Por Isabela Sartor

Psicóloga por formação. Perita em Hogwarts por diversão.

Publicado em 02/07/2019. | Atualizado em 03/07/2019


Como conseguir postar uma série de conteúdos fantásticos, com frequência, se às vezes não temos nem inspiração para mudar o cardápio do jantar? Confira 6 dicas, para aplicar nas suas produções!

Já dizia a famosa frase: “seja visto para ser lembrado”. Trazê-la para o mundinho dos freelancers faz todo o sentido, já que precisamos nos tornar relevantes e passar confiança aos nossos clientes. Tendo isso em mente, muitos de nós tentamos elaborar artigos para serem divulgados em redes sociais como o LinkedIn. Contudo, a velha angústia persiste: criar um é fácil, mas como produzir uma série de conteúdos interessantes?

Sejamos sinceros, amigos. Tem vezes que não temos nem criatividade para mudar nosso cardápio do jantar, quem dirá ter tanta imaginação assim para postar, com frequência, conteúdos surpreendentes!

Contudo, fazer dessa prática uma rotina não é tão difícil assim. Duvida?

1. Encontre seu nicho

A chave para o sucesso é: faça o que ainda não estão fazendo. Ou, em outras palavras: encontre sua voz, tenha uma marca, fale do que ainda não está sendo dito.

É comum a gente perceber um grupo de pessoas tendo sucesso em determinada área, ou com algum assunto específico, e querer criar algo parecido, a fim de ter o mesmo resultado. Essa influência pode até se dar de forma inconsciente. Ou seja, imitamos sem a plena percepção de que o estamos fazendo.

No entanto, pense um pouco antes de agir. Tenha em mente que fazer o que muita gente faz pode não ser a melhor atitude para você se destacar.

Além disso, ao ser mais genuíno, você evita cair na armadilha de ficar se comparando (e se diminuindo com isso). Essa dica vale não apenas em relação a se encontrar em um tema específico, mas também para definir sua linguagem e forma de se expressar. Por exemplo, se você é uma pessoa tímida, não precisa copiar aquele seu amigo extrovertido na hora de fazer publicações.

2. Comece logo

Pode parecer uma dica manjada. Mas o segredo está em não esperar pelo dia em que vamos acordar com a maior inspiração do mundo. Assim que você definir um rumo, estilo ou nicho, comece logo. Qualquer pessoa de sucesso precisou dar o primeiro passo, mesmo sem a certeza de que daria certo.

Trazendo isso para uma profissão próxima da nossa, de redatores, é só pensar nos maiores nomes de produtores de conteúdo. A Camila Coutinho (do canal Garotas Estúpidas), por exemplo, começou de forma bem descontraída e despretensiosa. Com o tempo, conseguiu conexão e audiência. Chegou a ter o blog eleito como o quarto mais influente do mundo no assunto moda. Hoje, é empresária da sua própria marca.

Claro que dezenas de exemplos caberiam aqui. Mas a questão é que ninguém começou com milhares de fãs e seguidores de um dia para o outro. Tudo foi construído aos poucos, com dedicação e paciência.

Powered by Rock Convert

3. Seja consistente

Consistência é fundamental, especialmente se você tem como objetivo postar uma sequência de conteúdos. Isso porque, em geral, as pessoas apreciam hábitos. Elas gostam de saber o que e quando algo vai acontecer, para se planejarem.

E essa organização também é legal para você, que poderá se programar, toda semana, com um objetivo a seguir.

Então, por exemplo, se você decide postar na terça-feira de noite, tente sempre seguir o mesmo dia e horário. Isso faz o público se acostumar e saber quando esperar por algo novo.

Mas pode ser que, no começo, você sinta um pouco de dificuldade para encontrar esse momento ideal. Assim, seja um pouco flexível. Com o tempo, você descobre o que funciona melhor para sua rotina e seus seguidores.

Confira um compilado de conteúdos para te inspirar a produzir textos incríveis! ✍️
Como escrever bem: 39 dicas para começar agora
Inspiração para escrever: 15 dicas de como ter ideias para escrever
Storytelling: tudo sobre a arte de contar histórias inesquecíveis
Copywriting: entenda como dominar a escrita persuasiva

4. Arrisque-se um pouco

Também saiba que em alguns conteúdos você vai acertar em cheio. Em outros, não terá tanto sucesso. Mas não tenha medo de errar. As falhas fazem parte do processo produtivo e criativo.

Aliás, sobre isso, Ed Catmull, diretor da Pixar, tem uma visão interessante, que implementa em suas equipes de produção. Lá eles trabalham com produtores de texto também, que são aqueles que criam o enredo do filme antes que ele passe para a parte gráfica.

Bem, você deve imaginar que ele dirige vários profissionais e está envolvido, constantemente, com projetos, histórias e criações o dia todo. Então, ele sabe muito bem o que diz. Para Catmull, não devemos ver nossas falhas como fracassos, pois eles são necessários para haver originalidade e ideias extraordinárias.

Ter medo de errar faz com que evitemos nos arriscar. E não existe criatividade sem um pouco de riscos.

5. Faça um planejamento, mas não fique preso a ele

O planejamento evitará que você sofra por antecipação por não ter certeza se na próxima semana dará conta de seguir com a consistência. Assim, mensalmente, pense em todos os possíveis assuntos que você pode abordar nos conteúdos. Anote um esboço e as ideias-chave para facilitar a criação depois.

Ao mesmo tempo, não fique preso a isso. Permita-se sair um pouco desse planejamento se em alguma semana surgir uma ideia diferente. Aliás, alguns redatores costumam ter esses insights, mesmo quando não estão pensando diretamente no assunto. Se isso também acontece com você, esteja preparado. Tenha um caderninho ou use o bloco de notas do celular para não deixar as ideias fugirem.

6. Dê uma “casa” a seus conteúdos

Você até pode usar sua rede social preferida para se comunicar com o seu público. Ainda assim, tenha um site ou blog, no qual você possa postar sua série de conteúdos. Deixe os artigos organizados, a fim de que o visitante consiga encontrar o que deseja.

Adotar essa ideia é, ainda, uma oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática e trabalhar com SEO, fazendo com que as páginas tenham bom rankeamento.

Mas não é só isso. O fato de ter aquele espaço permanente facilita para você criar mais autoridade, tornando-se mais conhecido na área e aumentar as chances de alcançar mais clientes. Os conteúdos continuarão ali, vivos, para que as pessoas retornem a eles quando desejarem.

Para concluir todas essas nossas dicas sobre elaborar uma série de conteúdos, existe algo importante que você precisa lembrar: seja sempre fiel a si mesmo. Tente não agir só de acordo com o que você acha que os outros esperam. Estamos todos procurando por conexões, de uma forma ou outra. E é melhor nos conectarmos com quem pode nos gerar mais valor, não acha?

Gostou do artigo? Então, que tal, agora, você ter dicas de como produzir conteúdos criativos? É só clicar para baixar nosso ebook!

Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a diaPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto