Por Raphael Alves

Publicado em 03/10/2019. | Atualizado em 12/09/2019


Produtividade e renda de um redator freelancer são dois fatores diretamente relacionados à sua capacidade de transformar ideias em palavras. Por isso, saber como escrever mais rápido é uma habilidade crucial!

Alguns métodos simples afastam dúvidas comuns sobre como escrever mais rápido, e o melhor: sem perder a qualidade do texto.

Não importa o tema, a produtividade e a renda de um redator freelancer está condiciona à sua capacidade de transformar ideias em palavras. Saber como escrever mais rápido, portanto, é uma preocupação que merece atenção dos profissionais da escrita.

Ao longo de um dia, pode-se escrever 1000, 2000, 3000 ou até mais palavras. Tudo vai depender não só da experiência de quem atua na área, mas também das técnicas aplicadas na rotina de trabalho.

Embora seja verdade que textos bem escritos levam tempo, existem práticas e hábitos que podem fazer você escrever surpreendentemente mais rápido, mantendo o alto padrão de qualidade.

Gostou da ideia? Reunimos 7 dicas para entrar na sua rotina hoje mesmo. Confira logo abaixo!

1. Colete o máximo de referências antes de começar

O domínio sobre o tema faz parte das qualidades da boa escrita, e parte dessa aptidão vem de uma boa pesquisa. Uma busca rigorosa pelas fontes gera insights valiosos na hora de organizar as ideias em palavras, além de menos interrupções.

Mergulhar nas referências deixa você em contato com as palavras-chave envolvidas no universo de um tema. Tudo fica ainda fácil se, antes de coletar as referências, você já está familiarizado com ele.

Vamos dizer que você escreveu uma série de 5 posts sobre marketing. É bem possível que termos como “branding” e “merchandising” não lhe sejam mais tão estranhos.

Ambos carregam significados importantes para o marketing de uma empresa. Certamente, ao escrever o próximo texto dentro dessa área, a sua experiência com os 5 posts influenciará bastante na fluidez da escrita.

Isso significa que a habilidade com a seleção das palavras não só transmite autoridade ao leitor, como contribui bastante para a velocidade da sua escrita.

2. Defina etapas para o seu processo de escrita

Para escrever textos de qualquer natureza, desde artigos científicos a blog posts, o escritor precisa ter um planejamento. Até mesmo quem não tem um passo a passo pré-definido segue um ritual, adquirido com o tempo, em todas as vezes que escreve.

Um bom escritor, por outro lado, deve pensar nas etapas que envolvem a produção de um conteúdo: desde o momento de considerar a divisão dos tópicos, passando pela pesquisa, rascunhos, escrita, até a revisão e formatação.

A ordem das etapas segue a necessidade pessoal de cada escritor, embora tudo deva compor um conjunto coerente e sistemático, de modo que possa tornar o processo de escrita muito mais rápido.

3. Procure escrever de cabeça no primeiro momento

Muitas vezes, os escritores se pegam às referências técnicas que envolvem determinado tema e acabam tornando o processo de escrita maçante e demorado. Usar as suas próprias palavras, no entanto, é o jeito de acelerar a escrita no primeiro momento.

Essa estratégia reforça a importância de uma boa pesquisa: quanto mais molejo com o tema, mais rápida é a escrita do texto. Os argumentos devem sair como vêm à cabeça e só depois devem passar por um filtro.

E quando encontrar dificuldade de preencher a folha em branco, a melhor estratégia é simular uma criança de 8 ou 9 anos contando a história de um filme,”aconteceu isso, depois isso… também aconteceu isso”.

É nesse processo catártico, sem interrupções, que você consegue expor as ideias que organizarão o texto final, acelerando o processo de escrita.

Confira um compilado de conteúdos para te inspirar a produzir textos incríveis! ✍️
Como escrever bem: 39 dicas para começar agora
Título de texto: aprenda a causar a melhor primeira impressão
Como fazer uma introdução perfeita: o guia definitivo
Como fazer uma conclusão perfeita!
Storytelling: tudo sobre a arte de contar histórias inesquecíveis
Textos Argumentativos: veja como trabalhar seus argumentos da melhor maneira
Como fazer uma resenha: o passo a passo definitivo para uma resenha perfeita
Descubra como fazer um resumo de qualidade em 7 passos

4. Não edite e revise enquanto ainda escreve

Talvez o que mais toma o seu tempo não seja a escrita em si, mas a quantidade de revisões e pequenas edições antes de terminar o texto. Já reparou quantas vezes você faz isso?

Essa mania, na verdade, é bem comum. É tentador reler o trecho que acabou de ser redigido, talvez o parágrafo inteiro ou quem sabe todo o conjunto, desde o início, só para ver se tudo ficou conectado.

O problema é que, nesse ritmo, o que parece ser um cuidado se torna um sugador de tempo. Para deixar de fazer isso, é importante colocar na cabeça que todo bom escritor preza pela edição, mas no momento certo.

Resista à tentação, deixe a sua mente trabalhar livremente, exponha toda a bagagem sobre o tema em um primeiro momento.

Escrever novas ideias leva mais tempo que editá-las, mas fazer os dois juntos demora e obstrui a sua criatividade. Se você consegue fazer o mais difícil em tempo hábil, a tendência é que o processo inteiro seja mais rápido.

Não vai soar natural no início, a vontade de reler vai ser grande, mas uma coisa é certa: resistir ao preciosismo e deixar para editar o texto linha por linha só depois de escrevê-lo valerá a pena quando você olhar para o relógio.

5. Antecipe-se e faça as perguntas que o leitor faria

É sempre importante lembrar que o texto é direcionado a uma persona específica, que levantará questões relacionadas às suas características e visão de mundo ao longo da leitura.

Diante desse fato, você precisa questionar o próprio texto a partir do olhar do leitor se quiser escrever mais rápido sem perder o padrão de qualidade.

Isso pode ser feito em vários níveis, desde questionar a falta de uma sigla ou do seu nome por extenso até a falta de uma informação importante para a compreensão e convencimento do leitor.

Vale lembrar que pensar demais na hora de expor as ideias só vai tornar a escrita mecânica e devagar. A postura de autocrítica é valiosa no momento de reler o texto e fazer os acréscimos necessários.

6. Elimine todo tipo de distração

Notificações, chamadas e toques de mensagem funcionam como gatilhos perigosos para a procrastinação. Essa preocupação só aumenta quando falamos de escrever conteúdo para web, processo em que o redator está vulnerável a todo tipo de distração vinda da internet.

Diante desse fato, cabe ao escritor organizar o seu espaço físico, de modo que consiga manter o foco para acelerar o processo de escrita (colocar o celular para vibrar, desligar os eletrônicos, resolver pendências etc), e se proteger das distrações no espaço digital.

Para a segunda tarefa, além de alertar para a necessidade de sair de redes sociais antes de começar o trabalho, deixamos a sugestão de plataformas que permitem uma imersão tão grande quanto possível na escrita, sem anúncios ou notificações: o Quip e o Google Doc.

Trata-se de duas interfaces gratuitas que oferecem todos os instrumentos necessários para o escritor editar, revisar, salvar e compartilhar seus trabalhos.

7. Torne o processo de escrita uma rotina

A facilidade com as palavras e o olhar analítico de um escritor passam a ser características marcantes quando o processo de escrita adentra à rotina. Isso significa que escrever é uma arte que também se aperfeiçoa com o tempo, conforme vai sendo praticada.

Atuando ou não diariamente na carreira de escritor freelancer, é possível criar uma rotina para o seu processo de escrita.

Esse cuidado envolve definir o período do dia em que você está como mais disposição para o trabalho, quantas horas dedicará a tal tarefa, quais serão as metas financeiras (diárias, semanais e/ou mensais), entre outras medidas pensadas no seu planejamento.

Saber como escrever mais rápido engloba uma série de habilidades e competências que também influenciam a qualidade do seu texto. No final das contas, ao colocar as nossas 7 dicas em prática, você não apenas aumenta a sua produtividade, como também se torna um escritor freelancer muito mais completo.

Lembre-se de que a escrita é uma habilidade em constante evolução. Para acelerar o seu progresso, confira essa lista com mais de 100 aplicativos e ferramentas para facilitar a sua vida!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto