Por Débora Passarelli

Jornalista por formação, redatora, mãe de gêmeos e alucinada por felinos.

Publicado em 24/05/2021. | Atualizado em 24/05/2021


Precisa de um empurrãozinho para saber como começar uma redação? Neste artigo, apresentamos dicas simples para ajudar você a vencer o bloqueio e começar a escrever. Confira!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Às vezes, saber como escrever bem é um desafio e tanto. A verdade é que escrever é difícil — e produzir um texto de qualidade pode parecer impossível em alguns momentos. Ainda mais naqueles dias em que a criatividade simplesmente some.

Todo escritor passa por isso, sabia? E quem trabalha com redação para web não está livre dessa situação. Mas, a boa notícia é que é possível, sim, começar uma redação mesmo quando você sentir que está sem inspiração.

Quer saber como? Então, confira nossas dicas a seguir!

Qual mensagem você quer transmitir ao leitor?

Antes de saber como estruturar um texto, comece pelo básico: pense no objetivo do conteúdo e na mensagem que deseja transmitir. Esse é o primeiro passo para saber como começar uma redação. Você quer divertir, persuadir ou informar quem está lendo o seu texto? Sobre o que escrever, afinal?

Quem trabalha com redação web normalmente precisa relacionar esse objetivo com quatro pontos essenciais:

  • a persona;
  • o estágio do funil de vendas;
  • o call to action;
  • a concorrência. 

Se você tem dificuldade em definir os objetivos do seu texto, uma dica bacana é apostar em um planejamento de conteúdo de blog. Saiba que essa atitude pode ajudar você não só a saber como começar uma redação, mas também melhorar os resultados dos seus conteúdos no Google.

Criando conteúdos para sua persona: tudo que você precisa saberPowered by Rock Convert

O que você pode ler sobre o assunto para se inspirar?

Ler é fundamental para buscar inspiração e, se você não tem esse hábito, provavelmente terá dificuldades para saber como começar uma redação. Então, busque conteúdos que podem, de alguma forma, motivar você a produzir um texto melhor e mais atrativo para o seu leitor.

Após definir o objetivo do texto, faça uma pesquisa sobre o tema em questão. Confira artigos acadêmicos, notícias e outros textos da internet. As redes sociais também são uma boa fonte de inspiração. Compare esses conteúdos e aproveite para pensar em novas abordagens.

Quais referências externas podem enriquecer a redação?

Referências externas enriquecem o texto, por isso é importante selecioná-las antes de começar a redação. Aqui, a ideia é ir além de textos que inspiram. É preciso buscar conteúdos confiáveis e que transmitem informações relevantes.

Na internet, essa tarefa parece difícil, mas não é impossível. Veja algumas dicas para selecionar boas referências:

  • utilize o Google Scholar;
  • busque por informações de sites oficiais;
  • procure referências em inglês;
  • priorize conteúdos de especialistas no assunto;
  • fique de olho na data de publicação do conteúdo. 

Quais ideias você não pode deixar de abordar?

Enquanto busca por referências e inspirações, vá anotando despretensiosamente aqueles pontos que você acha que não pode deixar de abordar em seu conteúdo. Não se preocupe muito com o que será abordado de fato a princípio.

Trate essa etapa como um momento de brainstorm e deixe as ideias fluírem. Isso fará a diferença no momento de saber como estruturar um texto. Isso porque essas ideias, depois de refinadas, serão parte essencial do desenvolvimento do conteúdo. Falaremos mais sobre o assunto a seguir. Continue acompanhando!

Como estruturar um texto do começo ao fim? 

Depois de definir o objetivo e buscar as melhores inspirações e referências, é o momento de saber como estruturar um texto para, enfim, começar a escrever. Essa etapa é importante para ajudar você a organizar suas ideias e fisgar o leitor de vez.

Em suma, antes de começar uma redação, é preciso pensar no início, meio e fim do seu texto. Assim, separe o conteúdo da forma explicada abaixo.

Introdução

Aqui, a ideia é mostrar o assunto que será abordado com elementos que prendam a atenção do leitor. Você pode começar a introdução com uma citação, exemplificação ou uma breve contextualização histórica, por exemplo.

Desenvolvimento

Essa é uma parte importante sobre como estruturar um texto. No desenvolvimento, trabalhamos o aprofundamento do assunto em questão, ou seja, as ideias que falamos acima. O objetivo é mostrar ao leitor informações relevantes de maneira clara. Se você já pensou sobre as ideias que não pode deixar de abordar no conteúdo, essa etapa será mais fácil.

Faça, então, a divisão dessas ideias em intertítulos. Isso contribui para garantir a escaneabilidade das suas redações para web. Veja como isso se aplica no texto a seguir!

Título: Aprenda as melhores técnicas de ghostwriting

  • Intertítulo 1: Entenda as características de um texto de ghostwriting
  • Intertítulo 2: Mergulhe na realidade do seu cliente
  • Intertítulo 3: Escreva focando na persona do projeto
  • Intertítulo 4: Elabore um guia de estilo
  • Intertítulo 5: Escreva de acordo com cada canal digital
  • Intertítulo 6: Tenha um registro com seus feedbacks

Deu para entender? Os intertítulos se complementam e a ideia é construída aos poucos, sendo aprofundada à medida que a leitura vai avançando. 

Conclusão

A conclusão deve ser coerente com o desenvolvimento. Então, retome o que foi dito, evidenciando a ideia central do seu conteúdo ou reforçando algum ponto importante. Nessa etapa, você também pode apresentar uma solução e aproveitar para fazer um gancho para o CTA.

Como o storytelling pode melhorar seus conteúdos?

Storytelling nada mais é do que a prática de contar uma boa história. E a técnica pode ajudar você a se comunicar melhor com o leitor, sabia? Vamos dar um exemplo prático para que entenda melhor. Imagine que uma pessoa tem dor nas costas e está buscando no Google uma maneira de resolver o problema.

De primeira, ela se depara com um texto genérico com dados demográficos sobre o assunto. E, depois, acha outro sobre alguém que tem exatamente o mesmo problema, que fala sobre as dificuldades e as soluções que encontrou. É muito provável que ela se interesse pelo segundo conteúdo, não acha?

Isso acontece porque somos movidos por histórias desde os tempos primórdios e a técnica do storytelling visa aproveitar justamente isso. Histórias geram identificação, despertam sentimentos e emoções. O nosso cérebro se lembra delas com mais facilidade, por isso, transmitir uma mensagem por meio de uma história é muito mais efetivo.  

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas históriasPowered by Rock Convert

Como tornar esse processo mais divertido?

Por fim, saiba que alguns hábitos simples podem tornar o processo de escrita mais fácil e divertido, especialmente para quem trabalha com redação para web. Compartilhamos os principais a seguir. Dá uma olhada!

  • lembre-se de praticar o brainstorm;
  • utilize o storytelling;
  • escreva sem amarras, evitando revisar e editar o texto enquanto produz;
  • aposte em playlists de produtividade;
  • busque o seu melhor horário para escrever;
  • escreva de maneira direta, sem rodeios;
  • registre suas ideias sempre que possível. 

Este foi nosso conteúdo sobre como começar uma redação. E agora você já sabe como estruturar um texto e tornar o processo mais fácil! Viu como dá para achar motivação e escrever mesmo quando parece impossível? Recomendamos, então, que continue buscando dicas para melhorar a prática da escrita. Isso vai ajudar a sua criatividade a fluir cada vez mais.

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer as melhores técnicas de SEO para redatores!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto