Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 05/03/2018. | Atualizado em 20/08/2018


O aprendizado na prática pode ser surpreendente, mesmo quando você não tem a menor familiaridade com algum assunto. Aprenda como se organizar, como lidar com erros e torne-se um campeão do conhecimento (sobre tudo)!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Ao escrever sobre algo que você não entende bem, ou quando se deseja expandir seus conhecimentos, é comum gastar muito tempo em pesquisas antes de começar seu trabalho.

Se você já tem uma expertise em aprender, essa fase do processo é fácil, mas essa habilidade não é lá muito comum entre os brasileiros. Uma pena, pois é a partir dela que se dá o desenvolvimento de outras competências de uma maneira eficiente e sólida.

A boa notícia é que, depois de ler este post, você vai descobrir como aprender rápido e não se esquecer do conteúdo visto. E também temos um hack para você aprender até duas vezes mais rápido e melhor, por meio de videoaulas! Confira as nossas dicas:

Defina o que você quer

Pode parecer óbvio, mas é preciso que você saiba muito bem qual é o assunto ou habilidade que deseja dominar. “Escrever bem”, apenas, não é suficiente. Você quer escrever sobre moda? Tecnologia? Criar poemas ou crônicas?

Cada campo do conhecimento tem uma área diferente a ser seguida; por isso, para facilitar o processo, procure definir o que quer aprender a partir de uma pergunta ou conceito. Por exemplo: “como prender um leitor de poemas com apenas uma frase?” ou “mais criatividade para escrever melhor”.

A partir dessa definição, tente criar um plano de desenvolvimento a partir dos temas importantes que você deve estudar. Para isso, você pode dividir suas tarefas em matérias e estudar cada uma delas em um dia, hora, ou semana.

Aprenda de forma ativa

Não se contente apenas com a leitura de livros, artigos e pesquisas. Varie suas formas de aprender.

Faça anotações, veja vídeos interativos, exercite seu conhecimento por meio de testes práticos, leia o conteúdo escrito em voz alta, relembre os conceitos estudados, faça rascunhos e tente ensinar para outra pessoa o que aprendeu.

Pode parecer estranho, mas as tarefas passivas exigem um esforço bem maior do que as ativas, pois estão focadas na observação, e não na ação. Por isso é mais fácil manter o foco na escrita, por exemplo, do que na leitura.

Ler ou assistir vídeos e não fazer nada além disso vai te deixar cansado com mais rapidez, e não te ajuda a tirar máximo proveito do seu desempenho.

Conecte o que está aprendendo com o que já sabe

Como aprender rápido não é nada fácil, o jeito é fazer uso de alguns truques enquanto aprende. Para aumentar sua compreensão, a chave é criar mais conexões cerebrais, relacionando o conteúdo estudado com assuntos que você já conhece.

Para isso, abuse das comparações. Tente se lembrar de alguma experiência que você viveu relacionada ao assunto e imagine o que você faria se tivesse o conhecimento que tem hoje naquela época.

Se não conseguir, apenas imagine as situações estudadas na vida real. Depois, tente escrever ou explicar o que aprendeu para si mesmo, usando as suas próprias palavras.

Estude com quem entende do assunto

Não importa qual é o assunto que você quer conhecer melhor ou qual habilidade você deseja adquirir: sempre haverá alguém que a domina. Essa pessoa pode ser um amigo, um professor que você ainda não conhece ou até mesmo um escritor que publica seus pensamentos online.

Você pode contatar esse especialista, convidar alguém para um café ou simplesmente tomar alguma pessoa como modelo e acompanhar seu trabalho.

Muitos sites informativos, como a BBC e Superinteressante, explicam temas complexos com uma linguagem simples em seus artigos. Procure algumas dessas páginas para te inspirar. Isso vai te manter motivado para descobrir como aprender rápido à sua maneira.

Invista nos veículos de credibilidade

Para quem busca informação de qualidade, a internet pode ser perigosa. Dados equivocados, opiniões de leigos e até mesmo profissionais que não sabem como transmitir seu conhecimento não são nada incomuns na rede, por isso é preciso saber como buscar o conteúdo que deseja.

Para isso, procure por recomendações de páginas, cursos, materiais ricos e conteúdos renomados que tenham credibilidade. Se for preciso, pague por ele. Não enxergue isso como um gasto, mas sim um investimento.

Priorize a prática

Você pode passar muitas horas lendo livros e artigos sobre como aprender a nadar, mas, quando entrar na água, a situação será outra e você verá que a aplicação do conhecimento na prática é bem diferente do que a simples assimilação de uma teoria.

Por isso todos dizem que a prática leva a perfeição. E não estamos falando apenas de habilidades físicas, como dançar, nadar ou tocar um instrumento.

Se está estudando antropologia, por exemplo, tente imaginar como aqueles comportamentos apontados no estudo se refletem na vida real e converse com as pessoas sobre isso. Se está lendo um artigo sobre linguagem corporal, tente ler os gestos dos amigos que te cercam, e por aí vai.

O ideal é que você consiga enxergar e entender como o que aprendeu afeta sua realidade. Dessa forma, você nunca vai se esquecer do conteúdo estudado.

Celebre (e estude) seus erros

Ninguém deveria se preocupar com a perfeição, até porque as falhas são uma forma extremamente eficaz de fixar o aprendizado e não cometer o mesmo erro novamente.

Em 2014, um estudo publicado pela revista Science revelou que a estrutura cerebral é capaz de “armazenar” as situações em que cometemos equívocos para que possamos acessá-las mais tarde, em situações que demandam o mesmo tipo de conhecimento.

O importante é encarar a situação como normal, sem se deixar afetar pelos deslizes ou procurar culpados. Em vez disso, se concentre nas informações que podem evitar o mesmo erro no futuro.

Faça pausas e descanse

Passar muitas horas seguidas tentando aprender algo não é saudável nem produtivo. Em vez disso, procure fazer pequenas pausas, de pelo menos 15 minutos a cada hora.

Isso é necessário porque, quando seu corpo relaxa, o cérebro funcionará em segundo plano sem que você perceba, construindo novas conexões neurais que podem te ajudar a resolver problemas ou compreender melhor algum assunto.

Por isso, não dispense também o tempo de sono. Pelo menos 8 horas de descanso por noite vão te ajudar a otimizar sua memória, auxiliando o processo de aprendizado.

[Hack] Como aprender duas vezes mais rápido e melhor com videoaulas

Agora vamos ao hack prometido! E ele é muito mais simples e fácil do que você provavelmente deve estar imaginando.

Na prática, vou apenas te recomendar baixar um plugin no Google Chrome: o Video Speed Controller. E é só você clicar nesse link, baixar e instalar. Extremamente simples, não acha?

Agora vou te explicar por que acelerar os vídeos é muito mais do que simplesmente poupar tempo. Vamos lá?

Você já passou por alguma situação em que pensou mais rapidamente do que falou e acabou embolando tudo? Ou assistiu a alguma aula ou apresentação em que o palestrante falava muito devagar e perdeu sua atenção?

Pois então, isso acontece porque nosso cérebro é capaz de processar as informações muito mais rapidamente do que nossa habilidade de falar. Concorda? E acelerando os vídeos, é possível corrigir isso e otimizar o processo conforme sua capacidade de compreensão.

Antes que você rejeite a ideia, já adianto: o Video Speed Controller não vai transformar as vozes dos professores de suas videoaulas em uma continuação de Alvin e os esquilos. Ele não distorce a voz, apenas acelera áudio e vídeo.

Se você assistir ao vídeo acelerado em duas vezes, você irá economizar metade do tempo que seria necessário, o que já é fenomenal. Mas te garanto: isso vai afetar não apenas sua velocidade de aprendizado, mas também a intensidade e a qualidade.

Quando vemos um conteúdo na velocidade normal, a tendência de nos distrairmos é gigantesca. Quando você se assustar, é bem capaz que já esteja com o Facebook ou o WhatsApp abertos e perca completamente o foco.

Mas com o acelerador, você poderá ajustar a velocidade de modo para permanecer focado o tempo inteiro! Recomendo que você faça breves pausas sempre que quiser fazer alguma anotação para garantir que não vai perder nada.

E é muito fácil usar o plugin. Depois de instalado, já aparece uma barra no canto superior esquerdo dos vídeos, permitindo que você regule a velocidade de reprodução. E, inclusive, ele funciona com os cursos da Rock University!

Tirei esse print enquanto fazia o curso de Blogs Corporativos, da Rock University. Ele é um dos cursos mais completos que ofertamos, mas também é o maior, com quase cinco horas de duração. Mas eu consegui finalizá-lo em menos de três horas, com uma nota de 91,67% e o melhor: resultou em 7 páginas de anotações que me ajudam demais no cotidiano!

Pode ser um pouco estranho no começo, principalmente em vídeos onde o apresentador gesticule muito. Mas, assim como tudo na vida, é questão de hábito e costume. Hoje em dia, eu tenho sérias dificuldades de acompanhar qualquer videoaula sem acelerar e fico tentado em acelerar até séries e filmes.

Comece com uma velocidade de 1,2 vezes e vá aumentando aos poucos. Não adianta nada transformar suas videoaulas em uma música do Eminem, se você não conseguir entender nada!

Quer fazer o teste para ver se funciona?

Você pode fazer com um dos cursos da Universidade. Ou se preferir, pode fazer com um webinar! Por exemplo, nossa videoaula sobre storytelling tem uma hora e oito minutos de duração, mas com esse hack você vai conseguir assisti-la em 40 minutos, ou menos!


Faça o teste e depois nos conte o que achou nos comentários!

Aplicando essas dicas na prática, você verá diferenças significativas na sua habilidade de compreensão e abordagem de temas difíceis, bem como um aumento na velocidade de assimilação de informações novas. Tudo isso virá com o tempo e seu esforço.

Agora que você já sabe como aprender rápido, não pare por aí e descubra também como ler mais e melhor para encher sua cabeça de habilidades novas e informações relevantes!

banner levantada de mão redação

Posts populares com esse assunto