Por Isabela Sartor

Psicóloga por formação. Perita em Hogwarts por diversão.

Publicado em 06/08/2019. | Atualizado em 07/08/2019


Conseguir mais comentários no Instagram é importante para aumentar seu alcance na rede, tornar-se mais relevante, e ter mais possibilidades de vendas. Neste post, aprenda como fazer isso!

Se você produz conteúdos para a internet ou ajuda seus clientes a gerenciar as redes sociais deles, é interessante saber como usar essas plataformas a seu favor. Apesar de serem ótimos meios de construir autoridade e ganhar mais relevância, não adianta muito estar presente, mas não conseguir engajamento.

Receber muitos comentários no Instagram, por exemplo, é vantajoso para fazer com que o perfil tenha mais alcance orgânico, receba mais seguidores e, com isso, você ou seu cliente tenha mais oportunidades de vender os serviços. 

Adotar boas práticas nesse sentido se torna ainda mais importante depois da decisão tomada pela rede, de ocultar a quantidade de curtidas em cada postagem. Isso porque, querendo ou não, os likes se tornavam medidas para influenciar a reação de outros usuários. Assim, além de conteúdos relevantes, é necessário investir em mais estratégias para atração.

Então, vamos às dicas das melhores práticas? Continue conosco!

1. Realize sorteios

Quem não adora ganhar brindes ou ser presenteado com aquele produtinho tão desejado? Sorteios são uma das estratégias mais acertadas quando queremos receber mais comentários no Instagram. Ao anunciá-los nos posts, os usuários tendem a se engajar bastante, a fim de serem os privilegiados.

Uma ideia é pegar um item ou serviço que é bastante almejado, anunciá-lo e definir como regra de participação o comentário, no qual o usuário precisa marcar os amigos

A vantagem é que, além de seus próprios seguidores comentarem, as pessoas marcadas também se engajam a participar, fazendo com que essa ação cresça progressivamente.

2. Faça posts por outro Instagram

Outra prática envolvente é outra pessoa ou empresa postar um conteúdo na rede social alheia, deixando a própria assinatura. Ou seja, um usuário assume o feed do outro, geralmente, por um dia, e faz postagens do ponto de vista dele.

É uma tática legal quando envolve parceiros de marcas, já que não atrapalha a concorrência. Inclusive, pode ser um meio de um negócio colaborar com o desenvolvimento do outro. Isso torna a postagem mais divertida, fazendo com que os seguidores se envolvam mais nas publicações.

3. Envolva os usuários nos comentários

Um jeito simples de obter mais comentários no Instagram é pedir por eles. Publique um conteúdo interessante e faça perguntas sobre as opiniões das pessoas, a visão que elas têm sobre o assunto, a preferência delas. 

Por exemplo, se você é freelancer, pode dar dicas de trabalho para outros freelas e pedir que eles coloquem outras ideias nos comentários, ou, simplesmente, deixar seu ponto de vista sobre um assunto e perguntar se eles concordam ou pensam diferente.

Mais uma sugestão é programar lives nas quais você entrevista alguém, ou em que você mesmo comenta sobre um tópico interessante, e solicitar que os seguidores postem dúvidas ou assuntos para serem explorados.

4. Poste algo que mexa com as emoções

Você já parou para se perguntar o que faz um conteúdo se tornar viral e ser compartilhado, curtido e comentado por milhares de pessoas?

No livro “Contágio: por que as coisas pegam”, Jonah Berger responde a esse questionamento. Em suas pesquisas, ele percebeu que essas publicações costumam mexer com alguma emoção nossa.

Podemos achar engraçado, incrível, inacreditável, fofo, embaraçoso, útil, reflexivo, ou nos identificamos com os valores e a visão de mundo. Ou seja, não é apenas questão de sorte, mas também de conseguir atingir o sentimento certo. Para isso, um pouco de criatividade e autenticidade são necessárias, além do conhecimento de quem é sua audiência.

5. Poste vídeos

Vídeos costumam ser efetivos, aumentando o tráfego orgânico e o engajamento, por serem conteúdos de fácil consumo, já que não demandam grande esforço do público.

Segundo um levantamento realizado pela Wyzowl, sobre vídeo marketing79% dos respondentes disseram preferir assistir a vídeos, para aprender sobre determinados produtos, a ter de ler textos em páginas.

O tempo que os brasileiros passam consumindo vídeos também aumentou nos últimos anos. De acordo com a pesquisa da Provokers, feita em 2018, o consumo desse tipo de material havia crescido 135%, comparado com 2014.

A partir disso, podemos perceber que a audiência procura cada vez mais por conteúdos nesse formato, sendo uma tática para gerar ainda mais interações.

6. Use hashtags relevantes

Hashtags são palavras-chave e, assim, contribuem para as estratégias de SEO. Por meio delas, é possível atrair mais audiência para os posts e melhorar o seu posicionamento na rede. Como elas contribuem para que as publicações apareçam na guia “explorar”, atingem aqueles usuários que possam ter interesse sobre o assunto.

Procure por hashtags relevantes à sua estratégia e que tenham a ver com o seu trabalho e o perfil do público. Usar as populares, como #tbt, também pode ser válido, se fizerem sentido nas publicações. Só tenha cuidado para não abusar da quantidade, fazendo com que as postagens fiquem poluídas.

7. Encontre seu horário ideal

Ao construir sua marca nas redes sociais, é importante ter consistência nas publicações, pois isso faz com que o público saiba o que esperar de você. Assim, se quer uma audiência bem engajada, tente encontrar o horário mais efetivo para suas postagens e faça publicações sempre nessa mesma hora.

Além do mais, procure postar frequentemente, mas sem exageros. Publicar muitos posts por dia, por exemplo, pode fazer com que os mais recentes atrapalhem o engajamento dos primeiros. Já publicar com pouca frequência dificulta essa questão da consistência.

Isso não quer dizer que será preciso postar diariamente, no entanto, é recomendado fazer isso algumas vezes por semana.

8. Faça posts com pets

Muitas pessoas têm um animalzinho de estimação, desejam ter ou se derretem quando veem uma foto ou vídeo rolando no feed.

Dogs e gatíneos têm um poder natural de aumentar o nível de interação dos usuários, tornando os posts mais chamativos e engraçados. Assim, se você tem pets na sua casa ou no escritório, apresente-os e, de vez em quando, use a criatividade para fazer publicações envolvendo eles.

9. Responda aos comentários

Responder aos comentários no Instagram é uma forma de estimular os usuários para que sigam comentando. Isso mostra abertura e simpatia da sua parte, além de passar a imagem que você se interessa verdadeiramente pelo que dizem. Também é um incentivo para que outros seguidores se sintam à vontade para expor algo e participar da discussão.

Saiba que o raciocínio inverso também é válido. Se muitos perdem tempo comentando e você parece não se interessar com as mensagens, com o tempo, eles não terão mais motivação para isso.

10. Compartilhe o post nos Stories

Por fim, mais uma tática para conseguir mais interações é compartilhar a postagem nos Stories, deixando um link para que as pessoas possam clicar e cair diretamente nela.

Isso é interessante pelo seguinte motivo: por vezes, as mudanças de algoritmos na rede podem fazer com que as suas postagens não apareçam mais para alguns dos seguidores. Assim, é uma tentativa a mais de ganhar exposição. 

Então, agora, você já se sente mais preparado para investir em algumas dessas práticas para receber mais comentários no Instagram? Não se esqueça de sempre prestar atenção na sua audiência, a fim de obter insights que possam ser usados nas suas ações.

Aproveitando seu interesse em se tornar mais relevante no Instagram, que tal ter em mãos ótimas estratégias de redes sociais para freelancers? É só clicar para baixar o conteúdo!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *