cliente satisfeito

Cliente Satisfeito: saiba como encantar seus contatos sendo freelancer

O que deixa um cliente satisfeito? A resposta para essa pergunta vai muito além de citar um ou dois pontos importantes na jornada de compra.

Pelo contrário, é importante que toda a experiência do cliente, desde o contato inicial, seja de qualidade.

Muitos profissionais de qualidade por aí cometem o erro de caprichar bastante no produto final, mas ignorar os detalhes e as diferentes nuances que compõem essa experiência.

Seguir o famoso lema de que “o que importa são os resultados”, faz você correr o risco de perder bons clientes e enfraquecer sua reputação no mercado.

Quer garantir que isso nunca aconteça e que seus clientes fiquem cada vez mais felizes com o serviço que você presta? Então, veja as dicas a seguir!

O segredo para satisfazer o cliente

O segredo é que não existe segredo. Parece confuso? Vamos te explicar: não adianta procurar por um elemento mágico que vai deixar todos os clientes contentes e fazer com que te contratem novamente.

Cada pessoa tem expectativas, necessidades e percepções diferentes do que é mais importante na prestação de um serviço.

Para alguns, realmente só importa o resultado. Já para outros, a forma como você conduz a relação é tão importante quanto. Percebe como não existe fórmula pronta?

A saída é fazer o que dissemos no início — dar atenção a toda a jornada do cliente — , e buscar feedback constante dos seus clientes atuais, para saber o que cada um considera prioridade e agir de acordo.

8 ações para deixar o cliente satisfeito

De forma prática, há muito que você pode fazer para manter até os clientes mais exigentes satisfeitos com a qualidade dos seus serviços.

Na lista a seguir, você encontra nada menos que 8 dicas incríveis que você precisa aplicar no dia a dia para se dar bem e reter o máximo número de clientes:

1. Entenda o que ele precisa melhor do que ele mesmo

Conhecer seus clientes é algo que leva tempo, mas quanto mais experiência adquirir, mais rápido você vai ficar em entender as necessidades e objetivos dos clientes.

Em alguns casos, os desejos do cliente não estarão totalmente alinhados com o que ele realmente quer alcançar. É aí que entra a sua visão apurada de profissional.

Se tiver essa percepção, conseguirá entregar o que ele precisa, e não apenas satisfazer desejos imediatos, mas que pouco contribuem para o alvo maior.

2. Seja humano e disposto a ajudar

Não importa o quanto você é bom no que faz, nunca adote uma atitude do tipo “eu sou o especialista no assunto, você precisa de mim”. O trabalho precisa ser uma parceria, e uma parte depende da outra para que o projeto funcione e dê frutos.

Por isso, seja cordial e humano no trato com o cliente e mostre disposição de ajudar, mesmo em situações que não parecem fazer diferença.

Tenha sempre em mente que a habilidade de lidar com pessoas é tão importante para o sucesso como freelancer quanto suas habilidades e experiência.

3. Demonstre empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e enxergar uma situação do ponto de vista dela. Se tiver empatia, será mais fácil entender as prioridades, objetivos e até os medos dos clientes.

E como isso ajuda? Tornando mais fácil passar segurança e tirar as principais dúvidas, assegurando o cliente de que seus medos não se tornarão realidade.

4. Estabeleça uma expectativa, e supere-a

Essa dica envolve dois pontos importantes: o primeiro é definir, de forma clara, o que você precisa entregar para o cliente. Qualquer confusão a respeito disso pode gerar bastante estresse entre as duas partes.

Depois de estabelecer a expectativa, faça o máximo para superá-la, ir além do que foi prometido. Quem não gosta de receber mais do que foi prometido, o famoso, overdelivering?

5. Ofereça suporte multicanal

Como freelancer, seu tempo é corrido e pode parecer má ideia usar mais de um canal para atender os clientes. Mas não estamos falando sobre criar uma linha 0800, por exemplo.

A ideia é mais simples. Usar canais como WhatsApp Business, Facebook Messenger e contar com um e-mail personalizado para atender os pedidos de ajuda já seria suficiente.

6. Invista pesado no pós-venda

Se você está acostumado a prestar serviços pontuais, mas quer a tranquilidade da receita recorrente, com serviços contínuos, precisa começar a pensar em pós-venda.

Depois de entregar o que foi combinado, encontre formas de se manter em contato com o cliente. Uma opção é oferecer conteúdo de qualidade para ajudá-lo em suas estratégias.

Isso vai aumentar a percepção de valor e deixar o cliente mais satisfeito com a experiência geral, a ponto de contratá-lo de novo.

7. Faça pesquisas de satisfação

Poucas ações têm tanta eficácia para descobrir o que deixa os clientes quanto pesquisas de satisfação sobre a experiência geral deles com o seu serviço.

Terminou um projeto? Prepare um questionário rápido para coletar opiniões, sugestões e até críticas. Não precisa fazer uma longa entrevista, algumas perguntas rápidas já são suficientes para dar as informações que você precisa.

Com essas informações, será mais fácil corrigir algum erro ou estabelecer novos processos para garantir uma experiência melhor na próxima vez.

8. Tome ações com base nas opiniões dos clientes

Agir com base nas opiniões coletadas é fundamental. O objetivo de descobrir o que eles pensam é justamente se adaptar e melhorar a qualidade do serviço, em todos os aspectos.

Não se esqueça também do efeito psicológico que isso tem nos clientes. Perceber que a opinião deles importa para você dá uma segurança muito maior de que vale a pena contratá-lo, pois qualquer problema será resolvido sem demora.

Deixar um cliente satisfeito pode ser muito complicado se você não conhecer quem são as pessoas para quem você presta serviço. Mas, no fim das contas, o que funciona melhor são as coisas mais básicas: transparência na comunicação, entrega de qualidade e atenção para aprender com os erros.

Quer se aprofundar no assunto? Baixe agora o nosso guia de relacionamento com o cliente, com as melhores dicas de fidelização para freelancers!

relacionamento-com-o-cliente-as-melhores-dicas-de-fidelizacao-para-freelancers