Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 04/06/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Quer atingir níveis avançados de escrita? Conheça técnicas que vão prevenir erros, despertar a sua criatividade e caprichar nos detalhes.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Escrever é parte da nossa rotina desde que somos alfabetizados até a vida profissional. Dia a dia também somos impelidos a nos expressar de maneira clara e objetiva por meio das palavras — é isso o que fazemos em aplicativos como o WhatsApp, não é mesmo?

Bom, para nós, da área de produção de conteúdo, encontrar esse lugar de expressão na escrita pode ser um pouco mais fácil, mas, acredite: a tarefa profissional está longe de ficar ilesa dos errinhos de redação. Mas você sabe como evitá-los?

Te mostramos agora um guia prático sobre como escrever corretamente em todas as suas redações para web. Quer ver? Desce o cursor!

1. Leia em voz alta

A leitura em voz alta aumenta as chances de você detectar possíveis erros de concordância, assim como palavras que estão faltando para uma melhor coesão textual, por exemplo. Ao escutar o texto, ainda que seja na sua própria voz, fica mais fácil perceber as incoerências na sua construção.

E, cá entre nós, sabemos que erros graves têm grandes chances de acontecer mais por falta de atenção do que por falta de competência, não é? Então, essa é uma dica que pode salvar seu nome como produtor de conteúdo no mercado!

2. Descanse 10 minutos

Em um primeiro momento, pode soar estranho indicar que você descanse em um texto que é sobre como escreve corretamente. Mas explicamos: é fundamental colocar a atenção em outra atividade por, pelo menos, 10 minutos até que sua mente descanse. Só assim você consegue enxergar o texto com novos olhares, observando cada palavra e cada frase.

Os erros podem passar despercebidos quando você passa muito tempo trabalhando em atividades que requerem esforço mental, como a da escrita. Logo, dar uma pausa antes de ler seu texto em voz alta é uma boa pedida quando se trata de produção de conteúdo profissional.

3. Utilize um corretor ortográfico

Ok, você já está lendo seu texto em voz alta e já está descansado antes de revisá-lo novamente. Ok, você não percebeu nenhum erro no seu texto. Ok, ele ainda não está pronto para ser enviado. É, caro colega, às vezes o nosso bom português prega boas peças em nós, redatores. Felizmente, podemos contar com a ajuda da tecnologia para a revisão ortográfica do texto.

A dica é, em vez de produzir seu conteúdo em bloco de notas, por exemplo, utilize o Microsoft Word ou outro editor de texto semelhante para redigir. O programa faz correções automáticas de textos e pode te ajudar a não deixar passar nenhum erro gramatical grave.

Mas atenção! Não confie completamente nessa ferramenta, pois, vez ou outra, a correção automática não fica adequada para o seu contexto. Máquinas nunca serão humanos, então, esteja atento!

Outra sugestão é contar com as diversas ferramentas online e gratuitas que também podem te ajudar nessa missão de correções textuais.

Guia definitivo do texto perfeito: do brainstorm às técnicas de persuasão

4. Utilize sinônimos

Em um bom texto, é ideal que a repetição de palavras seja evitada. Afinal, ler texto com palavras repetidas diminui a qualidade de compreensão do texto. Então, por que usar as mesmas palavras se há uma infinidade de outras palavras para dizer a mesma coisa?

Conseguiu perceber na prática por que não fazer isso? Além de evitar essas repetições desnecessárias — e, convenhamos, chatas —, utilizar sinônimos é uma prática que pode te ajudar a adequar a linguagem do texto à persona com quem deseja falar.

Ah, com os sinônimos dá também para fugir de termos que estão sendo muito usados. No texto é fundamental sair do lugar comum para chamar a atenção do leitor.

5. Encontre sua voz

Apesar de a internet ser um ambiente descontraído e multifacetado, a linguagem utilizada para a produção de conteúdo no marketing digital de empresas deve estar de acordo com o público-alvo determinado pela estratégia. Então, antes de começar a escrever o texto, é imprescindível encontrar a “voz” ideal para se comunicar com aquela persona.

Se você está lidando diretamente com o cliente, é interessante buscar informações com ele sobre quem será a pessoa que vai ler o seu texto. Nesses casos, é fundamental criar personas para construção ideal de diálogos.

Afinal, não adianta ter o texto ortograficamente correto se ele não será devidamente recebido e lido pela audiência com quem quer se comunicar. Fique atento também para as técnicas de  copywriting, indispensáveis quando se trata de estratégias do marketing de conteúdo.

6. Seja claro e objetivo

Seja no conteúdo mais curto ou extenso, seja em conteúdo para tutorial ou para e-books, o tamanho ideal de texto será aquele que entregar conteúdo de valor para seu cliente. Não adianta encher linguiça, utilizar 20 palavras para dizer aquilo que poderia ter dito em 5 nem mesmo repetir informações apenas para aumentar o número de palavras.

A ideia da produção de conteúdo para web é manter a audiência engajada com o tema que você estiver escrevendo. Portanto, a clareza e a objetividade textual são bons aliados para redatores que desejam passar confiança e autoridade em determinado assunto para seus clientes. Como conseguir essas duas características é a nossa próxima dica!

7. Leia bastante e pratique a escrita

A sugestão para desenvolver melhores textos profissionalmente é ler bastante. Pode começar com seus autores e temas favoritos: observe as construções das frases, o vocabulário, as linguagens distintas, etc.

E como nem só de teoria se vive a vida, pratique a escrita. À medida que a leitura se torna frequente, sua criatividade na hora de deslocar os pensamentos até a ponta dos dedos deverá acontecer com mais naturalidade. Além disso, outra dica é dedicar um tempo ao estudo das técnicas sobre como escrever corretamente para web.

Já deu pra perceber que há diversas técnicas e dicas sobre como escrever corretamente, certo? A ideia é que você esteja sempre engajado na busca de informações e no exercício da escrita para, cada dia mais, dominar a habilidade.

Na Rock Content, por exemplo, há um treinamento gratuito com emissão de certificado para produção de conteúdo. Desenvolver essa habilidade representa o caminho mais certeiro para a jornada de redator freelancer!

Você também deseja experimentar o trabalho de escrever para o blog Comunidade Rock Content e ainda receber por isso? Faça parte do nosso time!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *