Por Amanda Gusmão

Amante do homeoffice, geek old school e mãe de dois pequenos padawans.

Publicado em 01/05/2020. | Atualizado em 30/04/2020


Esse é o momento de fazer um networking valioso e, com um cartão de visitas digital estratégico e inovador, é mais fácil garantir o sucesso das suas conexões profissionais.

Para o sucesso profissional de um freelancer, ele precisa gerenciar sua carreira como uma empresa. Ter ferramentas para otimizar sua produção, soluções para controlar suas finanças e, instrumentos para fazer um comercial poderoso, como é o caso do cartão de visitas digital.

Com eles, aquele contato despretensioso com outro profissional ganha outro nível, afinal de contas, você encaminha uma arte interativa e inteligente, com todos os seus contatos e informações para fazer negócio.

Certamente, é uma ótima maneira de impressionar, logo nas primeiras interações com seu potencial cliente, não é mesmo?

Por esse motivo, neste post resolvemos trazer as informações que explicam porque um cartão de visitas digital é mais eficiente e, claro, contamos como fazer um bem bacana. Gostou da ideia? Então, confira aqui!

O que é um cartão de visitas digital?

Vamos ao conceito básico: um cartão de visita digital é aquele arquivo com dados de contato do profissional que pode ser transmitido em meios virtuais e traz atalhos para facilitar a interação nas redes sociais, portfólio e canais de comunicação de quem o distribuiu.

Ele não exclui o cartão de visita físico, mas fazendo uma analogia, é como a evolução dos formatos que as músicas são comercializadas. Elas passaram dos discos de vinil para fita K₇, CD-Room, MP3 e agora habitam e são mais tocadas nos serviços de streaming.

Para o mundo conectado e altamente digital, oferecer as músicas em um serviço de streaming permite que elas sejam conhecidas por mais pessoas, e, com os cartões de visita acontece a mesma coisa.

Essa facilidade de compartilhamento, aliás, é um ótimo benefício que, é claro, não anda sozinho. Então vamos entender porque você precisa de um.

Por que você precisa de um?

Um profissional usa o cartão de visitas para que a pessoa ou empresa que ele está prospectando tenha seus dados para contato, certo? Mas o modelo digital faz um pouco mais do que isso.

Otimiza a experiência e cria uma ótima primeira impressão

Essa é simples! Nas suas relações comerciais e pessoais diárias, qual a porcentagem de contatos realizados nos meios digitais? Os envios de e-mail, compartilhamento de documentos, mensagens no WhatsApp, comentários nas redes sociais e agora, ainda mais intensivamente, videoconferências, ocupam a maior parte das suas interações.

Então, um cartão de visitas digital que pode ser compartilhado nesses meios e, principalmente, facilita que você seja contatado neles é uma forma de otimizar essa experiência, não é mesmo?

Além disso, é uma ideia simples, mas, tão inteligente, que causa uma ótima primeira impressão. É usar uma ferramenta diferenciada e que tem um quê de inovação, fazendo com que seus contatos associem essas características ao seu perfil profissional.

Custa (bem) menos

Na verdade, fazer um cartão de visitas digital não precisa custar nada, você mesmo pode fazer usando ferramentas gratuitas e nosso tutorial que está bem aqui.

Ou seja, você não precisa contratar um designer gráfico, perder seu tempo fazendo orçamentos para encontrar o melhor preço nas gráficas e nem contribuir para que algumas árvores sejam cortadas para fazer papel.

A sustentabilidade ó, fica lá em cima!E se você quer fazer uma boa gestão da sua marca pessoal, pode usar essa qualidade a seu favor.

Dura por mais tempo, é acessível e amplamente compartilhável

Quando você compartilha um cartão de visitas digital pelo WhatsApp, o arquivo vai direto para o armazenamento do aplicativo, ou seja, seu contato pode acessá-lo sempre que precisar.

Ele não perderá seu cartão dentro do bolso da roupa ou dentro da agenda, por exemplo. Além disso, se ele achar necessário, poderá compartilhar seu cartão de visitas digital com quantos contatos achar necessário, assim como você, aliás.

Também podemos listar como vantagens:

  • Ser um meio de comunicação inteligente e moderno que conquistará seus contatos;
  • Ser fácil de criar, usar, acessar e compartilhar;
  • Ter espaço ilimitado, afinal de contas, você pode colocar quantos links achar necessário;
  • Versatilidade, considerando que, além do seu contato, você pode incluir links para pesquisas ou endereço para baixar um aplicativo, por exemplo.

