Por Matheus Boscariol

Publicado em 29/10/2019. | Atualizado em 25/10/2019


Não é mais novidade ouvir falar em pessoas seguindo uma carreira em que trocam rapidamente de empresa e de atuação em um negócio, por exemplo. Porém, nos últimos anos, está cada vez mais comum uma nova maneira de seguir o caminho profissional, o que chamamos de carreiras múltiplas.

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Hoje, vamos falar de carreiras múltiplas na era digital! Você já ouviu falar dessa nova tendência? É bem provável que você tenha um conhecido ou já ouviu falar de algum conhecido que esteja vivendo esse tipo de “profissão”.

Para quem não sabe estamos falando de um fenômeno que veio a tona junto com a ascensão da indústria 4.0, em que o mundo físico é interligado com o mundo digital e vice-versa. Isso vem trazendo a possibilidade para as pessoas atuarem em múltiplas frentes de trabalho, em diversos projetos.

Esse é um mundo que cresceu muito, tudo graças à tecnologia que está cada vez mais presente nas nossas vidas. Junto a isso, destacamos o movimento de surgir trabalhos e projetos que não estão ligados necessariamente ao mercado formal, mas sim a demandas específicas e à realização de projetos.

Ficou interessado em saber mais? Continue acompanhando a leitura conosco para entender melhor sobre essa possibilidade!

O que são as carreiras múltiplas?

Nos tempos atuais, não é mais novidade ouvir falar em pessoas seguindo uma carreira em que trocam rapidamente de empresa e de atuação em um negócio, por exemplo. Porém, nos últimos anos, está cada vez mais comum uma nova maneira de seguir o caminho profissional, o que chamamos de carreiras múltiplas.

Nesse novo jeito, as pessoas estão focadas em desenvolver um caminho atuando em diferentes áreas simultaneamente. Isso vai em um movimento contrário ao que foi construído há longos anos em que a carreira era pensada como “algo que subia”, com bifurcações certas, sem a possibilidade de voltar no meio do caminho.

Já quem opta por ter uma carreira múltipla mistura diversos trabalhos, atua em áreas diferentes e busca por especializações e estudos novos. É muito comum aceitarem trabalhos por projetos e não por um cargo definido em específico.

Sendo assim, um dos seus grandes objetivos é desenvolver cada vez mais habilidades e competências para ter o perfil mais completo possível e cada vez mais seguir nesse caminho das carreiras múltiplas na era digital.

Por que as carreiras múltiplas cresceram na era digital?

Agora que você já sabe o que são as carreiras múltiplas vamos falar aqui alguns dos motivos que ajudaram o crescimento desse novo modo de seguir um caminho profissional.

Crescimento da tecnologia

Sem dúvida alguma, o crescimento da tecnologia é um dos grandes responsáveis por estimular o surgimento desse tipo de carreira. Afinal, a tecnologia fez com que as pessoas pudessem expandir as suas barreiras físicas, acessando conhecimentos ilimitados.

Além disso, com a tecnologia foi possível a criação de novas ofertas de projetos e trabalhos que podem ser preenchidas independentemente da localização das pessoas. Vamos falar mais sobre eles no próximo tópico.

Independência geográfica

As carreiras múltiplas na era digital vieram à tona principalmente pela questão de que hoje: muitas oportunidades de trabalho que estão surgindo, conforme falamos acima, independem da localização geográfica das pessoas.

Ou seja, há opções em que não é preciso ir para o escritório para trabalhar, há diversas ofertas de trabalho remoto ou freelancer. Isso estimulou com que as pessoas se aventurem em novos tipos de trabalhos e projetos.

Novas experiências

A geração atual está sedenta por novas experiências, visto que há uma grande busca por conhecimento e viver coisas novas. Isso não é algo exclusivo da questão pessoal, mas também do lado profissional.

Então, é viável empreender uma carreira em que é possível experimentar conhecimentos novos e ter experiências diferentes, principalmente quando isso envolve viagens e trabalhos, surgindo até novos estilos de vida, tal como o dos nômades digitais, por exemplo.

Longevidade

Além disso tudo, vivemos em tempos em que a qualidade de vida é cada vez maior, trazendo mais longevidade para as pessoas. Hoje há mais consciência de que é preciso se cuidar, além dos avanços da medicina, criando novas formas e alternativas para viver melhor.

Por isso, as pessoas não querem sempre fazer a mesma coisa, isso pode causar tédio no seu dia a dia. Isso ajuda a trazer a ideia de que investir o tempo em desenvolver carreiras múltiplas na era digital é uma ótima opção.

Como funciona as carreiras múltiplas?

Se você está curioso para saber mais como funciona adotar uma carreira múltipla, saiba que há alguns caminhos que é possível seguir. Vamos falar sobre eles agora.

Trabalho por projetos

Uma das maneiras mais comuns é trabalhar com projetos, por meio de contratos temporários, tanto para pessoas físicas ou jurídicas. Na prática, alguma empresa ou cliente contrata o seu serviço para realizar um estudo, desenvolver uma metodologia, fazer uma análise, dentre outros trabalhos.

Dessa forma, é possível trabalhar temporariamente, seja fazendo home-office ou na própria empresa que fez o contrato. Dependendo do caso, é possível pegar diferentes projetos com clientes diferentes.

Trabalho freelancer

Trabalhar como freelancer também dá essa possibilidade de seguir no caminho das carreiras múltiplas. Afinal, é possível, por exemplo, pegar um trabalho de fotografia e um de redação de texto ao mesmo tempo.

Dessa forma, dá sempre para variar e se especializar nos temas que mais lhe agradam, oferecendo a possibilidade de ter múltiplas experiências na prática. Pode parecer algo pequeno, mas hoje, existem muitas pessoas que viajam o mundo fazendo diversos freelances por aí.

Ou seja, para quem gosta de viajar, é uma opção que combina muito bem com o perfil.

Quais áreas do mercado que possibilitam seguir carreiras múltiplas na era digital?

Para finalizar, preparamos aqui uma lista com algumas das áreas que possibilitam seguir nesse caminho das carreiras múltiplas na era digital:

  • programação web;
  • redação;
  • revisão de texto;
  • fotografia;
  • aulas de disciplinas escolares e reforço;
  • sistemas de informação;
  • projetos de inovação
  • projetos ambientais;
  • música;
  • aulas de idiomas;
  • design e web design;
  • consultoria em projetos;
  • consultoria em marketing digital;
  • gestão de redes sociais;
  • tradução.

Claro que existe muito mais opções, mas deu para ver que é possível começar agora mesmo, seguindo esse caminho das carreiras múltiplas. A possibilidade de fazer o trabalho online ajuda muito a enraizar nessa opção.

Então, não deixe de pensar no quanto as carreiras múltiplas na era digital podem ser o que você está procurando para se tornar um profissional mais feliz!

O que acha de começar a sua carreira nesse mercado se inscrevendo no nosso banco de talentos?

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *