Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 15/05/2020. | Atualizado em 27/05/2020


O post foi escrito pela Yasmine Diniz, redatora do Blog da Imaginie. A Imaginie é parceira da Comunidade Rock Content e a maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil.

Muito provavelmente você já ouviu falar na carreira de redator. Escrever para a internet está cada vez mais comum e não é difícil conhecer alguém que faz textos para um blog ou que exerce a função de redator freelancer.

Se essa é uma área que te interessa, certamente, você deve estar se perguntando como escolher o curso certo para ser redator, acertei? 

Bom, neste post vamos te contar tudo sobre a carreira de redator e ainda os cursos que mais têm a ver com ela. Além de te mostrar algumas dicas de como escolher o curso certo! Vamos lá?

Por que seguir a carreira de redator?

Se você faz ótimas redações, sabe argumentar e concatenar as ideias de maneira coesa e coerente, tenho uma ótima notícia para você: a carreira de redator é sim uma ótima opção e você pode se dar super bem nela! 

Saber e gostar de escrever é uma das principais características de quem quer seguir a carreira de produtor de conteúdo para internet. Essa é uma área que está crescendo muito em decorrência, claro, dos avanços tecnológicos e da forte presença da internet em todo, ou quase todo, mercado de trabalho.

Isso pode ser notado quando buscamos por alguma empresa ou informação, por exemplo. É muito mais fácil e comum dar aquele “google” e facilmente encontrar o que quer que estejamos procurando, nós nem imaginamos fazer esse tipo de busca por qualquer outro meio mais.  

Além disso, essa é uma área que está em crescente expansão e você pode ganhar uma grana boa fazendo o que gosta – escrevendo textos. 

Mas se você se interessa por essa área, com certeza, fez seu dever de casa e sabe que a profissão de redator é uma profissão que já está bombando no mercado. O que você talvez não saiba e que está prestes a descobrir é como escolher o curso certo para mergulhar de cabeça nessa profissão. 

Afinal de contas, como escolher o curso certo se quero ser um redator? 🤔

Temos a impressão de que quem gosta de escrever fará, com toda a certeza do mundo, um curso voltado à área de Ciências Humanas ou Linguagens. 

Os cursos que mais vêm à cabeça quando pensamos em alguém que se dá bem na elaboração dos diferentes gêneros textuais são: direito, letras, história, jornalismo e alguns outros correlatos. 

Porém, ainda que escrever diferentes tipos textuais, como uma dissertação-argumentativa, por exemplo, seja um ponto superpositivo para quem quer seguir a carreira de redator, não é o único conhecimento necessário para se dar bem nessa profissão. 

Saber redigir bem é o primeiro passo, mas os textos produzidos para a internet são um pouco diferentes dos que estamos acostumados a escrever para o Enem, vestibulares e concursos. 

Eles terão uma linguagem diferente, que deverá se adequar ao público-alvo que pretendem atingir, além de técnicas de engajamento e ranqueamento, para serem encontrados mais facilmente. 

Por isso, é muito importante saber escolher o curso certo, que te ensine as características de um bom texto para internet. Algumas das profissões que você encontrará conhecimentos mais voltados à linguagem da internet são: 

  • Jornalismo;
  • Comunicação Social;
  • Publicidade e propaganda.

Isso porque a palavra de ordem para quem produz conteúdos para internet é: marketing digital. E esses são os cursos que, muito provavelmente, te mostrarão um pouco desse conteúdo. 

Nessas profissões, você provavelmente verá como produzir conteúdos mais voltados a um determinado público-alvo. Mas é claro que só se aprende uma profissão na prática! E os macetes para se tornar um bom redator, você vai aprender, de fato, quando estiver produzindo conteúdo.

Essas são as profissões mais próximas à carreira de redator, mas nada impede que você faça outros cursos, como Letras, por exemplo. Hoje em dia, já existem muitos profissionais que cursaram ou ainda cursam essa graduação e acabam exercendo a profissão de produtor de conteúdo para internet. 

Inclusive, se você pretende ser um redator freelancer pode fazer qualquer curso superior. É isso mesmo! Não há necessariamente uma recomendação de qual graduação fazer, caso você queira ser freela. 

Mas o que é um redator freela? O que ele faz, na prática? Qual a diferença entre esse redator e alguém que trabalha para uma empresa?

Calma! Sem desespero, vamos a seguir sanar todas essas e mais dúvidas que você possa ter a respeito do redator freela. Acompanhe! 

Powered by Rock Convert

O que é um redator freelancer? 

O redator, de maneira geral, vai produzir conteúdos para a internet. Porém, a produção de conteúdos pode se dar de diferentes maneiras. 

Você pode, por exemplo, ser contratado por uma empresa específica, e então produzir conteúdos para o blog dessa empresa. Neste caso, você terá uma coordenação e deverá seguir as diretrizes estipuladas por ela. Em contrapartida, poderá assinar o seu nome nos textos que produzir. 

Ou você pode também ter um blog pessoal próprio e produzir posts para si mesmo, procurando difundir e alcançar um maior número de pessoas com sua marca. 

E uma outra possibilidade é ser um redator freelancer. Essa possibilidade é uma das que mais chamam atenção, já que aqui você não tem um chefe, faz seus próprios horários e pode trabalhar de casa. O que é bem legal, mas envolve muita disciplina. 

Um redator freela vai ser contratado por uma ou mais empresas para produzir conteúdos para ela. Aqui, a pauta, o público-alvo, a linguagem a ser adotada, as palavras-chave, referências e link buildings a serem utilizados durante o texto já estarão pré-estabelecidos. A sua única tarefa será a de escrever o texto conforme o direcionamento. 

Diferente de quando se trabalha para um blog de uma empresa X, quando se é um redator freela, você não necessariamente assina o seu nome nos textos que produz. Aqui, além de vender o seu texto você também vai vender os seus direitos autorais sobre ele. Portanto, a empresa que te contratou pode assinar e o seu nome não aparecerá como autor daquele artigo.

Nesse caso também você receberá oferta de várias empresas diferentes, que pedirão que você faça textos sobre diferentes assuntos e produtos variados, e você não é obrigado a aceitar todos. Você poderá escolher dentre aqueles que mais te chamam a atenção ou que você prefere escrever. 

E é por isso que quem quer se aventurar a ser um redator freela pode sim ter cursado qualquer curso superior. Mesmo porque os assuntos são muito variados. 

Então, alguém que fez biologia, por exemplo, e que tenha um conhecimento sobre como produzir textos para internet pode sim seguir uma carreira de redator, já que há empresas dessa área que gostariam que alguém com conhecimento técnico escrevesse para elas. 

Ótimo, agora que você saber o que um é um redator freela, saiba quais os conhecimentos você deve ter para se sair bem na carreira de redator.

Quais os conhecimentos um redator deve ter?

Como mencionamos anteriormente, o Marketing digital é um conhecimento fundamental para quem quer seguir a carreira de redator. Além dele, se você quer ser um redator de sucesso, deverá conhecer também o conceito de persona. 

Portanto, a seguir vamos detalhar para você o que é o marketing digital, suas principais estratégias e o que é persona. Bora lá? 

Marketing digital 

O marketing digital é constituído por várias atividades ligadas ao desenvolvimento e propagação de marcas e produtos por vias completamente digitais. Ou seja, a propaganda e criação de conteúdo relevante sobre alguma empresa ou produto será feita e divulgada pela internet. 

As principais estratégias que compõe o marketing digital são: o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. 

Para a produção de conteúdo, você deverá saber mais profundamente o que é o SEO e o marketing de conteúdo. Confira cada um desses conceitos:

SEO (Search Engine Optmization)

O SEO é um conjunto de práticas e estratégias para melhorar a presença digital da empresa, produto ou assunto que será tema dos textos que você escrever para internet. O objetivo das práticas de SEO é aumentar a quantidade de tráfego orgânico que o seu site ou blog recebe.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é composto por estratégias de propagação de uma marca ou nome pensadas para os meios tecnológicos. A palavra de ordem aqui é: engajamento. Por meio da produção de conteúdos válidos ao seu público-alvo, você conseguirá potencializar e crescer dentro de seu nicho. 

Como escolher o curso certo: 4 dicas infalíveis

Agora que te contamos quais as profissões mais têm a ver com a carreira de redator, é chegada a hora de te mostrarmos as 4 dicas que vão te ajudar a saber como escolher o curso certo. 

1. Conheça-se bem

Para escolher o curso certo, é muito importante se conhecer bem. O autoconhecimento é fundamental, para direcionar suas escolhas.

Portanto, pense bem no que você gosta de fazer, quais as matérias e conteúdos você prefere estudar. Você se dá bem em Humanas, Exatas ou Biológicas?

Pense também em seus momentos de lazer, eles podem ser cruciais. Você gosta de muito ler e faz isso com frequência, até em seus momentos de descanso? Se a resposta for sim, talvez você possa pensar em fazer um curso que exige muita leitura.

É claro que se você está interessado na carreira de redator, provavelmente, já sabe que um dos seu pontos fortes é escrever bem e, possivelmente está pensando em uma das áreas que mencionamos acima. Portanto, analise-as bem e veja com qual delas você mais se identifica. 

2. Pense em suas habilidades

A segunda dica que pode te ajudar a saber como escolher o curso certo é: pense em suas habilidades e talentos

Você tem uma ideia de quais são suas habilidades e do que você faz bem, certo? Então, pense em como você poderia desenvolvê-las na área profissional escolhida por você. 

Se você escreve bem e quer desenvolver esse talento, deve buscar por áreas que explorem isso e a carreira de redator é uma delas. 

3. Leve em consideração aquilo que gosta de fazer e não apenas o salário

Outra dica super legal e que pode te ajudar a escolher o curso certo é: leve em consideração aquilo que gosta de fazer e não apenas o salário. 

Isso porque quando estamos prestes a decidir nosso futuro profissional nos deparamos com um série de pressões, como o status social que aquela profissão oferece e se o salário é considerado bom ou não.É claro que devemos observar esses aspectos na hora de escolhermos uma carreira, mas não devemos nos ater apenas a isso. 

Precisamos equilibrar e encontrar uma profissão que ao mesmo tempo que nos dê uma boa grana, nos dê qualidade de vida, e isso só é possível quando colocamos na balança aquilo que realmente gostamos de fazer. 

Mesmo porque uma pessoa que faz o que gosta tem muito mais chances de ser bem sucedida, do que uma pessoa que trabalha em algo que detesta e está ali apenas por pressão social.

4. Faça orientação vocacional

A orientação vocacional é um processo, geralmente acompanhado por um psicólogo, que te ajuda a entender com quais áreas você mais se identifica e pode alcançar excelentes resultados no futuro.

Você passará por alguns testes e depois poderá conversar com um profissional especializado para entender quais são suas habilidades, ambientes de trabalho mais adequados, perfil comportamental, dentre outros aspectos importantes.

Assim, você se sentirá mais seguro em relação à sua escolha e se conhecerá melhor, o que com certeza de ajudará em sua decisão profissional. 

5. Mantenha-se sempre informado sobre as profissões que estão em alta

A nossa quarta dica sobre como escolher o curso certo é: mantenha-se sempre informado sobre as profissões que estão em alta.

Isso é muito importante para conseguir unir suas habilidades e talentos às profissões mais promissoras do mercado. 

Bom, para se manter bem informado você pode procurar ficar inteirado sobre quais as profissões do futuro e assim entender qual o melhor curso a se fazer para se dar bem nessas profissões.

Uma área profissional em crescimento é a de redator, como comentamos com você durante todo esse artigo. Então, que tal pensar em fazer algum dos cursos que mais têm a ver com ela? 

E aí, curtiu conhecer melhor a carreira de redator? Olha, se você ainda tem dúvidas sobre como escolher o curso certo para se aventurar nessa carreira massa, que tal dar uma lida em nosso artigo sobre teste vocacional? Ele pode clarear o seu caminho rumo a um futuro profissional de sucesso!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *