, usando a expressão “Acesso em:”. Também é preciso manter um padrão na grafia da data, colocando o mês abreviado. Confira o exemplo a seguir:

RABELO, Agnes. Transformação Digital e mercado SaaS: como essas tendências atuam mutuamente. 2018. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/transformacao-digital-e-mercado-saas/>. Acesso em: 12 abr. 2018.

Não sabe o dia que o conteúdo foi publicado na internet? Calma! É só usar uma data aproximada do ano da publicação entre colchetes, por exemplo, [2015?].

Autor

Não é porque está na internet que o conteúdo não tem dono. É importante citar o nome do autor nas suas referências. Para isso, o modelo é igual ao que fazemos com os livros, ou seja, escrevemos o sobrenome em caixa alta, seguido do nome. Confira:

BARRA, Guilherme. Análise preditiva: o poder de ver o futuro. 2018. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/analise-preditiva/>. Acesso em: 3 abr. 2018.

O grande desafio, portanto, dos textos online é que nem sempre possuem a identificação de quem escreveu. Nesse caso, você pode fazer a citação substituindo a autoria pela organização responsável pelo conteúdo, por exemplo:

BLOG MARKETING DE CONTEÚDO. WordPress.com ou wordpress.org? Afinal, qual eu devo escolher?. 2017. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/wordpress-com-ou-wordpress-org/>. Acesso em: 9 jan. 2018.

Aproveite e confira outros conteúdos que vão te ajudar na Vida Acadêmica! 🎓
Artigo científico: quais são suas principais particularidades?
Pesquisa bibliográfica: saiba como fazer em 7 passos
Entenda aqui como fazer fichamento de livros e artigos acadêmicos
Como fazer uma citação: aprenda agora em 5 formas diferentes
Referências Bibliográficas da ABNT: qual é o padrão e como fazer ?
Doutorado: entenda o que é, por que e quando escolher esse título!

Rumo a nota máxima: quais as dicas para não errar nas referências?

São tantos detalhes, que é fácil cometer deslizes ao construir as referências. Mas lembre-se: essa parte do seu trabalho acadêmico também é revisada e pode fazer você perder pontos caso tenha erros.

Pensando nisso, separamos 3 dicas para fazer uma referência perfeita. Confira:

Invista em fontes de credibilidade

É muito fácil encontrar informações na internet, mas, nem tudo deve ser citado em materiais acadêmicos. A não ser que o seu objeto de estudo seja o Wikipedia ou Buzzfeed, nada de usar sites genéricos nas referências.

Sendo assim, procure por trabalhos de autores renomados e cheque sempre a credibilidade da informação. Você pode até consultar sites para ler sobre o tema que está escrevendo, mas cite na sua pesquisa apenas aqueles que são confiáveis. Uma boa dica é pesquisar suas referências no Google Acadêmico, SciELO e sites de órgãos oficiais.

Anote a referência imediatamente

Achou aquele texto completo e perfeito para o seu trabalho? Faça na mesma hora a referência no padrão correto. Separe um documento no seu computador para ir registrando todas as referências.

Essa prática te ajuda de duas formas: você não corre o risco de perder ou esquecer o link do conteúdo e otimiza o seu tempo quando precisar formatar o trabalho final. A organização é a sua melhor aliada para fazer citações.

Use a tecnologia a seu favor

É inevitável. Por mais que você se prepare, ainda surgirão dúvidas na hora de fazer a referenciação. A boa notícia é que já existem ferramentas digitais, como o Mendeley e o MORE, que podem ajudá-lo a organizar e formatar de acordo com as normas da ABNT todas as referências do seu trabalho.

Se precisar revisar qualquer informação será bem mais fácil acessar os programas para conferir se fez tudo conforme as regras.

Com essas dicas de como fazer referência de site, será difícil cometer gafes no seu trabalho acadêmico. Para continuar melhorando sempre a sua escrita, seja para web ou para pesquisas científicas, confira como criar o texto perfeito!

Guia definitivo do texto perfeitoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto