Por Rafael Rallo

Designer na Rock Content

Publicado em 15/10/2019. | Atualizado em 15/10/2019


Que o cartão de visitas é essencial para qualquer negócio a maioria das pessoas já sabe, mas será que você conhece a versão digital dessa tradicional ferramenta do marketing?

Todo mundo já ouviu o famoso ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E quando o assunto é vida profissional, esse ditado ganha ainda mais força, afinal, apresentar-se bem é a melhor maneira de fazer com que o cliente fique com uma lembrança positiva sobre você.

E em tempos onde a fidelização do cliente é tão — ou mais — importante que a captação, uma boa primeira impressão pode acabar em mais vendas. Mas como passar essa tão sonhada primeira impressão, de uma forma rápida e efetiva?

Por muito tempo as pessoas apostaram no clássico cartão de visitas, mas devido aos avanços da tecnologia em todas as áreas imagináveis, esse recurso acabou ficando para trás. Por isso, o cartão de visitas ganhou sua versão digital e se você ainda não conhece essa novidade, nós vamos te ensinar a criar um do zero e 100% gratuito. Confira!

O que é um cartão de visitas interativo?

O cartão de visitas interativo nada mais é que um arquivo PDF com todas as informações relevantes sobre você e seu negócio, onde é possível incluir links clicáveis para que qualquer pessoa consiga acessar seus endereços na web, de qualquer dispositivo e principalmente dos móveis.

Ou seja, é possível criar seu cartão online e inserir links que redirecionam diretamente para um portfólio, redes sociais, site ou qualquer link na internet. Já imaginou como isso pode converter muito mais clientes de um jeito bem prático?

Mas se você ainda não se convenceu de que isso é motivo suficiente para começar a apostar nos cartões de visita digitais, nós lhe apresentamos mais 4 bons motivos. Veja a seguir.

Ele é 100% ecológico

Você já parou para pensar quantas árvores foram desperdiçadas na confecção de cartões de visita de papel que, muitas vezes, só passaram alguns minutos na carteira de seus clientes?

A questão ambiental não pode mais ser ignorada e, se você ainda acredita que esse não é um problema seu, é hora de assumir parte da responsabilidade e fazer o que for possível para preservar os recursos naturais do planeta.

Ele é 100% gratuito

Essa é uma diferença gritante entre cartões de visita impressos e digitais: enquanto o primeiro pode exigir um bom investimento financeiro para seu negócio, o segundo é totalmente gratuito, não necessita de um centavo investido em gráficas, impressões e nem mesmo em distribuição.

Ele é 100% compartilhável

Imagine quantas pessoas um cartão de visitas digital pode alcançar, em comparação com os tradicionais impressos? Pois é, o número é bem diferente, graças a possibilidade de compartilhar seu link em qualquer lugar, inclusive no WhatsApp.

Além disso, seus contatos não vão mais perder ou se livrar do seu cartão, pois ele ficará salvo nos documentos anexados. Além do mais, eles podem ser reenviados gratuitamente sempre que você precisar, com a praticidade de um clique.

Ele é 100% flexível

Com um cartão de visitas digital é possível levar sua primeira impressão para qualquer pessoa do Brasil e do mundo, independente de sua localização e desde que haja uma conexão com a internet.

Essa flexibilidade quebra a necessidade de ter um encontro físico para que o cartão seja entregue, aumentando muito as chances do seu negócio ser procurado para um orçamento, reunião ou bate-papo.

E agora, com todos esses motivos você já está convencido sobre a eficácia de um cartão de visitas totalmente digital? Bom, então chegou a hora de aprender a fazer sua versão, totalmente gratuita

Como fazer um cartão digital 100% gratuito?

Para criar nosso cartão de visitas digital e interativo, nós vamos usar uma ferramenta chamada Canva. Essa ferramenta é bem dinâmica e intuitiva, trazendo muitas funções gratuitas e outras pagas.

Mas não é só o Canva que pode te ajudar nesse trabalho. Existem outras opções no mercado, como o Trakto.

Voltando ao Canva, é possível fazer outros vários trabalhos gráficos com essa ferramenta, como infográficos incríveis para sua estratégia digital. Agora vamos nosso passo a passo.

1. Crie uma conta e faça o login no site do Canva. Você também pode fazer isso baixando o app, diretamente em seu smartphone. Depois, clique na opção cartão de visita vertical e comece a criar sua arte do 0.

2. Você pode começar inserindo um fundo no botão “Fundo”, que fica na barra de ferramentas, ao lado esquerdo da tela. O ideal é que o fundo seja neutro, com a ausência de muitos elementos para não pesar.

3. Inclua uma caixa de texto com seu nome e cargo. Depois, você pode procurar por uma fonte que fique mais adequada ao seu negócio, além de alterar seu tamanho.

4. Você também pode incluir alguns elementos no cartão, como formas quadradas, redonda e outro desenhos. Nesse exemplo, foram incluídos 3 quadrados com bordas arredondadas que apresentarão algumas informações.

5. No exemplo também diminuímos a opacidade de cada forma para mais ou menos 40, para deixar a aparência mais suave e menos destoante do resto do cartão.

6. Agora é hora de incluir mais elementos. É possível pesquisar por meio da barra de buscas no item “Elementos” qualquer imagem desejada, como um telefone, ícones de redes sociais e assim por diante.

Depois de encaixar cada elemento em seu devido lugar, é possível selecionar todos de uma vez e centralizá-los da maneira desejada. Tudo vai depender da quantidade de informações que precisam ser adicionadas.

7. Até aqui, todo esse trabalho pode ser facilmente realizado na versão para celular, mas para incluir links, será necessário logar na versão desktop. Para isso, é preciso clicar no ícone desejado, selecionar o botão “Link” no canto superior direito e incluir o link para onde você deseja que o cliente seja levado.

8. Neste exemplo, ao clicar no ícone de telefone, seu cliente seria direcionado para a página de seu WhatsApp pessoal, onde poderia enviar uma mensagem e iniciar uma conversa. Esse processo deve ser repetido em cada ícone, com seu respectivo link.

9. Agora que seu cartão está pronto, é só baixar no ícone que fica no canto superior direito da tela, escolher a opção PDF padrão e pronto! Seu arquivo já vem com os links certinhos, que levarão seus clientes até a página que você definiu em cada elemento do seu cartão.

Lembrando que para esse design escolhemos o cartão na vertical, pois é o formato mais imersivo para o celular.

Ao escolher um cartão na horizontal você corre o risco de ter seu cartão ignorado pelo simples fato da pessoa não querer virar o celular para enxergar melhor. Assim, você tem mais chances de chamar a atenção!

E aí, gostou das nossas dicas? Esta pronto para criar um cartão digital interativo e totalmente gratuito? Caso a resposta seja sim, temos certeza que vai adorar esse e-book sobre como montar o seu portfólio como produtor de conteúdo!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *