como aumentar sua renda freelancer

Como aumentar sua renda de freelancer: 4 dicas para ganhar mais

Está com dificuldades de entender como é possível ganhar mais como freelancer? Confira nossas 4 dicas sobre o assunto e caminhe para tornar a sua vida financeira mais abundante!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Todo mundo sempre quer ganhar mais, independente da atividade profissional que exerce. No mundo dos freelancers isso não é diferente, afinal, sabemos que, por mais que a rotina seja algo flexível e independente de uma empresa ou de um escritório, existe esse desejo de melhorar a renda. Por isso, vamos apresentar algumas dicas para aumentar a sua renda freelancer.

Pode ser que você ainda não saiba, mas existem diversas maneiras de conseguir esse feito sem necessariamente precisar trabalhar mais. Sabemos que o trabalho e o esforço são importantes nessa jornada, mas é possível otimizar e valorizar o tempo para que essa busca seja mais saudável também.

Ficou interessado em saber mais sobre como isso é possível? Confira, então, as nossas 4 dicas para ganhar mais e aumentar sua renda de freelancer!

1. Valorize o seu trabalho

A primeira dica para aumentar a sua renda de freelancer é simples: valorize o seu trabalho. Sabemos que o início dessa carreira envolve muita doação e uma abertura maior para criar uma reputação. Isso acontece principalmente por conta da necessidade de se cobrar um preço mais em conta para que as pessoas passem a olhar para o seu trabalho.

Se você ainda está nessa etapa, tudo bem, mas tome cuidado para não ficar por muito tempo nela, de modo que comece a ter a sensação de que está “perdendo” dinheiro. Então, tenha em mente que, conforme o passar do tempo, é preciso valorizar o seu trabalho.

Entenda que valorizar o seu trabalho não é simplesmente aumentar o seu preço por aumentar, para ganhar mais dinheiro. Na verdade, isso inclui transmitir os porquês desse aumento, que devem passar a imagem de que o seu trabalho será de muito mais qualidade quando é valorizado.

Mostre para os seus clientes que o seu trabalho é muito mais consistente quando o preço estabelecido é justo, pois você conseguirá dar uma atenção exclusiva para as demandas que eles enviam e não precisará buscar cada vez mais e mais para compensar esse desequilíbrio na relação entre o seu preço e o seu trabalho.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
Como criar um portfólio de redator impressionante!
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens

2. Trabalhe de forma inteligente

Cada vez mais a frase “tempo é dinheiro” faz sentido na rotina das nossas vidas. Mas a solução para ganhar mais nem sempre é simplesmente trabalhar mais, mas sim encontrar maneiras de trabalhar de forma cada vez mais inteligente.

Antes de mais nada, é preciso ter a consciência de que o foco e a produtividade são elementos importantes. Portanto, durante o período dedicado ao trabalho, é preciso evitar qualquer distração que possa aparecer: mídias sociais, constante acesso à caixa de e-mails, entre outras.

Junto a isso, é preciso dar um passo além: encontrar maneiras de reduzir o tempo de trabalho e, ao mesmo tempo, conseguir ganhar mais dinheiro. Saiba que um dos pilares para aumentar a sua renda de freelancer trabalhando de maneira mais inteligente é terceirizar tarefas que ocupam muito o seu tempo e não trazem o retorno financeiro esperado.

Então, faça um levantamento das tarefas que você precisa realizar ao longo do dia e verifique quais delas consomem muito o seu tempo e você acaba não executando com eficiência. Essas atividades podem ser desde coisas simples, tais como limpar a sua casa, até grandes responsabilidades, como prospectar novos clientes.

Por exemplo, se você é muito bom em fazer o que o cliente pede, mas não é muito bom em prospectar clientes, porque não contratar alguém para fazer isso enquanto você foca 100% na produção?

Pense nisso! Há um livro muito bom que fala sobre esse assunto: Trabalhe 4 Horas por Semana. Vale a pena conferir e entender como tornar esse plano uma possibilidade.

3. Trabalhe o seu networking

A nossa terceira dica pode ser algo novo para você: trabalhar a sua capacidade de networking. Para quem ainda não sabe, o termo networking se refere a rede de contatos interessantes que você constrói ao longo da sua trajetória profissional.

Então, busque sempre desenvolver relacionamentos com pessoas que atuam na sua área ou em áreas relacionadas, tanto no mundo online quanto no offline. Presencialmente é possível fazer isso participando de eventos, palestras, workshops e encontros em que a proposta seja discutir e aprender mais sobre o tema.

No mundo online, a sugestão é buscar por grupos em mídias sociais e fóruns sobre o assunto, por exemplo. Dessa forma, é mais do que possível que mais pessoas conheçam o seu trabalho e possam indicar os seus serviços ou se interessar neles.

Uma dica importante que vale tanto para o mundo online quanto para o offline está em fazer networking com influenciadores da sua área, que são pessoas que tem um nome e uma reputação e que podem indicar os seus serviços para a sua rede de contatos que, naturalmente, deve ser ampla.

Networking para freelancersPowered by Rock Convert

4. Trabalhe o seu marketing pessoal

Por fim, a nossa última dica é que você desenvolva habilidades para trabalhar o seu marketing pessoal. Estamos falando simplesmente do desenvolvimento da arte de vender o seu trabalho e você mesmo como profissional.

Pode parecer um trabalho a mais, mas de nada adianta fazer um bom trabalho ou ser um bom profissional se você não sabe como mostrar isso para o mundo. Por isso, entenda que, além de entregar um trabalho de qualidade, quanto melhor você sabe trabalhar o seu marketing pessoal, mais pessoas vão dar credibilidade para os seus serviços.

Assim como qualquer tipo de profissional, quando se tem credibilidade no seu mercado de atuação, é mais do que possível ganhar mais e, assim, aumentar sua renda de freelancer.

Esperamos que, com essas dicas, você já consiga encontrar o caminho não só para aumentar a sua renda de freelancer como para se sentir mais valorizado como profissional e ter uma vida mais plena.

O que acha de continuar estudando sobre o assunto e aprender sobre Estratégias de Redes Sociais para Freelancers? Confira esse material exclusivo que fizemos para você!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert