Por Lauro Lam

Jornalista, freelancer ful-time e praticante de esportes radicais.

Publicado em 28/06/2021. | Atualizado em 28/05/2021


Freelancers que sabem como alinhar expectativas com os clientes ganham mais espaço no mercado e aproveitam a boa fase do marketing digital para obter confiança e credibilidade.

Viver de freelas é um universo que necessita de muito comprometimento com as necessidades e desejos dos clientes. Nesse aspecto, saber como alinhar expectativas é fundamental para obter sucesso nos direcionamentos, seja de campanhas de marketing, seja de produção de conteúdo com foco em um nicho de mercado.

Afinal, tudo está sintonizado com a profissionalização da carreira de freelancer, altamente competitiva e exigente. De olho em sua conquista de novos clientes e manutenção dos já existentes, elaboramos este post com dicas incríveis para você sempre acertar nos direcionamentos. Confira!

Aprenda como alinhar expectativas

Saber como alinhar expectativas com os clientes é uma tarefa que exige o cumprimento de várias etapas, que vão desde o relacionamento inicial até o conhecimento aprofundado sobre as dores da persona.

Ao ouvir o que o cliente almeja com a parceria, você saberá o que é esperado do serviço. Então, poderá produzir de acordo com a real necessidade, ou seja, as chances de bons resultados aumentam consideravelmente.

Mas a experiência do cliente só será positiva se você seguir algumas dicas imprescindíveis na condução do projeto, valorizando a qualidade nos conteúdos, a autenticidade e o engajamento do público-alvo. Para que isso aconteça, é preciso seguir alguns passos, como veremos agora.

1. Ouça seu cliente

A primeira dica é bem básica: ouça seu cliente. Afinal, somente assim você saberá quais são as necessidades, expectativas e os problemas que necessitam de soluções. Além dessa atenção, é importantíssimo deixar tudo bem claro nessa reunião, ou seja, perguntas sobre todos os alinhamentos devem ser direcionadas.

Isso porque somente com um panorama geral sobre a realidade da empresa ou produtos, personas, índice de audiência, entre outras informações, você saberá como agir para atingir os resultados esperados com o trabalho freelancer, seja em vídeo, seja em texto, postagens em redes sociais ou marketing digital como um todo.

2. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma espécie de bússola no trabalho freelancer. Com ele, é possível traçar as metas e objetivos da parceria, principalmente, na hora de saber como alinhar as expectativas, incluindo as suas como prestador de serviço. Nesse sentido, a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) é fundamental.

É preciso que ambas as partes estejam satisfeitas com suas respectivas funções. Portanto, na reunião inicial, deixe bem claro todos os pontos do seu serviço, como valores, prazos, relatórios, avaliações de métricas etc.

Ao definir as responsabilidades, o planejamento estratégico fica mais organizado, evitando possíveis frustrações ao longo do contrato. Inclusive, esse é outro ponto que merece a sua atenção.

3. Elabore um contrato

Qualquer relacionamento com um cliente necessita de um contrato para proteger ambas as partes, além de estabelecer os direitos e deveres de cada um dos envolvidos. Assim, o documento deve estabelecer as expectativas de maneira clara e objetiva, sendo tudo por escrito para evitar qualquer tipo de problema ou má interpretação.

Dentro desse alinhamento de expectativas com o cliente, você deverá seguir alguns passos, como:

  • detalhar os serviços que serão prestados;
  • apresentar um cronograma antecipado;
  • inserir os termos e formas de pagamento (pessoa física ou jurídica, PayPal, depósito em conta, PIX, transferência eletrônica);
  • termos do contrato (como o serviço será realizado).

Inclusive, os termos de pagamento devem ter alguns detalhes, como antecipado ou no momento da entrega dos serviços, em uma única quantia ou parcelado, incluindo possíveis sanções ou multas em caso de atrasos. Nos subcontratos de trabalhos externos, de outros freelancers, é preciso também inserir no documento todos esses detalhes.

4. Seja transparente

Todo o processo no momento de saber como alinhar expectativas deve ser conduzido com total transparência com o cliente, evitando qualquer tipo de insatisfação. Portanto, seja sincero ao apresentar a sua proposta e detalhes do contrato, inclusive, período de dedicação.

Dessa forma, ambos os lados estarão bem entendidos, aspecto importantíssimo no processo de fidelização. Seguindo essa dica, deixe bem claro os prazos de entrega, o tempo de resposta, e coloque-se no lugar do cliente para esclarecer alguma dúvida que possa ter ficado no ar.

5. Estabeleça metas

As metas são essenciais no alinhamento das expectativas com o cliente pelo fato de ajudarem a atingir os objetivos em curto, médio e longo prazos. Crie um plano de ação com metas mensais, bimestrais ou trimestrais, sempre apresentando relatórios de produção ao cliente.

Com isso, certamente, haverá um acompanhamento mais sadio dos trabalhos executados, contribuindo com a satisfação. Os ajustes de estratégias também são fundamentais, principalmente, no atual cenário de constantes mudanças no mercado.

Descubra as vantagens ao alinhar expectativas com o cliente

Esse alinhamento permite que seu trabalho freelancer seja bem avaliado, aumentando o grau de satisfação. Assim, as chances de manutenção do cliente aumentam consideravelmente.

Trata-se de uma excelente maneira de consolidar o relacionamento em uma parceria duradoura. Atendendo às expetativas do cliente, você poderá ampliar o rol de contratos, aumentando a rentabilidade, além de obter mais presença de mercado e credibilidade.

Afinal, um trabalho freelancer bem executado, geralmente, é comentado nas redes de contato do cliente, podendo ser a porta de entrada para novos contratos. É assim que você pode fechar uma carteira que refletirá em um bom faturamento mensal.

Além disso, sabendo como alinhar expectativas, as vantagens serão bem nítidas. Entre elas, podemos citar:

  • mais vendas;
  • aumento da competitividade;
  • maior engajamento do público;
  • melhora da experiência do cliente;
  • correção de falhas;
  • crescimento dos leads;
  • cumprimento das metas e objetivos;
  • campanhas certeiras;
  • maior grau de confiança.

Atuando com foco no cliente, certamente, suas produções estarão dentro das expectativas, trazendo resultados positivos que converterão em novos contratos, principalmente, no atual cenário de crescimento no trabalho freelancer. Afinal, em razão da pandemia, cerca de 79% dos contratantes estão preferindo contratar freelas, de acordo com pesquisa realizada com micros, pequenos e médios empresários brasileiros.

Ainda segundo o relatório, as maiores oportunidades estão, justamente, em mídia e marketing, com destaque para o marketing digital e gerenciamento de mídias sociais.

Sabendo-se que os investimentos estão priorizando a internet por conta do aumento do trabalho remoto e necessidade de distanciamento social, quem souber como alinhar expetativas com os clientes poderá obter novos contratos, indo além das plataformas tradicionais, ou seja, pode ser o trampolim para você deslanchar na carreira de freelancer.

Mas para aproveitar essa tendência, você precisa se capacitar. Entenda como se profissionalizar na carreira freelancer, baixando nosso guia completo.

Posts populares com esse assunto

Os comentários estão desativados.