Por Vitória Mansur

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 03/03/2018. | Atualizado em 05/03/2018


Tem talento para lidar com o Photoshop, Illustrator, InDesign e outros programas de edição comuns para o design gráfico? Então, divirta-se com 9 dicas que selecionamos para você!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert


Sem tempo para ler tudo? Clique em ▶ e ouça este artigo na íntegra!

Quem trabalha como freela sempre precisa editar uma imagem aqui e outra ali, nem que seja apenas para atualizar capa, foto de perfil ou criar posts nas redes sociais para divulgar um conteúdo. Se você gosta dessa atividade e sabe que tem talento, que tal abraçar a carreira de designer de uma vez por todas?

Ao mesmo tempo em que todo cliente tem desejos e necessidades diferentes que precisam ser atendidas, quanto mais você produz, mais adquire experiência. É um exercício diário que deve ser usado em benefício próprio para conquistar cada vez mais pessoas.

Mas, como fazer isso? O que deve ser levado em conta antes de arregaçar as mangas e partir para a luta? No post de hoje, confira as principais dicas para a sua vida profissional decolar:

1. Capriche na edição do portfólio

O portfólio é o seu principal cartão de visitas. Ele deve apresentar um acervo com os seus principais projetos, bem como imagens atrativas e informações de contato. Hoje, o ideal é ter um portfólio on-line.

Assim, fica muito mais prático mostrá-lo para alguém, independentemente do lugar em que ele estiver. Então, providencie um domínio próprio e adote um endereço simples, fácil de ser lembrado.

Com o tempo, você pode acrescentar novos projetos e atualizar o conteúdo. Lembre-se de não abusar da formalidade e nem ser brincalhão demais: adote a linguagem típica de uma pessoa que trabalha com criatividade.

2. Tenha compromisso e dedicação

Compromisso e dedicação são duas características essenciais para quem está começando a carreira de designer. Principalmente, porque essa fase é a que demanda mais esforço para quem quer disputar um lugar ao sol e se destacar dos concorrentes.

Então, faça o seu melhor. Administre bem o seu tempo, estude o briefing do cliente, examine muito bem a paleta das cores que compõe a identidade visual da marca, cumpra rigorosamente os prazos de entrega.

3. Organize um cantinho próprio

Se você pretende trabalhar em casa para ficar pertinho da família e, ao mesmo tempo, diminuir as despesas de um escritório, faça isso do jeito certo. Escolha um cômodo mais tranquilo, com boa iluminação e monte a sua mesa de trabalho.

Leve em consideração que é importante esquecer de todas as atividades domésticas no horário do expediente determinado. Também é necessário explicar para as pessoas que moram no mesmo lugar que você está indisponível nesse tempo. Caso contrário, elas vão atrapalhar a sua concentração e comprometer a qualidade do serviço.

4. Tenha espírito de equipe

Muitas vezes, o trabalho do designer gráfico é feito em conjunto com um redator ou profissional de vendas. Por isso, ouça o que eles têm a dizer antes de começar o projeto. Aproveite esse momento para reunir informações e amadurecer as ideias.

Também é importante conservar a mente aberta para receber feedbacks, já que se trata de uma equipe. Ao agir assim, você vai construir uma carreira de sucesso nessa área e terá boas recomendações.

5. Crie o hábito de pensar fora da caixa

A criatividade não é um dom que nasce com a gente, mas um exercício diário. Encare cada novo trabalho como um desafio, fuja do lugar comum e das opções mais óbvias para desenvolver um projeto digno de ser admirado.

Os melhores profissionais são aqueles que têm a capacidade de identificar tendências, nadar contra a corrente e surpreender o cliente. Mesmo que ele peça ajustes, vai notar o seu desempenho e valorizar a sua criação.

6. Não entregue apenas arte, mas arte com resultados

De que adianta um layout matador se o texto é ilegível? O design é pautado por um objetivo e, para que ele seja bem-sucedido, além de bonito precisa ser funcional também.

Ou seja, alie beleza, inovação e bom senso para o resultado ser relevante. Por exemplo, as peças publicitárias devem atrair o usuário com a mesma intensidade de um apaixonado que deseja conquistar a mulher amada.

7. Jamais pare de aprender e aperfeiçoar suas habilidades

Assim como quem escreve precisa saber a ortografia correta e fazer uma revisão no texto mesmo que tenha alguém responsável por essa atividade, quem aposta na carreira de designer precisa ser multitarefa.

Isso significa que é importante entender um pouquinho de marketing, animação, psicologia das cores e tudo o que for interessante para fazer de você um profissional mais completo.

Portanto, seja curioso e interessado em aprender coisas novas. Use o seu tempo livre para ler blogs especializados, assine newsletters, assista a vídeos educativos e se inscreva em cursos avançados.

Utilizar as principais ferramentas da área também é pré-requisito básico para a sua carreira decolar. Então, se você ainda não domina totalmente programas como Photoshop, Corel Draw ou Illustrator, corra atrás do prejuízo e busque aulas específicas para ser um excelente designer.

8. Utilize ferramentas de produtividade na carreira de designer

Você se concentra melhor ouvindo música? Crie uma playlist no Spotify para curtir seu repertório preferido enquanto monta os projetos.

Precisa de um sistema de nuvem para criar pastas para cada cliente, guardar arquivos e tudo mais? Instale o Evernote no seu computador.

Tem necessidade de um gerenciador de atividades em equipe? Use o Trello, uma ferramenta que permite incluir pessoas para trabalhar de modo colaborativo.

Existem inúmeros sofwares e aplicativos úteis para facilitar a sua vida de freela. Encontre a melhor e seja feliz.

9. Pratique networking

O designer não interage apenas com softwares e hardwares, concorda? É preciso lidar com seres humanos a toda hora e em qualquer lugar. Se você passar muito tempo no computador e esquecer a vida lá fora, vai perder ótimas oportunidades de conhecer gente nova.

Não se esqueça que a sua profissão é muito dinâmica, tudo muda muito rápido. Nesse sentido, é ideal manter contato com grupos que têm interesses em comum. Assim, é possível se manter informado e, de quebra, ser indicado para outros clientes.

Não se esqueça que a sua profissão é muito dinâmica, tudo muda muito rápido. Nesse sentido, é ideal manter contato com grupos que têm interesses em comum. Assim, é possível se manter informado e, de quebra, ser indicado para outros clientes.

Como você viu, investir na carreira de designer requer algumas práticas, mas nada é impossível para quem sabe que o trabalho remoto representa a chance de fazer os seus próprios horários, ser chefe de si mesmo e uma pessoa independente.

Quer saber o que a leitura pode fazer para reforçar o seu plano de carreira? Baixe gratuitamente o ebook os 8 livros que podem te transformar em referência de mercado! e descubra!

Livros para Profissionais Criativos

Posts populares com esse assunto