Como criar novos hábitos

Como criar e cultivar novos hábitos (mesmo com uma rotina enlouquecedora!)

O maior desafio para criar e cultivar novos hábitos é a nossa rotina e, neste post, você vai aprender como fazer isso mesmo com uma rotina enlouquecedora!

Há um monte de coisas que você quer fazer na sua vida, não é mesmo? Aprender um novo idioma, correr uma maratona e passar a meditar são algumas das resoluções mais desejadas por profissionais com rotinas atarefadas e que sentem que poderiam investir mais tempo em si mesmos. Porém, como criar novos hábitos de sucesso e conciliá-los com tudo que é preciso fazer no dia a dia?

Neste artigo, vamos ensinar para você algumas das técnicas mais utilizadas por pessoas altamente produtivas para a construção de novas rotinas. Pronto para aprender? Então, vamos lá!

Utilize a regra 80/20

Já ouviu falar na regra 80/20? A ideia por trás dela é muito simples e pode ajudá-lo bastante na hora de criar novos hábitos. Ela nos diz que, na maioria das áreas da vida, 80% dos bons resultados vêm de 20% dos esforços. Mas o que isso quer dizer?

Pense em uma grande empresa como a Apple, que passou anos se concentrando no desenvolvimento de computadores para ter como produto mais vendido, no início dos anos 2000, o iPod. Um player de música que, embora fosse um produto inovador, não era exatamente o principal foco da companhia. Na maioria das empresas os retornos financeiros vêm assim, de um produto só.

Os hábitos funcionam da mesma forma e, em geral, vemos muito mais vantagens em apenas dois ou três deles. Então, antes de começar a tentar desenvolver novos hábitos, pergunte-se: qual deles me trará melhores resultados? Ao concentrar a maior parte da sua energia neles, você terá maiores chances de sucesso.

Quadro de Produtividade Para FreelancersPowered by Rock Convert

Monte uma agenda e acompanhe seus novos hábitos

No trabalho, você provavelmente acompanha uma porção de métricas para garantir que os seus esforços estão conduzindo a algum resultado, não é mesmo? Que tal fazer isso também na hora de adquirir um novo hábito?

Quando temos métricas e indicadores como nossos parceiros, temos mais facilidade em quantificar quão bem estamos nos saindo em uma tarefa e podemos ajustar aquilo que fazemos para chegar aos retornos ideais.

Compre um caderninho ou crie uma agenda no seu computador para acompanhar o novo hábito. Ele pode funcionar como um diário de bordo, no qual você anota todas as vezes que fez aquela coisa ao longo do mês e como se sentiu fazendo isso.

Ao final de cada semana ou mês, você terá informações sobre como se saiu na tarefa a que se propôs e poderá identificar os problemas que estão se colocando entre você e seu novo hábito.

Concentre-se em mudar um aspecto da sua vida de cada vez

A regra 80/20 é um bom indicativo de que é preciso priorizar para obter grandes resultados, mas a maioria das pessoas resolve mudar as próprias vidas de uma só vez e, por isso, tem grandes dificuldades de se ater a uma nova atividade, como a prática de exercícios físicos ou a meditação.

Se você quer realmente incluir um novo hábito dentro da sua rotina caótica, é preciso se concentrar em uma coisa de cada vez.

Não adianta tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Estabeleça um período em que você testará aquele novo hábito e o coloque como prioridade. Se você concentrar 100% dos seus esforços em uma coisa só, verá que é muito mais fácil ser bem-sucedido nela do que imaginou.

Cultive mini-hábitos até chegar ao seu objetivo

Tem dificuldade de construir hábitos mesmo concentrando-se em um deles de cada vez? Então, é hora de usar o mesmo recurso de produtividade aplicado por quem adere à técnica Pomodoro. Nessa técnica, todo o fluxo de trabalho de um dia é separado em várias minietapas, com duração máxima predeterminada.

Confira um compilado de dicas e leituras para melhorar a sua produtividade!
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Técnica Pomodoro: aumente a produtividade com o método do cronômetro
Trello vs. Asana: qual é o melhor aplicativo de organização?
15 exercícios para o cérebro que vão te deixar mais criativo!
Leitura dinâmica: o que é e como aprender a ler mais rápido!
Descubra como usar post-it para melhorar a sua organização

Assim, o profissional pode se concentrar em partes e chegar ao todo e tem muitas oportunidades ao longo do caminho de descansar a cabeça para retomar as tarefas mais energizado. O mesmo pode ser feito na hora de adquirir um hábito. Em vez de passar a acordar cinco horas mais cedo, que tal fazer isso gradualmente ao longo de alguns meses?

Se a cada dia você acordar quinze minutos mais cedo, em pouco tempo terá se tornado uma pessoa habituada a despertar pela manhã. Uma porção de esforços menores nos deixam menos exaustos do que um único grande esforço e estamos menos propensos a abandonar um hábito quando o construímos ao longo de um grande intervalo de tempo. Experimente!

Substitua hábitos ruins por bons

Você acha que não tem tempo para estudar um novo idioma ou começar a praticar um esporte? Talvez a sua vida esteja cheia de hábitos nocivos dos quais você sequer se deu conta. Passamos muito tempo fazendo coisas que não trazem bons resultados e, por isso, acreditamos que estamos mais ocupados do que deveríamos.

Um hábito ruim bem comum é passar muito tempo com o celular na mão ou no computador navegando por redes sociais. Na hora isso pode parecer divertido, mas se você parar para pensar, notará que gasta muitas horas na semana que poderiam ser investidas em algo melhor para o seu futuro. É nessas horas que você encontrará tempo para construir um novo hábito, bastando apenas seu esforço.

Os iPhones hoje vêm com uma função de acompanhamento do tempo de tela, mas no Android você pode acessar a página Digital Wellbeing para verificar como utiliza o seu dispositivo móvel. Dê uma olhada nesses números para estimar quanto tempo tem livre ao longo de cada dia e proponha-se a substituir esses intervalos mal utilizados pelos hábitos que planeja cultivar.

Peça ajuda a outras pessoas

Provavelmente existe alguém na sua vida que já passou pelo processo de mudança de hábitos e que pode ensinar muitas coisas para você. Professores, colegas de trabalho e até mesmo seus pais podem oferecer dicas pertinentes, porque conhecem melhor a sua rotina e o que te motiva.

Talvez uma opinião externa seja o que está faltando para que você consiga identificar por que não consegue incluir novos hábitos na sua rotina. Faça perguntas, procure saber como essas pessoas conseguiram mudar de vida e veja como os conselhos se encaixam no seu dia a dia.

Com apenas alguns minutos de conversa, você poderá aprender bastante com a experiência daqueles que são próximos.

Criar novos hábitos não é algo que acontecerá do dia para a noite e será preciso se esforçar bastante para conseguir. Porém, concluir um projeto de mudança pessoal pode trazer uma satisfação tão grande que você jamais conseguiria de outra forma. Tente usar as dicas que mencionamos aqui para construir pelo menos um novo hábito no próximo mês. Apostamos que você não vai se arrepender.

A metodologia OKR, utilizada pelo Google, é outro dos recursos usados pelas pessoas produtivas para alcançar metas de longo prazo, como criar novos hábitos. Aprenda mais sobre ela com este template de planejamento pessoal gratuito!

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert