Por Matheus Boscariol

Publicado em 27/06/2019. | Atualizado em 04/07/2019


Será que é possível ter uma vida equilibrada sendo freelancer e full-time em uma rotina de trabalho CLT? É sim! Veja algumas dicas que preparamos sobre o assunto!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Pode parecer um desafio ter um trabalho CLT full-time e, ao mesmo tempo, atuar como freelancer. Afinal, sabemos que nem sempre é fácil manter uma rotina que concilie todas as responsabilidades com equilíbrio. Sem o devido cuidado, pode haver estresse e desorganização.

Se você está enfrentando esse desafio, saiba que não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2018, apenas 36% dos freelancers brasileiros vivem somente dessa atividade. O restante precisa conciliá-la com outros tipos de emprego.

Além disso, cerca de 53% dos entrevistados disseram que recorrem a esse trabalho com o objetivo de complementar a renda, o que indica que eles têm outra ocupação.

Então, tenha em mente que essa jornada é mais comum do que você deve imaginar, mesmo que os seus objetivos sejam outros — como gerar visibilidade e crescer na carreira, por exemplo.

O fato é que não importa se você pretende conciliar as duas atuações de maneira permanente ou se é apenas uma situação temporária. Em todo caso, é preciso fazer com que o seu dia a dia seja o mais leve possível.

Preparamos aqui uma lista com 5 dicas que vão ajudar você a equilibrar essa rotina. Acompanhe o post e descubra!

Tenha foco

A nossa primeira dica para conciliar trabalho full-time e freelancer é ter foco. Afinal, sabemos que o tempo para dar conta das responsabilidades é contado, então não há margem para distrações, muito menos procrastinação.

O fato é que, nessa rotina, não há espaço para cultivar hábitos que empurram os afazeres para a última hora. Então, evite gastar um tempo excessivo nas redes sociais ou checar o e-mail com uma frequência desnecessária.

Busque apoio da tecnologia

Hoje é possível contar também com o apoio da tecnologia para que a jornada seja mais leve. A internet está cheia de plataformas que auxiliam na gestão de tempo e dão suporte a projetos.

A grande vantagem desses recursos é que trazem soluções efetivas para você se organizar e planejar — principalmente em relação aos trabalhos freelancer, evitando que o seu dia a dia seja uma bagunça e você nem saiba por onde começar.

Aproveite bem cada momento

Seja qual for o seu objetivo ao buscar a carreira freelancer, seus ganhos (sejam eles financeiros ou não) serão diretamente proporcionais ao tempo que você dedica à atividade — e, claro ao tanto que você consegue produzir com qualidade nesse tempo. Portanto, garanta que cada momento está sendo bem aproveitado.

Monte um cronograma de acordo com a rotina que já tem. Analise sua agenda e encontre espaços nos quais é possível encaixar períodos de dedicação — e esteja 100% presente nesses momentos. Assegure que o ambiente está adequado para o trabalho (limpo, silencioso e com as ferramentas necessárias à mão). Afinal, é preciso ganhar ritmo para produzir de forma ágil, mas sem perder a qualidade.

O freelancer que consegue alcançar esse patamar terá ganhos maiores e também mais tempo para aproveitar os seus momentos de lazer.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens

Não pegue mais trabalho do que a sua capacidade produtiva permite

Outro ponto crucial está em não se empolgar muito com as oportunidades e acabar pegando mais tarefas do que você consegue realizar. Afinal, é bastante comum que em um primeiro momento haja certo “encantamento” com a grande variedade de trabalhos disponíveis, gerando animação e o impulso de pegar todos eles ao mesmo tempo.

Saiba que, ao longo do tempo, isso pode trazer problemas: prazos apertados, atrasos na entrega, trabalho em excesso, estresse e queda da qualidade do seu serviço. Então, entenda qual é o seu limite e tente não ultrapassá-lo.

Isso pode parecer besteira, mas ajuda a manter uma boa entrega tanto no trabalho full-time quanto nos jobs freelancer, além de evitar que a sua reputação nesses mercados fique manchada.

Não pegue serviços com os quais você não tenha afinidade 

É claro que você pode aceitar alguns desafios a fim de se manter sempre em crescimento e aprendizado. Mas é preciso ter ciência de que isso exigirá mais esforço e dedicação da sua parte. 

Portanto, ao menos no começo, tente se comprometer apenas com freelas que tenham a ver com a sua área de atuação ou apresentem sinergia com o que você gosta de fazer. Afinal, por mais que o trabalho exija esforço, não pode ser um peso — é preciso encarar como uma oportunidade, não um fardo.

Além disso, se você tem domínio sobre determinado assunto, será muito mais fácil e prazeroso realizar aquele trabalho. Dessa maneira, seu tempo será otimizado e você ficará menos estressado.

Saiba a hora de dar uma pausa

Se você já tem carreira em um emprego full-time, não precisa pegar freelancers toda hora. Saiba que está tudo bem passar um tempo dedicado apenas à sua ocupação principal.

Isso pode acontecer, principalmente, quando o seu trabalho full-time está exigindo muito resultado e foco. Também pode haver momentos em que você quer aprimorar o seu conhecimento ou estudar outros nichos.

Para não prejudicar nenhum dos trabalhos, você pode diminuir um pouco a sua produção freelancer ou até pará-la por um tempo. Lembre-se apenas de entregar dentro do prazo todos os trabalhos com os quais já tiver se comprometido

E fique tranquilo, sempre haverá um momento para voltar. Quando isso acontecer, existirá espaço para que você retome a sua trajetória como freelancer. 

Deu para ver como é possível equilibrar o trabalho freelancer e o full-time, não é mesmo? Então, implemente essas dicas na sua rotina a fim de alcançar mais produtividade e qualidade de vida.

Agora que você chegou até o fim deste post, confira também o Quadro de Produtividade que desenvolvemos para facilitar ainda mais a sua rotina!

Quadro de Produtividade Para FreelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *