Por Mariana Cavadas

Redatora em tempo integral, apaixonada por gatos e viciada em Netflix.

Publicado em 20/11/2019. | Atualizado em 12/11/2019


Nova alteração solicitada? Fuja desse fantasma por saber como evitar pedidos de ajustes e torne sua produção freelancer mais eficiente!

Se você produz conteúdo como freelancer, sabe que esse é um processo de várias etapas. Quem trabalha como redator, por exemplo, tem que estudar as referências, estruturar o texto e trazer informação relevante.

Nessa rotina, é comum que os clientes façam solicitações após a entrega, o que pode atrasar toda a sua produção. Mas você sabia que há formas de evitar pedidos de ajustes?

Em 2014, entrei no mercado de redação web e, desde então, tive contato com dezenas de empresas e milhares de conteúdos — sem exageros. Na trajetória, foram vários ajustes solicitados e deu para perceber o que faz com que algo não agrade e volte mais vezes.

Para diminuir os riscos de passar por isso, veja algumas dicas para conseguir a aprovação de primeira!

Explore o briefing por completo

Na hora de preparar um prato com vários passos, usar uma receita ajuda a ter um bom resultado, não é? Com a produção de conteúdos freelancer é a mesma coisa. Tudo começa com as orientações e o direcionamento para aquela peça.

Vamos pensar na elaboração de um artigo. Para ficar claro como utilizar a palavra-chave e criar algo alinhado, a pauta deve indicar a abordagem do assunto e algumas referências principais. Sem isso, é como escrever às cegas.

Então, para economizar tempo mais tarde, vale dedicar um tempinho ao briefing. Confira se as informações estão completas e se estão de acordo com o conteúdo — como o título da tarefa.

Bateu a dúvida? Pergunte ao responsável e peça novas orientações. Na plataforma da Rock Content, por exemplo, você tem o apoio de analistas que tiram as dúvidas para alinhar a produção e evitar pedidos de ajustes.

Entenda a solução oferecida pelo negócio

O próximo passo ainda não é começar a produzir. Para aumentar suas chances de receber a aprovação de primeira, é essencial conhecer o que a empresa oferece como solução. E qual é o melhor jeito de fazer isso em nossa área? Por meio da presença online!

Visite o site do negócio e conheça as ofertas disponíveis, os diferenciais da marca e até o modo como ela se posiciona no mercado.

Nas redes sociais, analise o tom de voz, o estilo de interação e como a marca é percebida. Tudo isso deve ser usado para produzir um conteúdo alinhado e que considere as características do negócio.

Isso vai além de conhecer as referências de linguagem ou os termos preferidos. É um modo de mergulhar na identidade e na personalidade da empresa para criar algo único.

Planeje o conteúdo de acordo com os produtos ou serviços

Sabia que o estágio do funil de vendas também deve influenciar a maneira como você produz?

Dependendo do momento e do conhecimento do usuário, será preciso fazer escolhas diferentes. No meio de funil, por exemplo, unir o conteúdo às soluções específicas aumenta as chances de sucesso.

Pense em um post que trata dos tipos de tecnologia em clínicas médicas. Se o cliente oferece um software CRM, a solução deve estar entre as dicas, ainda que indiretamente.

O mesmo vale para um e-commerce. Linkar produtos e categorias é uma forma de direcionar as pessoas e dar aquele empurrãozinho para a compra.

Tenha cuidado com vantagens e produtos concorrentes

Para ter sucesso em evitar pedidos de ajustes, é essencial pensar de forma estratégica. Afinal, um dos objetivos da sua atividade freelancer é ajudar o negócio e o cliente, certo?

Por isso, é preciso tomar muito cuidado com as dicas, sugestões e indicações feitas em um conteúdo. Se elas direcionam o público para os concorrentes ou forem contrárias à proposta do negócio, o ajuste será inevitável.

Vamos pensar em uma imobiliária especializada em imóveis localizados em certa área da cidade. Ao falar dos melhores bairros em um post, o ideal é citar aqueles com imóveis da empresa.

Se você falar somente sobre os bairros não atendidos, por outro lado, a estratégia é comprometida. Percebe a importância desse pensamento?

Não é preciso se limitar apenas ao que é feito e oferecido pelo negócio. Mas é fundamental dar prioridade e conduzir o seu público para a solução do cliente. Faz sentido, não é?

Confira as orientações específicas

É comum que cada contratante tenha preferências e necessidades específicas. Tem cliente que não gosta de perguntas no meio do texto, enquanto outros proíbem o uso de termos técnicos sem explicação.

Tudo tem a ver com o tal planejamento de marketing, com a “personalidade” da marca e até com os objetivos de cada conteúdo. Então, não se esqueça de conferir todas as preferências.

Veja se há palavras e expressões favoritas e aquelas que nunca podem ser usadas. Na redação, isso faz toda a diferença!

Confira quais são as escolhas de formatação, o número de links para fazer e até as referências preferidas. Com uma produção personalizada e redondinha, suas chances de aprovação se multiplicam.

Revise, revise e revise

Depois de elaborar o conteúdo, há uma fase fundamental antes da entrega: a revisão. Inclusive, ela serve tanto para a criação de textos e roteiros quanto para os materiais visuais.

Confira todos os detalhes da sua produção, em busca de erros ou falhas de direcionamento. Em um texto, por exemplo, faça uma nova leitura para tirar repetições e erros. O corretor ortográfico também ajuda nessa tarefa.

Além de tudo, veja se o que você elaborou tem a ver com os interesses do cliente. Coloque-se no lugar dele e pergunte-se se o conteúdo tem qualidade e estratégia. Depois, é só fazer o envio e esperar a aprovação!

Bônus: e se ocorrer um ajuste mesmo assim?

Mesmo com todos os cuidados para evitar pedidos de ajustes, eles podem acontecer. Às vezes, o cliente quer incluir ou mudar algo da pauta. Em outros casos, uma informação pode ter que ser complementada para deixar a produção ainda mais adequada.

Se isso ocorrer, veja o processo como uma oportunidade de criar algo alinhado e realmente útil para o cliente. Encare como uma etapa extra para garantir a satisfação e o bom desempenho do seu trabalho.

Isso não tira o impacto dos ajustes na produtividade, nem faz com que eles sejam menos indesejáveis. Mas, se surgirem, use as novas solicitações para aprender para as próximas tarefas.

Agora que você já sabe como evitar pedidos de ajustes, ficará mais fácil conseguir a aprovação desejada e caprichar na produtividade. Para melhorar, isso ainda vai colaborar para a sua reputação no mercado!

E já que a estratégia é tão importante, baixe nosso ebook gratuito para saber como criar conteúdos para sua persona!

Criando conteúdos para sua persona: tudo que você precisa saberPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto