Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 18/09/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Quer saber como baixar vetores de excelente qualidade? Aprenda agora como procurar opções gratuitas e pagas em sites como: Freepik, Pixabay, Depositphotos, Vexels, BrandEPS, Drylcons, Vecteezy e muitos outros!

Todos os dias você vê imagens diferentes ao seu redor, seja na internet, em outdoors ou livros.

Essas imagens têm um papel importante e, como designer, você está ciente dele: informar uma mensagem à sua audiência. Por isso mesmo, a escolha das imagens é um fator muito relevante em conteúdos web. É aí que entram os vetores.

Vetores são tipos de imagens digitais feitos de linhas e pontos interconectados que são definidos em termos de altura, curvatura, razão e proporção. Ou, em outras palavras, é uma imagem que pode ficar de qualquer tamanho.

Por causa disso, você pode aumentar ou diminuir um vetor em qualquer proporção sem perder qualidade. Assim, eles podem ser usados para compor qualquer tipo de imagem!

Hoje você vai entender o que são vetores, quais os benefícios de utilizá-los, como editá-los em programas de design como o Adobe Illustrator e o Inkscape, além de lugares onde encontrá-los na internet.

Então, o que está esperando? Me acompanhe na leitura deste texto!

O que são vetores em design?

É normal começar um projeto de design pedindo ao seu cliente uma coisa: vetores. Eles podem ser a logo de uma empresa, grafismos ou ilustrações institucionais.

Mas uma coisa é certa: vetores sempre estarão presentes nos projetos de design.

Não é difícil entender o porquê. Existem dois tipos principais de imagens eletrônicas que podem ser utilizadas por profissionais das artes gráficas: os vetores e as imagens ráster. Ambas muito diferentes entre si.

Vetores são criados com um pano de fundo de fórmulas matemáticas. Isso, que inicialmente pode parecer complexo demais, é essencial para que o vetor tenha sua principal característica: mesmo que preenchido com cores, gradientes, padrões ou qualquer atributo em particular ele pode ser dimensionado infinitamente.

Já as imagens ráster são diferentes. Por serem baseadas em pixel — a menor unidade de medida da computaçã — o que consiste basicamente em pequenos quadradinhos de cor, esses arquivos não têm a mesma flexibilidade.

Por isso, para aplicações em que um tamanho pode variar, como a de uma logo, o ideal é obter um arquivo em vetor. Ele ficará tão bem num pequeno cartão de visita e numa grande placa de rua e conseguirá fazer tudo isso sem comprometer a performance do seu computador.

Afinal, ao contrário das imagens ráster, vetores são muito leves e extremamente portáteis.

Mas estes não são os únicos benefícios de utilizá-los. Conheça mais alguns deles a seguir.

Por que eles são usados?

O primeiro e principal motivo para se utilizar vetores é essa flexibilidade que já mencionamos no tópico anterior. O fato de se poder escalar esses desenhos para todos os tamanhos e proporções, sem a perda de sua resolução, é o que faz do formato um verdadeiro campeão entre designers e outros profissionais gráficos.

Sempre que você tiver um projeto que terá de mudar de tamanho no futuro, o ideal é usar vetores durante sua concepção. Assim, na hora de fazer as adaptações necessárias não haverá dor de cabeça!

Entretanto, este não é o único grande motivo para se utilizar vetores. Eles são também muito fáceis de se criar e editar, outra razão para sua popularidade. Usando ferramentas como o Freehand, Corel, o Inkscape ou o Illustrator é muito simples expressar a sua criatividade. E não se corre o risco de ver distorções em uma imagem.

Quando você amplia demais uma foto, o que acontece é que seus pixels “estouram”. Eles ficam maiores do que deveriam ser e, consequentemente, perdem resolução. Com um vetor isso nunca acontece, pois não há pixels para escalar.

Editar vetores é também mais prazeroso do que editar imagens ráster, já que todos os componentes de uma imagem podem ser individualmente manipulados da forma como você preferir.

Isso significa que mudanças não farão com que você tenha de refazer todo o seu layout, uma excelente maneira de poupar tempo no seu dia a dia já corrido.

Por último, vetores são ótimos quando impressos. Pelo mesmo motivo que eles não “estouram” ao longo de sua manipulação, ou seja, pela ausência de pixels, vetores resultam em impressões mais vivas e nítidas.

Quais são os formatos de vetores?

Há uma porção de arquivos em vetor por aí, mas os mais comuns são o .ai, o .eps, o .pdf e o .svg.

Dentre esses formatos, apenas o .ai é proprietário, ou seja, está atrelado a uma única plataforma (o Adobe Illustrator).

Todos os demais tipos de arquivos podem ser abertos em qualquer editor de desenhos vetoriais que você tenha em mãos.

Como editar vetores em programas de design?

Editar vetores é muito simples a partir do momento que você ganha alguma experiência com uma ferramenta de design vetorial, como o Adobe Illustrator ou o Inkscape. Essas ferramentas são o que permitirão que você visualize e manipule todos os arquivos de vetores baixados nos sites recomendados por este artigo.

Na maioria dos casos, o que acontece é o seguinte: desenhos vetoriais são organizados em camadas, então quando você faz download deles pode editá-los com facilidade.

Você encontrará em cada um pelo menos duas camadas, a de plano de fundo, onde será colocada a cor ou textura que dará suporte ao seu vetor e uma camada principal, onde estará localizado o desenho em si.

Uma ou ambas as camadas podem estar protegidas, o que significa que você terá de clicar no ícone que se assemelha a um cadeado em seu editor de imagens. Feito isso você estará pronto para editar aquela camada específica.

Para mudar as cores ou os formatos de um elemento, basta usar a Direct Selection Tool, que pode ser encontrada no Illustrator utilizando o atalho (A). Ao clicar em uma parte do desenho ela será selecionada e estará pronta para edição.

A partir daí você poderá mudar sua cor ou traçado conforme desejar, selecionando seus pontos âncora. Você também poderá fazer um monte de transformações com a forma selecionada, como mover, rodar, refletir ou mudar sua escala de acordo com a sua necessidade.

Quando terminar sua edição, não se esqueça de salvar um novo arquivo, clicando nas teclas Ctrl + Shift + S.

Como buscar vetores em sites?

Um recurso muito bacana que existe para auxiliar designers na sua jornada de criação é a compra de vetores prontos. Desenhos e figuras podem ser baixados da internet para facilitar o seu trabalho e acelerar a velocidade com que você faz suas entregas.

Existem alguns sites específicos para isso, como o Freepik, o Pixabay, o DepositPhotos e o ShutterStock. Abaixo você confere o procedimento para encontrar desenhos vetoriais em cada um destes websites.

Freepik

Entre no Freepik.com, digite o termo mais próximo da sua escolha e clique em “Browse Popular Vectors”. Ele abrirá uma página com os resultados, na qual é possível filtrá-los por mais popular, mais baixado ou mais novo. Boa parte dos vetores são gratuitos, mas alguns são recursos premium.

Pixabay

Para encontrar vetores no Pixabay o processo é bastante parecido com o que você fez no site anterior. Você abrirá a página inicial, digitará o termo de sua escolha e no menu lateral à busca selecionará “Vector Graphics” antes de clicar no botão da lupa.

O site oferece mais opções de filtragem do que seu concorrente Freepik, permitindo que você liste por tamanho, cor ou categoria.

DepositPhotos

No DepositPhotos o processo também é parecido com o dos demais websites. Escolha um termo de pesquisa, como “orange” (laranja) e selecione “Vectors”.

ShutterStock

ShutterStock segue o mesmo procedimento, com um grande diferencial. Você pode selecionar um termo de pesquisa e buscar por “Vectors”, clicando no botão vermelho da lupa ou fazer upload de uma imagem e buscar vetores semelhantes a ela, clicando no ícone da câmera.

Onde encontrar os melhores vetores grátis?

Há também muitos websites que entregam desenhos vetoriais gratuitamente. Selecionamos alguns dos melhores deles para que você adicione aos seus favoritos.

Vexels

Até pouco tempo atrás ele se chamava VectorOpenStock. O Vexels tem um monte de categoriais de vetores gráficos, organizados de forma simples. Seu grande diferencial, entretanto, é a ferramenta que permite que você edite um vetor online (direto de seu navegador) e customize suas cores e elementos, para que ele esteja pronto assim que você clicar em baixar.

BrandEPS

Já precisou de uma marca para fazer um mockup e não a encontrou? O BrandEPS planeja resolver isso, com sua biblioteca com mais de 9000 arquivos de logos de diversos empreendimentos ao redor do mundo.

DryIcons

Como o próprio nome indica, DryIcons é um site para o desenvolvimento de icones que distribui vários deles gratuitamente, sob uma licença Creative Commons. Você pode utilizá-los em seus designs e templates web gratuitamente e fazer o download de tantos quanto quiser.

Vecteezy

Um site muito popular, Vecteezy tem um monte de artes para todo o tipo de ocasião que você puder imaginar. Entretanto, nem sempre na melhor qualidade possível. Mas com uma boa pesquisa é possível encontrar grandes pérolas neste website que vão dar um upgrade e tanto nos seus layouts.

Onde encontrar vetores com bom custo/benefício?

Vetores com bom custo/benefício podem ser encontrados em alguns sites específicos, que vendem pacotes deles com grandes descontos ou créditos mais baratos. Conheça alguns a seguir.

Vectorfresh

O Vectorfresh é um ótimo site de vetores que funciona diferentemente dos demais citados aqui. Em vez de cobrar por cada vetor, ele cobra uma assinatura que dá direito a um desconto de até 55% no preço de seus vetores. Dá para baixar cada arquivo do site por menos de quatro centavos de dólar.

Graphicriver

O Graphicriver é um dos poucos sites de venda de vetores na internet que tem a opção “sort by price”, fazendo dele um ótimo lugar para encontrar os vetores mais incríveis por preços mais acessíveis.

iStockPhotos

Com uma coleção de vetores de alta qualidade, o iStockPhotos tem ótimos preços se comparado com a competição. Embora ele não ofereça planos de longo prazo, como o VectorFresh, dá para fazer download de imagens por cerca de 1 crédito.

Gostou deste guia sobre vetores? Então você vai adorar ser um freelancer da Rock Content! Aqui, estamos sempre preocupados em produzir materiais incríveis para ajudá-lo a se tornar cada vez melhor na sua profissão. Faça o seu cadastro agora mesmo e seja um diagramador de ebooks em nossa Plataforma!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *