Por Aline Gonçalves

Amante da escrita, viciada em Amino, Potterhead e otaku em formação.

Publicado em 02/06/2020. | Atualizado em 02/06/2020


O character design é um processo criativo complexo de extrema importância para o mercado do audiovisual. Neste post, mostramos qual é a sua finalidade e como ele pode aprimorar sua prática. Não deixe de conferir!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Mickey, Darth Vader, Mario e Naruto. Esses são quatro personagens fazem parte de diferentes tipos de produções audiovisuais e que, além da fama mundial, têm mais uma coisa em comum. Assim como qualquer outro personagem, para elaborar o conceito visual de cada um deles, seus criadores precisaram passar pelo processo de character design.

Mas você sabe para que serve exatamente o design de personagens ou como ele é feito? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe. Logo abaixo daremos essas e outras explicações. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é character design?

O character design é uma área da concept art que cuida da criação de personagens que podem ser usados em filmes, livros, quadrinhos, games ou em campanhas publicitárias. Porém não se trata apenas de fazer ilustrações. Muito pelo contrário, o processo é bem mais complexo.

Por exemplo, vamos pegar o Batman para fazer uma breve análise. Lembre-se das características físicas dele: o corpo forte, a expressão séria, as roupas em tons escuros e as suas armas tecnológicas. Agora pense na descrição geral do personagem: ele é um homem taciturno, inteligente, habilidoso com tecnologia, cujos pais foram assassinados; por isso, jurou lutar contra o crime.

Percebe como essas características físicas condizem com a história do Batman e ajudam a demonstrar sua personalidade? As roupas escuras e o emblema de morcego trazem um ar de mistério e seriedade, a expressão fechada reflete seu comportamento taciturno e seu rosto e ombros mais quadrados dão a impressão de força, estabilidade e confiança.

É exatamente isso que o character design faz. Ele busca reunir as características físicas e comportamentais que condizem com a história em que o personagem está inserido e com a sua própria personalidade.

Qual a importância dessa profissão para o audiovisual?

Como foi dito, o character design é responsável por alinhar as características do personagem à história, à personalidade e ao ambiente em que está inserido. Assim, no mercado do audiovisual, essa profissão tem uma importância fundamental: fazer com que um personagem animado seja capaz de passar uma mensagem, seja ela qual for.

Trazendo mais para o lado do marketing, vamos imaginar que uma empresa deseja criar um mascote para utilizar em vídeos ou campanhas publicitárias. Nesse caso, a identidade visual do personagem precisa estar de acordo com:

  • os valores da empresa;
  • com o público que ela quer atingir;
  • com a mensagem que ela pretende transmitir, entre outros pontos.

A Nat, assistente virtual da Natura, é um bom exemplo de como o character design pode ser usado junto com uma estratégia de brand persona. Perceba que ela tem características físicas semelhantes às da população brasileira e tem uma personalidade empoderada. Então, ela consegue transmitir a mensagem que a marca quer passar e ainda “conversa” bem com o público.

Como é o processo de criação dos personagens?

O primeiro passo para iniciar esse processo é basicamente realizar um estudo do personagem. É preciso entender qual é a personalidade do personagem em questão, qual é a história dele e em qual ambiente ele está inserido. A partir disso, é possível começar a buscar as formas que melhor expressam todo esse contexto.

Nesse sentido, as formas geométricas que compõem o visual do personagem são muito importantes para ajudar a construir a sua personalidade. Para crianças e bebês, por exemplo, são muito utilizados círculos e curvas, pois eles nos trazem a ideia de leveza, fofura e inocência.

Por outro lado, triângulos e pontas expressam perigo e imprevisibilidade, sendo muito usados em vilões. Já os quadrados representam maturidade, força e confiança, podendo ser utilizados em personagens mais racionais ou inflexíveis.

Outra dica é prestar atenção na simetria da aparência do personagem. Linhas mais simétricas dão a ideia de uma personalidade mais reservada, enquanto a assimetria ajuda a indicar que o personagem é mais extrovertido.

Além disso, nesse processo também é definido o estilo do desenho, como realista, caricato ou abstrato. Finalmente, deve ser feito o Model Sheet, que é a aplicação do personagem em diferentes expressões e posições, nas quais ele pode ser visto de frente, de lado e de costas.

Como me aprimorar na profissão?

Agora que você já sabe o que é o character design e entende a importância dessa profissão, que tal conhecer algumas dicas para melhorar seu trabalho? Basta prosseguir a leitura!

Crie um estilo

Criar o seu próprio estilo é uma das principais formas de se aprimorar e, consequentemente, ganhar mais destaque nesse ramo. Isso porque ao criar um traço marcante, que seja identificável em seus diversos desenhos, você será capaz de deixar sua marca no universo da arte. Ou seja, o estilo funciona como uma espécie de assinatura que diferencia o artista de um ilustrador comum.

Tenha referências

Outra dica importante para se aprimorar no character design é ter um bom leque de referências. Afinal, para criar seus personagens, é necessário conhecer diferentes estilos de roupa, cabelo, calçados e demais acessórios. Então, quanto mais conteúdo você consumir, maiores serão as chances de criar personagens ricos e bem trabalhados.

Não esqueça as expressões

Saber representar as mais diversas emoções é uma habilidade essencial do designer. Para melhorar nesse aspecto, busque observar as expressões faciais e corporais das pessoas ao seu redor, além das suas próprias. Em seguida, tente transferi-las para algum personagem. Com o tempo, isso se tornará algo natural.

Por tudo isso, o character design está presente em diferentes tipos de produção audiovisual e faz parte do nosso dia a dia sem nem percebermos. Contudo o profissional da área deve estar sempre atento aos pontos que citamos. Assim, é possível realizar um bom trabalho em parceria com seus clientes, garantindo que suas criações estejam de acordo com a mensagem que deve ser transmitida.

Curtiu o conteúdo e quer ter mais oportunidades de trabalho na área de design e animação? Então, venha fazer parte da nossa base de talentos!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *