Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 17/06/2020. | Atualizado em 15/06/2020


O post foi escrito pela Yasmine Diniz, redatora do Blog da Imaginie. A Imaginie é parceira da Comunidade Rock Content e a maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil!

Os dados são estratégias argumentativas utilizadas para corroborar e embasar argumentos em sua redação.

Além disso, eles também podem ser utilizados para apresentar o tema e deixar a sua introdução mais rica, prendendo a atenção do leitor. 

Porém, muitas dúvidas surgem a respeito de como apresentar dados na redação. “Posso apenas apresentar os dados, sem explicitar a fonte?” “Quaisquer dados, retirados de quaisquer fontes, têm valor?” “Posso simplesmente colocar dados, sem fazer uma reflexão com minhas palavras sobre eles?”

Essas e outras questões permeiam a cabeça daqueles que estão se preparando para fazer uma redação. E é por isso que neste post completão vamos te contar tudo sobre como apresentar dados na redação, para que você possa alcançar uma excelente nota! Bora conferir esse conteúdo? 🤙 Então, bora! 😉

Por que apresentar dados na redação?

A resposta a essa questão é bem simples: os dados são ótimas estratégias argumentativas e trazem autoridade ao que você está dizendo em sua redação. 

Porém, para usá-los de maneira correta você precisa pesquisar por fontes confiáveis. Em pleno século XXI estamos vivendo um boom de informações falsas. As fake news são problemas que permeiam nossa sociedade e, de jeito nenhum, você quer usar uma notícia falsa em sua redação.

Outro ponto que você deve levar em conta é que além de simplesmente apresentar os dados, você deverá também apresentar a sua fonte de pesquisa, esses dois são inseparáveis. Isso porque se você não insere a fonte não há como o leitor descobrir se aquela é ou não uma fonte confiável. 

A seguir vamos te mostrar quais os melhores dados a serem utilizados em sua redação. Acompanhe!

Quais dados utilizar?

Como mencionamos, apresentar dados na redação é superimportante, mas tão importante quanto é saber quais os dados utilizar. 

Os dados não podem nunca ser de fontes duvidosas ou fake news. Portanto, procure pesquisar e adotar em sua redação dados oficiais, como os do Inep, do Ministério da Educação, do IBGE, da ONU e de demais órgãos.

Dados de universidades de dentro e de fora do país também são bem vindos. As reportagens de jornais famosos e consagrados, como o G1 e Folha de São Paulo também podem ser usados como fontes confiáveis. 

Ótimo, agora você já conhece alguns sites confiáveis para pesquisar, vamos no próximo tópico te mostrar como apresentar dados na redação de maneira assertiva. Confira!

Como apresentar dados na redação?

Não há uma regra restrita quanto ao uso de dados em sua redação. Na maioria das vezes, os dados irão aparecer nos parágrafos de desenvolvimento de sua redação. 

Porém, nada impede que você apresente dados na introdução. Trouxemos um exemplo de redação do Enem 2017, cujo tema era: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, que recebeu nota 1000 e trouxe dados para introduzir o tema:

A formação educacional de surdos encontra, no Brasil, uma série de empecilhos. Essa tese pode ser comprovada por meio de dados divulgados pelo Inep, os quais apontam que o número de surdos matriculados em instituições de educação básica tem diminuído ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, algo deve ser feito para alterar essa situação, uma vez que milhares de surdos de todo o país têm o seu direito à educação vilipendiado, confrontando, portanto, a Constituição Cidadã de 1988, que assegura a educação como um direito social de todo cidadão brasileiro. 

Veja que a parte grifada em negrito apresenta dados divulgados pelo Inep, uma fonte confiável e que foi usada de maneira bastante adequada para introduzir o tema e a tese.

Apresentação de dados no desenvolvimento da redação

Como mencionamos, o mais comum é que os dados venham no parágrafos correspondentes ao desenvolvimento de sua redação. Nesse caso, eles têm a função de corroborar o seu ponto de vista a respeito do tema

Veja um outro exemplo, onde o estudante utiliza dados no desenvolvimento. O trecho foi retirado também de uma redação de mesmo tema que a anterior:

Outro aspecto a ser discutido são os cursos de licenciatura, voltados para a formação do profissional que atuará como professor, que apresentam uma defasagem no ensino de metodologias que respeitem a condição de pessoas com deficiências, como os surdos. Devido a isso, os docentes não são aptos a atender às necessidades específicas desses alunos, o que acaba os desmotivando. Como consequência disso, as taxas de evasão escolar crescem. Em 2010, o Censo apresentou dados que apontam que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não possuem o ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução. Tal problemática representa um grave retrocesso.

Perceba como aqui, no desenvolvimento (esse trecho está no terceiro parágrafo da redação), os dados também retirados de fonte confiável – Censo, está corroborando, ou seja, confirmando, embasando a crítica do autor do texto: “crescimento das taxas de evasão escolar como consequência da defasagem na formação dos profissionais licenciados.”

Dicas para a utilização de dados na redação

Mas além de saber como utilizar dados é necessário saber também usar a fonte desses dados. Como deixamos bem claro, os dados precisam vir de fontes confiáveis, mas é imprescindível que você explicite qual a fonte de sua pesquisa. 

Além disso, os dados não podem simplesmente ser jogados em sua redação. É necessário que você se aproprie deles e faça uma reflexão a respeito, mostrando, por meio de suas palavras, o porquê de você ter selecionado e inserido dados específicos em seu texto.


E aí, curtiu saber como apresentar dados na redação? Esperamos que sim e que todas as informações tenham sido de grande valia para você! Aproveite para conferir nosso post sobre como treinar redação, com certeza ele também vai te mostrar dicas de ouro!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *