como escrever em qualquer lugar

Como escrever em qualquer lugar com 9 dicas

Para você, quais são as maiores vantagens da vida de freelancer? Escrever em qualquer lugar é uma delas sem dúvida. Confira como fazer isso de fato!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Se você é um produtor de conteúdo, com certeza, já passou por algumas distrações que podem ter impedido de seguir com o trabalho da forma como gostaria, não é mesmo? A partir desse cenário, é importante dizer que se distrair é algo comum e acontece com todo mundo, ou seja, você não precisa se sentir culpado.

Por outro lado, é preciso ter em mente que a distração não é você. Portanto, é necessário compreendê-la, de forma a lidar com a situação da melhor forma possível.

O ideal é adotar um comportamento para você se blindar de qualquer coisa que impeça o pleno desenvolvimento dos seus jobs.

Neste texto, vamos trazer 9 dicas com noções básicas sobre como escrever em qualquer lugar, ainda que em espaços abertos e movimentados. Vamos em frente?

1. Deixe o editor que existe dentro de você em off

Escrever não é algo fácil e você sabe disso, certo? Então, para você se tornar um excelente redator, é necessário tempo e prática.

Por isso, deixe o perfeccionismo de lado e concentre-se para o seu trabalho fluir. Imagine o editor que existe dentro de você de verdade. Em seguida, coloque-o dentro de uma caixa e guarde-a dentro do guarda-roupa e pronto. Você está livre para trabalhar sem aquela voz chata dizendo que você não é bom o suficiente para realizar trabalhos brilhantes.

2. Declare guerra às distrações

Nesse caso, infelizmente, vilões não faltam e eles podem ser o smartphone, as notificações das redes sociais, a reforma no apartamento do vizinho, seu cachorro, as tarefas domésticas e tantos outros. Lembre-se, no entanto, de que você é que está no comando.

Uma ótima ideia é colocar fones de ouvidos e você nem precisa ouvir música — no mercado, tem alguns modelos que abafam o som externo e podem fazer toda diferença a favor da sua produtividade. Uma alternativa aos fones são os abafadores de ruídos, vendidos em farmácias.

3. Tenha uma meta diária

Sabe aquela história de que, se você não sabe aonde quer ir, qualquer lugar serve? Ela é a mais pura verdade. Quando você tem uma meta diária clara, acaba ficando mais forte mental, física e emocionalmente. Se for o caso, mude seus hábitos e acorde mais cedo do que a maioria das pessoas.

Um exemplo interessante é um grupo de pessoas que acorda às 5h a.m., que são unânimes em afirmar que entre esse horário até às 8h é um período perfeito para produzir com eficiência, pois está todo mundo dormindo e você não receberá e-mails ou mensagens no Whatsapp.

4. Trabalhe em blocos de tempo

Uma ótima ideia é usar um cronômetro para você fazer pequenas pausas, em torno de 5 minutos, no decorrer da sua produção. Esses intervalos deixam seu cérebro muito mais focado na tarefa, mas cuidado para não entrar nas redes sociais e se perder por lá, tudo bem?

O ideal é que você faça alguns exercícios de respiração profunda, alongue o corpo ou levante para buscar um copo d’água. Se não gostar do cronômetro, pode usar a técnica Pomodoro — é possível baixá-la em um aplicativo ou usar no desktop.

5. Crie uma ponte entre as suas tarefas

Ter um dia produtivo é sinônimo de dormir com aquela boa sensação de dever cumprido, não é verdade? Se você conseguiu isso em um dia, por que não conseguir no outro? Tente, portanto, manter o mesmo ritmo, de forma que a alta performance se transforme em uma rotina no seu dia a dia como produtor de conteúdo.

Tenha sempre uma lista de afazeres — pode usar aplicativos como todoist, Wunderlist ou Evernote —, depois faça uma análise do que foi feito. Em seguida, crie uma nova lista, com base nas suas tarefas diárias.

6. Mantenha o ambiente organizado

Se você é um típico bagunceiro, tente deixar essa personalidade para trás. Um quarto desorganizado, com tudo fora do lugar, faz com que a mente fique mais vulnerável às distrações. A bagunça atrai, consciente e inconsciente, sua atenção e, assim, desvia seu foco, impedindo-o de concentrar todos os esforços nas prioridades.

Outra questão muito importante é o conforto. Certifique-se, por exemplo, de que o espaço é climatizado, bem iluminado e conte com uma cadeira que ajude a se desenvolver no trabalho de forma eficiente.

7. Pense nas recompensas

Motivação nada mais é do que a união para as palavras motivo à ação. Portanto, é interessante determinar motivos fortes para realizar seus jobs. Você pode se recompensar com uma simples xícara de café depois de terminar um trabalho, por exemplo. Ou, então, pode se dar ao luxo de ir a um rodízio que você é apaixonado.

O importante é que você crie âncoras e ferramentas que lhe permitem produzir da melhor forma possível.

8. Se conheça e entenda seus horários mais produtivos

Tem gente — como a turma que acorda às 5h a.m. — que prefere produzir pela manhã, enquanto outros optam pela noite. Faça testes e descubra quais são os horários nos quais você consegue ser mais produtivo.

Saiba que se concentrar de verdade pode fazer verdadeiros milagres a favor da produtividade. Caso você trabalhe por 90 minutos e se dá pequenos intervalos de 10 minutos, por exemplo, é um sinal de que está atingindo estados de flow. Entenda os momentos que você funciona melhor e concentre seus esforços neles.

9. Pratique todos os dias

Como já destacamos neste artigo, para se chegar a um alto nível em relação à produção de conteúdo, é preciso praticar todos os dias. Aos poucos, os resultados acontecerão e você ficará cada vez mais animado.

Escrever continuamente será essencial para que seja cada vez mais veloz. Mais uma vez, vale a pena fazer apostas. Desafie um amigo a escrever um texto de mil palavras. Quem perder, paga um almoço.

O que achou dessas dicas sobre como escrever em qualquer lugar? Apesar de a produção de conteúdo não ser algo fácil, está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Não existem receitas prontas, tampouco fórmulas mágicas. Por isso, você deve encontrar as estratégias e as ferramentas que mais combinam com seu perfil. Testando nossas dicas, você se conhecerá melhor e com certeza realizará trabalhos cada vez mais excelentes.

Agora, é com você! Antes, porém, recomendamos que baixe nosso e-book, que será essencial para você se posicionar como o freela de produção conteúdo mais disputado do pedaço.

Trabalho Freelancer