Por Camila Morais

Redatora freelancer, louca por gatos, queijo e Desperate Housewives.

Publicado em 31/08/2020. | Atualizado em 23/06/2020


Certamente, você já ouviu falar que, no mercado de trabalho, é preciso ter QI (Quem Indica). Assim, confira neste artigo como construir redes profissionais para a mudança de carreira e entenda a importância de fazer isso!

Você sabe como construir redes profissionais do zero? Quando estamos em transição de carreira, ter um bom networking é muito importante para conhecer e entrar no novo setor. Por meio desse tipo de relacionamento, você poderá ter acesso a indicações e conhecer pessoas influentes no mercado, que possam agregar ao seu crescimento profissional.

Apesar de as indicações e o aumento do seu ciclo profissional serem grandes benefícios das redes de contatos, aproximar-se de profissionais do mesmo setor também pode significar oportunidades de parcerias e fontes de inspiração.

Para isso, você precisa ter algumas coisas em mente e evitar alguns erros que normalmente as pessoas cometem nesse tipo de processo. Confira, a seguir, como construir redes profissionais em uma nova função ou carreira!

Use as redes sociais

Já faz muito tempo que as redes sociais vão além do entretenimento. Esses canais são fontes valiosas para aumentar o seu ciclo de relacionamento profissional e construir parcerias duradouras. Afinal, você poderá manter contato com pessoas que nem são da mesma cidade ou estado que o seu, mas que podem agregar à sua carreira.

O LinkedIn é a principal delas, pois tem exatamente a função de conectar profissionais e empresas. No entanto, você também pode aproveitar tudo que o Facebook e o Instagram têm a oferecer nesse sentido. A dica ao construir redes profissionais nas redes e tomar cuidado com o que você posta.

Além disso, sempre mantenha as suas informações atualizadas. Para que você tenha uma ideia da importância disso, a ZipRecruiter (uma ferramenta para busca de vagas de emprego) identificou que cerca de 73% dos recrutadores contrataram um profissional por meio das mídias sociais, enquanto 93% dos contratantes visitaram esses canais antes da contratação.

Já que a sua intenção é focar na carreira e utilizar as suas páginas para isso, evite publicar opiniões políticas e intimidades, pois isso pode pegar mal. Além disso, passe a postar conteúdos relacionados à sua carreira e ao novo setor de atuação. Não precisa transformar as suas páginas em business e em algo estritamente profissional, mas tente prezar por assuntos que o promovem e atraem pessoas do mesmo mercado.

Powered by Rock Convert

Aprimore a sua comunicação

Para entender como construir redes profissionais, é necessário saber se comunicar adequadamente. O ato de se comunicar não envolve somente falar, mas também ouvir. Ouça o que os outros profissionais têm a dizer, pois assim você saberá adequar a sua comunicação e mantê-la de forma eficiente.

Evite ter uma abordagem informal demais ou muito íntima com pessoas que você ainda não tem um relacionamento construído. Nas primeiras conversas, opte por um tom mais neutro. Com o passar do tempo, perceba se você tem abertura para mudar o tom.

Mantenha contato constante e ativo (não só quando precisar)

Você passará uma imagem extremamente negativa se procurar outros profissionais somente quando precisar de algo. O conceito de networking é justamente um relacionamento duradouro, em que há troca de valores e ajuda mútua. Se você procura pessoas do seu ciclo profissional somente quando precisa, essa não é uma rede de profissionais, mas sim de favores.

Então, busque manter os contatos ativos, ajude a sua rede sempre que for possível e envie conteúdos e novidades que possam agregar conhecimento. Ou seja, sempre interaja com o seu ciclo social de profissionais. Isso pode ser feito também por meio de postagens no seu LinkedIn. No entanto, tome cuidado com o equilíbrio, pois não há necessidade de puxar conversa ou enviar algo todos os dias.

Powered by Rock Convert

Seja verdadeiro

Tanto em entrevistas quanto ao construir redes profissionais, é necessário ser 100% verdadeiro em relação às suas habilidades e capacidades. Imagine se algum profissional o indica com base nas experiências que você disse ter, mas no momento de colocá-las em prática, você não as domina. O seu contato certamente ficará com uma imagem ruim, o que prejudicará a sua carreira e o relacionamento com a rede de contatos.

Ser genuíno nas suas intenções também é o segredo para relacionamentos duradouros. A sua rede profissional, como dito, deve ser uma via de mão dupla, na qual há ganho e ajudas mútuas. Não tente transparecer algo que você não é somente para se vender. Esse ciclo deve ser mantido de maneira natural. Quando é algo verdadeiro e fluído, as pessoas oferecerão ajuda sem você pedir.

Atualize-se

A partir do momento em que você decidir mudar de área ou de carreira e precisa saber como construir redes profissionais, é necessário estudar. Mantenha-se atualizado sobre o novo mercado, novidades, tendências e tecnologias em alta no setor. Busque por páginas nas mídias sociais desse nicho, pois lá certamente você encontrará pessoas para o seu networking.

Além disso, não fique preso somente ao seu campo de interesse. Você pode encontrar parcerias ricas em outras áreas dentro da sua profissão e que poderão ajudar muito. Por exemplo, mesmo você sendo um redator, busque conhecer designers, publicitários e tradutores, por exemplo.

Seja presente e participe de eventos na área

Eventos, feiras e demais exibições são fontes ricas tanto para o seu aprendizado quanto para o seu networking. Você também pode participar de cursos on-line, lives e webinars de profissionais do setor. Além de muitos serem gratuitos, você não precisa sair de casa, atualiza-se sobre o que está em alta e conhece pessoas influentes do mercado.

Pensando nisso, busque organizar a sua rotina para que tenha tempo de participar desses eventos ou assistir aos conteúdos on-line. Com certeza, se você se programar, conseguirá tirar ao menos uma hora para investir na sua carreira.

Entendeu como construir redes profissionais? O segredo é desenvolver relacionamentos duradouros, verdadeiros e de ajuda mútua. Investir tempo nesse tipo de contato é um divisor de águas na sua carreira e nas oportunidades às quais terá acesso. Portanto, trabalhe na profissionalização do seu trabalho e da sua imagem para que as pessoas o vejam como um profissional que vale a pena manter contato.

Não sabe como trabalhar a sua imagem e tornar a sua carreira mais profissional? Confira um guia completo que a equipe da Rock Content preparou e saiba como profissionalizar a sua carreira freelancer!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *