Por Letícia Abrantes

Futura publicitária e sagitariana. Acredito que melhores coisas do mundo são: unicórnios, amor e bom humor.

Publicado em 10/10/2016. | Atualizado em 28/07/2017


Powered by Rock ConvertPara um redator freelancer, usar o marketing de conteúdo como estratégia de divulgação do seu trabalho é umas das formas mais certeiras de mostrar a qualidade do seu serviço. Todo cuidado é pouco quando usamos a internet para atrair visitantes para um blog. O mundo online é cheio de informações que disputam […]

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Para um redator freelancer, usar o marketing de conteúdo como estratégia de divulgação do seu trabalho é umas das formas mais certeiras de mostrar a qualidade do seu serviço.

Todo cuidado é pouco quando usamos a internet para atrair visitantes para um blog. O mundo online é cheio de informações que disputam pela a atenção do usuário o tempo inteiro.

Para ter um blog de sucesso é preciso fazer uma boa divulgação — além de, claro, oferecer um bom conteúdo. Neste artigo vamos te ajudar a alavancar a visibilidade do seu trabalho!

Mas como seria a maneira ideal de divulgar um blog? Selecionamos as melhores ideias para te ajudar a chegar até sua persona da maneira correta. Confira 🙂

Como divulgar meu blog? Veja as melhores práticas de divulgação!

Veja a seguir dicas de divulgação que você deve começar a aplicar hoje mesmo.

Otimize seu conteúdo

Este é o ponto mais importante para levar os visitantes certos até você.

Usar o SEO a seu favor significa adquirir um tráfego orgânico, ou seja: o público vai até o seu blog porque você tem um conteúdo de qualidade, otimizado e valorizado no rankeamento das buscas do Google.

Fique atento às práticas de otimização de SEO do seu conteúdo. Quanto mais otimizado for o seu artigo, mais chances de aparecer dentre os primeiros resultados de busca ele terá, aumentando a possibilidade de cliques para o seu blog.

Para saber mais sobre cada passo da otimização, confira este post!

Deixe comentários — pertinentes — em outros blogs

Deixar comentários em blogs que tratem do mesmo segmento que o seu pode ser uma boa estratégia de divulgação, mas existem alguns pontos de atenção.

Pode acreditar que essa é uma estratégia muito usada e, se for feita da maneira correta, todo mundo sai ganhando com ela.

Contudo, cuidado para não se tornar desagradável e acabar sendo marcado como spam! É interessante que você entre na discussão sobre o assunto e mostre que também tem muito a acrescentar sobre aquilo.

Comentários como “Boa tarde, acessem o meu blog -endereço do blog-” não acrescentam nada para o leitor que está ali lendo os comentários, nem transmite credibilidade. Por isso é importante fazer comentários pertinentes!

Faça links internos

Os links são ferramentas poderosas e por isso devem ser usadas sempre a seu favor.

Aproveite os conteúdos novos para colocar links para os mais antigos e vice e versa. Fazer o uso de links vai fazer com que as pessoas fiquem por mais tempo dentro do seu site — além de fazer parte da estratégia de SEO.

Usar link building mostra para os seus leitores que o seu blog é completo e pode responder várias dúvidas sobre um determinado assunto.

Entre em contato com suas referências

Já que estamos falando de links internos, sempre que você citar algum outro site ou blog nos seus artigos, entre em contato com os responsáveis por ele e conte que você o utilizou como referência!

Com essa atitude nasce a possibilidade de divulgação do seu conteúdo. Os responsáveis pelo blog citado podem divulgar para os leitores deles, nas redes sociais ou por outros meios, o link original do seu artigo.

Caso você faça referência à alguma pessoa influente na internet, também entre em contato com ela. Nem sempre essa estratégia de divulgação vai dar certo, mas ela é de certa forma uma maneira de abrir portas para futuras parcerias.

Fale sobre os seus casos de sucesso

Se você é um freelancer e já ajudou alguns clientes a ganharem visibilidade online com os conteúdos que você produziu, é hora de mostrar para o seus leitores a sua capacidade!

Entre em contato com estes clientes e converse sobre como o seu serviço fez a diferença durante a estratégia de marketing de conteúdo para aquele negócio. Em seguida, escreva sobre estes casos de sucesso e aumente a sua relevância para seus possíveis futuros clientes.

Isso vai te ajudar a ganhar autoridade e, possivelmente, o seu cliente de sucesso vai compartilhar nas redes sociais dele. Isso vai te ajudar a não só conseguir aumentar a sua base de clientes, mas também a trazer um público diferente para o seu blog.

Use guest posts a seu favor

Uma ótima forma de divulgação são os guest posts. Essa estratégia nada mais é do que divulgar seus conteúdos autorais em outros sites.

Geralmente é negociado uma troca de posts, sendo assim, todo mundo sai ganhando. Ter o seu conteúdo divulgado em outro blog vai fazer com que o público dele vá para o seu e vice-versa.

Aproveite este momento para linkar os posts mais relevantes e mais bem colocados nas buscas do Google do seu blog. É uma ótima oportunidade de aumentar a sua autoridade, mostrando para um público que ainda não é seu que você domina sobre o assunto e que pode ajudar a todos a adquirirem mais conhecimento sobre ele.

Procure parceiros que não sejam concorrentes diretos do seu blog mas que tratem de assuntos semelhantes, visando buscar a persona que vai se interessar pelo o que você fala.

Faça das redes sociais suas melhores amigas

Estamos cada vez mais imersos nas redes sociais e, por isso, devemos usá-las a nosso favor.

Crie uma página do seu blog nas redes sociais em que a sua persona se encontra mais presente. Divulgue todas as suas postagens de uma forma que atraia a atenção do leitor..

Crie chamadas criativas e utilize as possibilidades de linguagem a seu favor. Por exemplo, o Twitter permite algo mais descontraído e objetivo, enquanto o Facebook traz uma possibilidade de chamadas maiores.

Não se prenda a apenas divulgação de conteúdos seus. Compartilhar links de blogs parceiros ou de sites com grande relevância no assunto é uma maneira de cativar seus seguidores. Utilize as redes sociais como uma forma de aproximar da sua persona o e isso com certeza vai fidelizar seus leitores 🙂

Crie contato com sites que linkam para os seus concorrentes

Fique de olho em sites que divulgam links de seus concorrentes! Aí se encontra a possibilidade de conseguir também links para o seu blog.

Este caso não se trata de um guest post, mas sim de fazer com que outros sites utilizem o seu conteúdo como referência e leve leitores para o seu blog.

Para te ajudar a encontrar estes sites, use a ferramenta Open Site Explorer.

Receba links de sites educacionais

Uma forma de ganhar autoridade no Google e consequentemente aparecer nos melhores lugares quando uma busca for realizada, é conseguir links de sites educacionais.

O sistema vai funcionar como um Guest Post porém, o seu conteúdo precisa estar muito alinhado com o que as instituições oferecem. Geralmente vai se tratar de universidades ou coisas do gênero.

Não basta ser qualquer site educacional, lembre-se a ideia é atrair leitores para o seu blog através da divulgação, mas o principal é atrair os leitores certos!

Divulgue em grupos e páginas do Facebook

Assim como nos comentários em blogs, usar o espaço público da internet pode ser muito estratégico para o seu blog.

Neste caso, existe a possibilidade de procurar grupos específicos que sejam compostos por um público em potencial parecido com sua persona.

Crie discussões, veja o que as pessoas têm a dizer sobre um determinado assunto que foi abordado no seu blog e aproveite o momento para divulgá-lo. Aproveite o espaço certo, com as pessoas certas e crie o momento perfeito para atraí-los para os seus conteúdos.

Responda dúvidas em sites de perguntas e respostas

Quer oportunidade melhor do que essa para mostrar que você tem autoridade sobre o assunto?

Fique sempre atento às dúvidas que surgem em site de perguntas e respostas como o Quora. Esse será o momento de ajudar as pessoas e. consequentemente, fazer com que elas cheguem até o seu blog.

A ideia é que você responda brevemente a dúvida de uma pessoa e, no final, deixe claro que se ela pode saber mais sobre o assunto se acessar seu blog. Se colocar à disposição para responder perguntas e comentar questões a respeito do assunto sobre o qual você escreve vai aumentar a sua autoridade no mundo digital.

Atualize conteúdos antigos

Não basta publicar conteúdos novos! Com o tempo, os conteúdos acabam sendo ultrapassado nas suas colocações nas buscas do Google. Por isso é importantíssimo atualizá-los.

Fique de olho em links ou imagens quebradas de posts antigos e, sempre que o assunto permitir, atualize as informações daquele conteúdo e, se possível, até mesmo acrescente coisas novas.

Depois de fazer isso, é hora de divulgar novamente nas suas redes sociais e mostrar aos seus leitores que você se preocupa em deixar seus conteúdos sempre atualizados e relevantes, para resolver todas as dúvidas que venham a surgir.

Faça uma estratégia de e-mail marketing

Não há dúvidas de que o e-mail ainda é uma das ferramentas de divulgação mais poderosas do marketing.

Invista em landing pages e coloque um campo de assinatura da newsletter para conseguir formar a base de e-mail dos seus leitores. Uma campanha de e-mail marketing entre eles, se for bem planejada, será muito efetiva 🙂

O e-mail é algo que é conquistado e é uma forma de contato direto com o seu leitor. Nunca compre listas de e-mail, isso não vai ajudar no processo de divulgação do seu blog.

Aproveite o espaço e use um tom de conversa mais íntimo, faça com que um elo de confiança seja criado e com isso a sua autoridade seja ainda mais notada. Pergunte sobre qual assunto o leitor sente falta de uma abordagem no seu blog, e, assim, comece uma relação de troca.

Quer saber mais sobre o uso do e-mail em estratégias de divulgação? Ouça o RockCast #009!

Ofereça materiais ricos para seus leitores

Oferecer um ebook, um infográfico ou um guia super completo que ajude a sua persona a obter conhecimento sobre o assunto de seu interesse pode trazer autoridade para o seu blog.

Não é só uma forma de conseguir os e-mails dos seus leitores para manter contato com eles, como também uma forma de conseguir links externos para o seu material, já que ebooks, guias e infográficos são excelentes materiais de referência. Por isso, crie um material completo e bem escrito.

Peça ajuda aos seus amigos e familiares

Por mais que você coloque em prática todas as outras dicas, essa não poderia ficar de fora.

Compartilhe o seu blog e os seus principais artigos com os seus amigos e familiares. Peça para que eles façam o mesmo, com certeza a sua visibilidade será muito maior e a possibilidade de atrair leitores que têm potencial de se encaixar na sua persona é ainda maior!

Invista em divulgação paga

Não é a prática mais recomendada, mas é um bom investimento quando associado à outras formas de divulgação, como as listadas acima.

Ela traz resultados rápidos, porém, os resultados não se estendem a longo prazo. Nem sempre o Google Adwords vai atrair a persona certa para você e, por isso, não é recomendável focar as suas energias somente nesta prática.

Quando a mídia paga é associada à conquista de tráfego orgânico elas podem gerar um resultado maior e mais duradouro. Monte a sua campanha de acordo com o sua persona e levando em consideração o restante das suas estratégias de divulgação que os resultados serão ótimos!

Podemos concluir que…

Se você já se perguntou “como divulgar meu blog?” agora sabe que essa é uma tarefa exige tempo e estudo! Lembre-se que o planejamento é essencial quando o assunto é abordar um potencial leitor.

Cuide para que o seu blog seja visto como autoridade na sua área e consiga transformar visitantes em leitores de fato. Tenha calma e trace todo um plano de divulgação visando o que é melhor e o que trará um resultado maior, levando em conta sua persona.

Por mais importante que seja o processo de divulgação do seu blog, entender que o que de fato atrai o leitor até você é oferecer conteúdo de qualidade — ou seja, conteúdos que vão de fato acrescentar algo na vida de uma pessoa — é fundamental.

E então, tomou nota de todas as dicas? Não espere nem mais um segundo e coloque a mão na massa agora para fazer a divulgação do seu blog! Se você quer continuar aperfeiçoando os seus conteúdos, assine a nossa newsletter!

Posts populares com esse assunto