como escrever uma página sobre

Como escrever uma Página Sobre para o seu blog: 6 dicas para gerar mais valor

Por mais que você tenha um blog com design incrível, a “página sobre” é o primeiro lugar em que as pessoas clicam. Por isso, ela não é uma opção para personalizar o cabeçalho, nem um clichê utilizado por influenciadores.

Se em algum momento você pensou em não escrever sobre você no seu blog, esqueça essa ideia. Tenha em mente que a sua persona vai querer saber quem você é e por qual motivo ela deve confiar no seu trabalho. Pense como ela.

O quesito principal da user experience é justamente se colocar no lugar do usuário que navega pelo seu conteúdo. Se ele se cansar muito ao procurar as respostas de que precisa, vai desistir do seu blog — o que, também, aumentará a taxa de rejeição.

Por isso, criamos uma lista com 6 dicas que vão descomplicar tudo isso. Assim, vai ser mais fácil criar um blog para vender seus serviços de freelancer. Vamos lá?

1. Revele quem você é

Com o aumento de perfis fakes, as pessoas estão mais cautelosas. Por isso, a autenticidade é um dos pilares na gestão da sua marca pessoal. Se você espera que seu leitor compreenda com clareza quem você é, não pode se esconder, concorda?

Por isso, explique, logo no início, qual é o seu nome e qual a sua proposta com o blog. Seu leitor quer ser envolvido com sua identidade e criar uma conexão com o propósito do seu conteúdo. Você costuma comprar um produto ou adquirir um serviço sem pesquisar acerca do negócio? Claro, que não, né?

Além disso, por mais que exista o campo de contato, esses detalhes precisam ser identificados de forma rápida. Então, acrescente esses dados, o que inclui links de perfis para mídia social e e-mail. Isso faz você ficar mais acessível do ponto de vista do usuário.

2. Tenha uma imagem e tom de voz pessoal

Você sabia que as pessoas tendem a se identificar mais com outras pessoas do que com objetos? Esse é um dos conceitos de design na hora de criar um elo emocional com o usuário. Por isso, o seu leitor vai se conectar mais com sua foto do que com um avatar, por exemplo.

Outro detalhe está na linguagem que você utiliza. Quanto mais pessoal ela for, mais próxima de você sua persona se sentirá e será como se estivessem batendo um papo. Então, que tal abandonar aquela escrita maçante cheia de jargões técnicos corporativos e ser você mesmo?

Não tenha medo de ser descontraído e utilizar sua própria voz. Ela vai transparecer o profissional que você é e aproximar seu leitor ainda mais. Mas, claro, tudo com bom senso. Um meme, por exemplo, pode causar um duplo sentido e afastar ainda mais sua persona.

3. Invista num bom storytelling

Utilizar o storytelling é uma ótima maneira para contar sua trajetória e explicar à persona toda a sua jornada. Você cria uma conexão e inspira o leitor a uma ação positiva, que é, claro, ler seus conteúdos.

A maior vantagem de contar uma boa história é a exclusividade que ela proporciona. Sua mensagem se torna única e você convida o leitor a embarcar numa aventura com você. Mas, lembre-se que um bom storytelling precisa:

  • gerar conexão;
  • ter ótimos personagens;
  • apresentar um conflito;
  • criar surpresa;
  • ter relevância;
  • conduzir a uma ação;
  • construir um enredo com começo, meio e fim.

4. Seja claro e conciso

A “página sobre” também precisa ser sucinta. Um bom storytelling é encantador, no entanto, ninguém aguenta histórias longas e desgastantes. A prova está naquele filme ou livro que você desistiu na metade do conteúdo.

Também é possível criar um vídeo envolvente para gerar rapport com sua persona. De acordo com uma pesquisa feita pela ComScore, ele pode aumentar o tempo de permanência do usuário na sua página em até 2 minutos.

Contudo, não espere que a persona tenha 7 minutos à sua disposição. Segundo a HubSpot, com um vídeo de 1m30s você tem 57% de chance de manter o usuário engajado até o final. O segredo para um conteúdo conciso está na nossa próxima dica.

5. Escreva para o seu leitor

Se você pensa que a página é sobre você, desculpe, mas vamos revelar algo que pode mudar essa percepção. Tudo é sobre o seu leitor! Sim, o uso das palavras, os elementos e todo o seu conteúdo precisa ser construído em cima do que sua persona está interessada em ler.

Pense naquela música que você adora e imagine que seu texto precisa causar essa mesma impressão. Seu leitor está mais interessado na letra e na harmonia da canção do que na sua biografia. Por isso, foque em assuntos como:

  • o que você resolve;
  • como pode ajudar o leitor;
  • temáticas que a persona procura nos buscadores, como o Google.

A permanência do usuário vai depender do que ele encontrará sobre você. Por isso é tão importante despertar o interesse da persona logo na primeira página. É sobre isso que falaremos agora.

6. Dê um motivo para o leitor continuar no seu blog

Para ler seus conteúdos, o leitor precisa sentir confiança em você. Então, o que ele vai ganhar com o seu blog precisa estar claro desde o princípio. Uma boa dica é começar o assunto falando sobre um problema ou levantando questionamentos que fazem parte do cotidiano dele.

Concentre-se mais nos resultados do que no caminho percorrido ou nas ferramentas utilizadas. Se você é um redator, por exemplo, o leitor está mais interessado em conhecer cases de sucesso do que dezenas de diplomas. Gatilhos mentais são ótimos para criar esse estímulo.

E, por favor, ainda não é a hora de vender. Fale sobre suas certificações, invista em números e apresente o que as pessoas falam sobre você, mas a conversão da página é para convencer seu leitor a devorar seus conteúdos. Por isso, dê tempo para ele amadurecer a ponto de contratar seus serviços.

A “página sobre” é mais que um tópico para falar acerca da sua profissão ou demonstrar suas diversas credenciais. Sua principal estratégia consiste em se conectar com o leitor para levá-lo à decisão de permanecer no seu blog. Então, construa um texto que transmita essa clareza, focando sempre na experiência do seu leitor. Nossas dicas vão ajudá-lo a criar uma página apaixonante!

Que tal deixar de lado o amadorismo e criar um blog do jeito certo? Conheça nosso curso completo de blog pessoal e potencialize seus negócios com essa estratégia!

curso completo do blog pessoalPowered by Rock Convert