Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 21/01/2020. | Atualizado em 21/01/2020


Quer entender como escolher a pós-graduação que vai te ajudar a crescer na carreira? Confira esse passo a passo!

Acho que você já está cansado de escutar aquela história de que o mercado de trabalho é concorrido e que seu currículo será apenas mais um na mão dos recrutadores. Mas será que precisa ser assim?

A disputa é realmente acirrada pelas melhores vagas de emprego, porém, com planejamento e dedicação, você consegue se dar bem na carreira. É preciso correr atrás, buscando novas qualificações, como uma especialização ou um MBA (Master of Business Administration).

Contudo, como escolher uma pós? Se você quer dar um up na sua vida profissional, deve analisar alguns pontos antes de fazer a matrícula nesse tipo de curso. Para ajudar você, preparamos este passo a passo. Confira!

Saiba quando é o melhor momento

É importante refletir sobre o melhor momento para você fazer sua pós-graduação. Por isso, verifique sua disponibilidade para assistir às aulas, estudar e fazer os trabalhos acadêmicos.

Se estiver envolvido em um projeto no seu trabalho que toma muito tempo da sua rotina, por exemplo, talvez seja melhor finalizá-lo antes de começar uma qualificação.

Agora, se você sente que precisa, com urgência, valorizar o currículo para conquistar uma boa oportunidade de trabalho, não perca tempo e comece a pesquisar sobre o curso de especialização ideal para você.

Defina os seus objetivos

Se você busca dicas de como escolher uma pós, saiba que é necessário entender qual é o seu momento de carreira e o que espera para daqui 1, 3 ou 5 anos. Você sonha em trabalhar em uma multinacional ou em empreender? Se já tem um negócio próprio, projeta qual crescimento para sua empresa? Tem a intenção de ser promovido na companhia onde atua? Ou busca um caminho totalmente diferente, como um cargo público?

Ao descobrir o que você deseja para sua vida profissional, fica mais fácil definir quais cursos e quais áreas são os mais adequados para que você atinja seus objetivos. É importante entender como funciona uma pós-graduação: se você quer subir de cargo na empresa em que trabalha, por exemplo, pode buscar uma especialização ou MBA que atenda aos requisitos para essa promoção.

Entenda as diferenças entre os cursos

Não basta apenas querer fazer uma pós-graduação, é preciso escolher o curso que mais se encaixa em seu perfil e expectativas profissionais. Acompanhe os tipos de pós-graduação e suas características para fazer a melhor escolha.

Pós-graduação lato sensu

São formações direcionadas para atuação no mercado de trabalho. É o caso da especialização e do MBA, que têm duração mínima de 360 horas. Ambos apresentam uma grade curricular que mescla disciplinas teóricas e práticas, o que pode incluir aulas em laboratório e estudos de caso, dependendo do curso. A diferença é que o MBA tem um viés mais voltado para a área de gestão.

Na pós lato sensu, a ideia é que o aluno adquira o conhecimento e competências específicos de um segmento profissional. Se você é da área do Direito, por exemplo, pode se especializar em Direito Desportivo.

Pós-graduação stricto sensu

Já a stricto sensu é representada pelo mestrado e doutorado, com duração que varia de 2 a 4 anos, dependendo do curso. É a opção para o profissional que pretende se tornar professor e pesquisador universitário, já que é uma qualificação direcionada para o campo científico.

Muita gente fica na dúvida entre a pós ou mestrado, considerando a pós como os cursos de especialização e MBA. A escolha vai depender de qual caminho você quer seguir. Se gosta de dar aulas e de pesquisar, ter o título de mestre e depois de doutor é a melhor escolha. Já se você visa ao mercado de trabalho, o indicado são os cursos de pós lato sensu.

Pesquise muito sobre os temas

Você sabe das vantagens de fazer pós-graduação, não é mesmo? Então, depois de definir o tipo de curso, chega a hora de escolher qual área vai seguir.

A exigência para fazer uma pós é ter o diploma de graduação apenas. Mas isso não quer dizer que basta escolher qualquer segmento para valorizar o currículo. É necessário pesquisar bastante os temas que têm relação com sua área de formação.

Dessa maneira, você que já tem uma bagagem de conhecimento mais geral adquirida na faculdade, ganha as noções e habilidades específicas de um nicho profissional.

Nessa hora, vale pesquisar os segmentos da sua área que mais se encaixam em seus objetivos de carreira e também aqueles que são tendência e que podem funcionar como uma atualização.

Se necessário, converse com pessoas que já atuam no ramo que você pretende se especializar e entenda melhor como é a rotina de trabalho, desafios, perspectivas de crescimento, entre outros pontos.

Procure por uma instituição de referência

Como escolher uma pós? Além de definir o tipo de curso e área que quer cursar, é necessário procurar uma instituição de ensino de referência. Verifique, em primeiro lugar, se ela tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso em questão.

Analise também a infraestrutura, mesmo na pós a distância, e o suporte que o aluno recebe no decorrer do curso. Se possível, converse com ex-alunos e descubra mais sobre a metodologia aplicada e como o curso fez diferença para o crescimento profissional deles. Você pode encontrar essas pessoas em grupos nas redes sociais, por exemplo.

Avalie a grade curricular

O que você espera do curso? Muita gente começa uma pós e se frustra, pois não se adapta ao conteúdo do curso. Para que isso não ocorra com você, vale dedicar um tempinho para analisar a grade curricular. Assim você descobre os assuntos que serão abordados e verifica se eles atendem as suas expectativas.

Pesquise sobre o corpo docente

Além da matriz curricular, pesquise sobre a qualidade do corpo docente. É importante que eles tenham experiência acadêmica e profissional para que as aulas sejam consistentes. Sem contar que fazer uma pós é uma oportunidade para ampliar seu networking, incluindo também os professores em sua rede de contatos profissional.

Planeje-se financeiramente

Um dos conselhos para quem quer saber como escolher uma pós é verificar os valores das mensalidades para que você possa se programar financeiramente. Desse modo, dá para fazer o curso sem ficar com o orçamento muito apertado e também sem correr o risco de não concluir a qualificação.

Se essa questão preocupa você, uma boa opção é optar pelos cursos de pós a distância, que têm mensalidades mais em conta que as versões presenciais. Nesse caso, você também economiza com os deslocamentos até a instituição de ensino, pois estuda de onde quiser.

Escolha a modalidade que mais combina com você

Por último, pesquise também sobre as modalidades de ensino. Hoje, com a tecnologia, você pode fazer uma pós de qualidade online. Você decide quais são os horários mais convenientes e não precisa alterar toda a sua rotina para conseguir estudar. Dá, inclusive, para conciliar seu trabalho com o curso. E o melhor é que há cursos de várias áreas nesse formato.

Agora você já sabe como escolher uma pós e pode se programar para valorizar seu currículo e ascender na carreira. A dica é pesquisar muito para encontrar o curso ideal para você.

Ficou interessado em estudar na modalidade online? Então descubra tudo sobre a pós-graduação a distância!

Posts populares com esse assunto