É claro que para seu cartão profissional virtual ser atraente, precisa ter um conteúdo bem pensado, não é mesmo? Então, veja a seguir o que não pode faltar.

O que considerar na hora de criá-lo?

Se você está achando que vamos colocar marketing de conteúdo no seu cartão de visitas, bingo! Acertou em cheio porque tudo que é estratégico, ainda pode ser otimizado.

Mas, antes de colocar a feitiçaria, primeiro, vem a tecnologia, ou melhor, antes da estratégia, vamos considerar o básico. Seu cartão de visita precisa ter, necessariamente:

  • Nome do profissional;
  • Cargo ou profissão que exerce;
  • Dados para contatos como telefone, WhatsApp e e-mail;
  • Links para redes sociais, blogs, portfólio, etc.

Você também pode incluir sua logo ou marca visual, se houver, assim como o link para algum projeto ou assunto estratégico mais perene. Mas, e a estratégia de marketing de conteúdo? Aqui vão algumas dicas.

Capriche no layout

Você precisa considerar seu nicho, estilo profissional e também sua persona, o potencial cliente ou contato que deseja conquistar. Essas considerações o ajudarão a escolher um layout compatível com sua estratégia profissional.

Cores vibrantes e visual moderno podem transmitir um estilo inovador e criativo, enquanto cores neutras e ícones clássicos demonstrarão elegância, refinamento e exclusividade. Por isso, capriche no layout.

Considere a relevância e o contexto

Um cartão de visitas virtual se diferencia dos modelos tradicionais, mas, ainda é preciso ter mais relevância. Por isso, considere as situações em que vai distribuí-los e, na medida do possível, personalize o conteúdo de acordo com a temática.

Isso fará com que seu cartão se torne memorável e faça com que a pessoa que o recebeu tenha uma lembrança associativa imediata quando acessá-lo.

Revise o conteúdo e os links

Além da correção gramatical, é importante conferir se os links inseridos no cartão de visitas virtual estão direcionando corretamente para os endereços desejados.

Use o marketing de conteúdo a seu favor

Quais palavras-chave deseja associar ao seu perfil, como quer ser lembrado? Quais canais e referências você deseja priorizar? Faça uma otimização do conteúdo do seu cartão considerando seus objetivos estratégicos.

Se você deseja aumentar os acessos ao seu portfólio, por exemplo, deixe seu link em destaque. Negritar algumas palavras também destaca a ajuda na associação com a sua marca profissional.

Outra dica valiosa é não poluir o cartão profissional com muitos ícones e informações, pois, dessa forma, seu contato pode ficar confuso e desistir da negociação.

Quais aplicativos podem ser usados?

Com essas dicas, certamente muitas ideias começam a brotar aí na sua cabeça, não é mesmo? Então, é hora de executar seu projeto e, temos algumas dicas de aplicativos para você.

Canva

Talvez você já conheça o Canva de outros carnavais, quer dizer, de outros projetos, o que é ótimo, assim já terá uma familiaridade com a ferramenta na hora de criar seu cartão.

Na dúvida, pode usar o tutorial que indicamos no início desse post ou acompanhar o passo a passo neste outro conteúdo, é super simples e as principais funcionalidades e recursos que você vai precisar são gratuitos.

Trakto

O Trakto tem um conjunto de funcionalidades de designer de altíssimo nível, até mesmo para quem não entende da área, e, é claro, tem as ferramentas necessárias para a criação de um cartão de visitas online.

Sua versão gratuita é mais restrita, limitando o número de projetos e utilização de algumas ferramentas, mas, ele pode ser utilizado em português e sua navegabilidade é bem fácil.

Haystack

O Haystack também tem uma versão gratuita muito completa. Você pode definir um template básico e, para cada ciclo profissional ou projeto, mudar apenas alguns detalhes, o que vai manter sua estratégia visual, não é mesmo?

Ele é bem intuitivo, mesmo que sua navegação seja toda no idioma inglês e muitas marcas de peso como Toyota, L’Oreal e Pizza Hut utilizam a plataforma.

Depois de fazer seu cartão de visitas virtual, suas ações comerciais e de relacionamento vão ficar muito mais inovadoras e interessantes. Ou seja, alerta de networking crescendo e fortalecendo, principalmente se você fizer uma gestão eficiente dos seus contatos.

Quer algumas dicas para ajudar nesse gerenciamento? Acesse o guia especial que preparamos sobre como cuidar do seu networking.

Networking para freelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto