Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 19/12/2014. | Atualizado em 29/08/2018


È jornalista, mas não sabe como entrar no mundo digital? Confira algumas dicas e noções sobre escrita para web!

A linguagem da internet é completamente diferente da linguagem usual e formal utilizada por um jornalista. Às vezes, é descolada, abreviada e cheia de gírias. Portanto, o conteúdo formulado por um jornalista não pode ser o mesmo pleiteado para um texto que será lançado na web.

Como existem pessoas que ainda acham que essa configuração de linguagem não muda, vamos ver a seguir a diferença entre estes dois tipos de redação. Confira, agora o nosso post:

Primeiramente, entenda o mundo virtual

Em nosso post anterior, mencionamos que para escrever bem e cada dia melhor, aliando à qualidade a agilidade, é preciso ler muito. E ter dedicação, se habituando a realizar pequenas leituras diárias. Sendo imprescindível estar sempre atento as mudanças, como aconteceu há pouco tempo com a nova ortografia da língua portuguesa.

O que atrai o seu leitor é justamente a adaptação da linguagem para a realidade em que ele vive.

O que devo mudar?

O mundo da comunicação é vasto, com inúmeras possibilidades para quem se aventura no universo da escrita. Escrever para a web, então, requer uma maior criatividade, que deve ser aliada ao conhecimento.

Pois bem, vamos diretamente ao ponto. Temos a certeza de que você, jornalista, está curioso para saber o que fazer para soltar os seus textos no maravilhoso mundo da internet:

Escrevendo para web

Primeiro vale, lembrar que algumas definições básicas como: o uso adequado do português e um título chamativo servem tanto para um texto impresso de veiculação jornalística, quanto para um texto que será lançado, por exemplo, em um blog. Porém, existem algumas dicas especificas para quem escreve para web. Confira a seguir:

Apresente o conteúdo

Mostre para o seu leitor, através do primeiro parágrafo, que se ele continuar a leitura até o final terá as respostas, para as dúvidas que buscou ou estará mais rico de informações. O conteúdo do primeiro parágrafo deve ser um resumo do que o leitor vai encontrar ao ler o seu texto por completo.

Acrescente hiperlinks

Você pode citar um link de um post anterior no texto atual, fazendo com que o leitor dê continuidade à navegação do blog ou site e interligando um assunto ao outro. O texto para a web permite que essa conexão ocorra sem que o leitor perca o raciocínio dos assuntos anteriormente abordados.

Agora, se o hiperlink a ser mencionado leva a outros sites está informação deve ser inserida no rodapé do seu texto para que o leitor prossiga com a leitura até o final, ao invés, de iniciar uma nova navegação.

Crie um título espetacular

Se for necessário, deixe até essa atividade para o final. De nada adianta, criar um excelente conteúdo se a chamada para o seu título não for boa e atrativa. Invista também um tempo para criação de intertítulos. Ao contrário do texto jornalístico o leitor da web não dispõe de muito tempo para buscar as informações que necessita. Portanto, o seu texto deve estar separado por estruturas que permitam que o leitor realize uma leitura dinâmica, sem que o texto esteja cansativo.

Lembre-se: bons títulos e intertitulos podem fazer com que o seu leitor chegue até o seu texto mais rapidamente, através da utilização de keywords. Você sabe o que são as keywords? Se não, vamos explicar, agora:

Use a abuse das Keywords

As keywords são “palavras-chave” comumente utilizadas pelos redatores que escrevem para a web. É uma forma de fazer com que o seu texto esteja na lista dos primeiros, quando um leitor realiza uma pesquisa no Google ou em outros buscadores inserindo as suas dúvidas.

Se você está escrevendo por exemplo uma receita, utilize chamadas como: “Faça em 30 minutos o melhor mousse de maracujá”, ou “Aprenda agora a cozinhar com o melhor chefe de cozinha do mundo”. O imediatismo, ao se deparar com a chamada do seu texto, com certeza irá prender a atenção do leitor.

Agora, se você não sabe qual keyword, utilizar, está na hora de navegar um pouco mais e descobrir o que os internautas tanto procuram no momento.

Crie uma comunidade ativa

Incentive o leitor a contribuir com as informações do seu texto, já que para o texto web utilizamos a pirâmide invertida para construção de conteúdo; propondo a leitura em blocos e ficando a cargo do leitor começar por onde quiser.

Customize, crie interatividade. Se o seu texto for muito bom ao final da página com certeza o leitor deixará um elogio. Forneça uma informação interessante.

Se você conseguir atingir esse objetivo com certeza o leitor visitará novamente a sua página e, por que, não, salvá-la no seu link de favoritos.

Dica: Facilite o máximo possível a navegação do internauta em seu site ou blog. Use palavras simples, evite tons rebuscados. O sucesso de um redator web, depende especificamente da quantidade de acessos do seu público alvo.

Então, o que achou das nossas dicas? Entendeu a diferença entre um texto jornalístico e um conteúdo para web? Compartilha com a gente nos comentários 🙂

 

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *