Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 06/01/2018. | Atualizado em 06/03/2018


Os cursos online hoje são um dos meios de conhecimento mais importantes para profissionais que lidam com blogs, redes sociais e marketing. Saiba por que você deve apostar nas Certificações de Produção de Conteúdo!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Para que uma pessoa esteja apta a produzir conteúdo para web o melhor que ela pode fazer é conquistar uma certificação de produção de conteúdo. É claro que este não é o único caminho que um profissional tem para começar a sua atuação na área, mas ele é definitivamente o mais interessante.

Pois, com uma certificação de produção de conteúdo, terá a oportunidade de aprender todas as nuances dessa carreira e de entender o que é esperado de um profissional como você.

A mesma lógica se aplica quer você queira dar início a uma vida de freelancer e se inscrever na Plataforma Rock Content ou pretenda encontrar um emprego de tempo integral na área. Uma certificação de produção de conteúdo vai diferenciar o seu currículo, garantir que você tem a expertise necessária para enfrentar os desafios típicos da geração de materiais para internet e até mesmo orientá-lo em seus próximos passos.

Depois de obter essa certificação será muito mais fácil, por exemplo, direcionar a sua carreira para a área de atuação que mais lhe agrada, seja ela a revisão, design ou redação.

Então, que tal entender exatamente o que uma pessoa aprende em uma certificação de produção de conteúdo? Confira abaixo sete pontos que serão definitivamente abordados em seu curso.

Conceitos básicos da Produção de Conteúdo

A primeira coisa que você aprenderá em uma certificação de produção de conteúdo são os conceitos básicos que diferenciam essa área de todas as outras. O fato é que, produzir materiais para a internet, é muito diferente de qualquer outra coisa que você já tenha feito em sua vida.

Ainda que a sua área de formação seja, por exemplo, a publicidade ou outras disciplinas da comunicação você verá que é preciso desconstruir muito do que aprendeu sobre como estabelecer uma presença online. E não é difícil entender por quê. A maioria dos cursos tradicionais atualiza seus currículos a cada dez ou vinte anos, o que faz com que o ensino de disciplinas voltadas para a internet seja defasado.

A web muda de forma constante e muito do que aprendemos no começo de nossas carreira sobre ela já não é mais verdade em dois ou três anos. Quer um exemplo de como isso pode acontecer? Pense no trabalho de um webdesigner.

Se ele se formou há alguns anos, seu currículo era principalmente voltado para o uso do HTML tradicional e o desenvolvimento de aplicações em softwares como o Flash. Todavia, hoje o HTML5 domina o panorama tecnológico e recursos como as animações e sites em Flash caíram em desuso.

Isso não significa que tudo que este profissional aprendeu ao longo de sua formação deva ser jogado fora, mas sim que ele precisa de algum tipo de atualização para se manter no topo de sua área.

O mesmo é verdadeiro para a produção de conteúdo para a web. Se no passado ela não era uma parte fundamental da construção de estratégias de marketing, hoje ela compõe o cerne dessas iniciativas. E em um curso de certificação de produção de conteúdo você aprenderá qual é o principal motivo disso.

Planejamento

Há outra coisa que apenas um bom curso de certificação de produção de conteúdo pode lhe oferecer. Isso é, uma noção de como executar o planejamento de estratégias especialmente voltadas para a internet.

Como mencionamos anteriormente, elas são bastante diferentes do planejamento tradicional de uma campanha publicitária. E, por isso, exigem a atualização dos seus conhecimentos para melhor atender aos objetivos de cada cliente.

Em uma disciplina de planejamento de produção de conteúdo, você aprenderá coisas como a melhor maneira de estruturar e definir os tipos de conteúdos ideais para uma campanha de marketing. E conhecerá as habilidades que o mundo offline não pode lhe oferecer.

Revisão

Outro aspecto muito importante de se produzir conteúdo para a internet está em sua revisão. Em equipe pode ser que você sempre conte com a presença de um revisor para garantir que o seu trabalho está em ordem. Já na produção de conteúdo para web, principalmente, na atuação como freelancer, pode ser que este papel também seja seu.

Isso quer dizer que você precisa estar ciente do que diferencia a revisão de um conteúdo para a internet. Como estruturar um texto, encontrar nele as informações que o seu leitor procura e garantir que sua linguagem está adequada ao público alvo são apenas algumas das características que você aprenderá a avaliar nessa etapa. E elas serão fundamentais para o seu bom desempenho.

Produção

Uma certificação de produção de conteúdo para a internet não estaria completa se não lhe desse orientações claras sobre como fazer a produção deste conteúdo, não é mesmo? E essa é uma das coisas que você aprenderá em um curso do gênero.

Serão contempladas as técnicas mais adequadas para desenvolver um texto para a web de forma que ele gere o máximo de resultados. Nessa disciplina, você terá a oportunidade de entender melhor como a estrutura de algo escrito para meios online se diferencia da produção de textos offline. E poderá descobrir se a redação é realmente a carreira para você.

Pensamento estratégico

Ao longo de toda a sua certificação de produção de conteúdo, você verá uma constante se aplicar a todas as disciplinas estudadas. E ela será o desenvolvimento de um pensamento estratégico, voltado para o online. Isso significa, por exemplo, que você aprenderá como detectar uma estratégia funcional no trabalho dos seus concorrentes.

O que, por conseguinte, lhe ajudará também a traçar uma estratégia melhor para os seus clientes.

Características de um conteúdo online

Também serão contempladas em suas aulas as principais características que diferenciam um conteúdo online de outros tipos. Você pode esperar encontrar em seu curso tópicos como a definição de conceitos antes estrangeiros. Afinal, escaneabilidade, pesquisa de palavras-chave e SEO são conhecimentos fundamentais para desempenhar o seu trabalho com sucesso.

Cases de sucesso

Falando em sucesso, nenhuma certificação de produção de conteúdo para a internet estaria completa se não oferecesse exemplos do que é um bom conteúdo. Então, você pode esperar que o seu curso passe algum tempo demonstrando o poder de uma boa estratégia, técnicas e ferramentas que foram utilizadas para chegar até lá.

São os cases de sucesso que lhe darão uma medida do impacto que uma boa estratégia digital pode ter. E lhe inspirarão a fazer o seu trabalho de forma cada vez melhor.

Viu que uma certificação de produção de conteúdo tem muito a oferecer? Ela é a sua chance de construir uma sólida base de conhecimentos e descobrir o que diferencia um bom profissional de produção de conteúdo.

Ficou interessado em obter esta certificação? Aproveite agora mesmo e inscreva-se no curso de Certificação de Produção de Conteúdo da Rock University. Ele é completamente gratuito e a melhor forma de dar início a sua jornada de criação para web!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *