Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 18/03/2019. | Atualizado em 14/03/2019


Confira as principais lições que você pode aprender com Carmine Gallo sobre escrita e storytelling!

Tudo começa com uma história, seja uma conversa entre amigos ou uma narrativa de livro, como o de Carmine Gallo, “Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança”.

Você já se pegou pensando por que uma história tem mais relevância do que as outras? O que de fato há de diferente entre elas? A arte de contá-las, de forma que vá atingir o leitor através da proximidade com o relato, é o storytelling.

“Storytelling é o ato de enquadrar uma ideia em uma narrativa que informa, esclarece e inspira” Carmine Gallo.

Esse livro traz importantes lições para redatores, afinal, não basta apenas saber escrever, é preciso encantar o leitor com a sua escrita. Você vai ler nesse artigo grandes lições sobre Storytelling e melhorar a sua. Continue a leitura.

Por dentro do Storytelling

Carmine Gallo entrevistou cada um dos personagens de seu livro, são mais de 50 histórias sensacionais, para então afirmar que storytelling é algo que somos, não o que fazemos. Ninguém nasce sendo um storyteller, aprendemos a ser.

O livro é dividido por temas, neles cada entrevistado está em um grupo que o define como:

  • storytellers que acendem nossa chama interior;
  • storytellers que educam;
  • storytellers que simplificam;
  • storytellers que motivam; e
  • storytellers que criaram movimentos.

Durante as histórias que narra em seu livro, ele mostra as ferramentas usadas pelos storytellers e seus segredos. Dessa forma é possível compreender de forma muito clara o que cada história tem a nos passar.

Vivemos bombardeados de informações na internet e se destacar com bons conteúdos é o que todo produtor busca. Por isso a importância de o redator aprender mais sobre storytelling com um grande autor: Carmine Gallo.

De acordo com ele, todos nós somos storytellers pelo simples fato de compartilharmos histórias há milhares de anos. Sempre contamos algum tipo de história, mas a grande diferença está entre os que apenas contam e os que contam uma BOA história.

Para aprender mais sobre Storytelling!
O que é Storytelling? Tudo sobre a arte de contar histórias inesquecíveis
5 técnicas de storytelling: melhore seus conteúdos contando histórias
Exemplos de Storytelling: 7 cases de sucesso de grandes marcas
Storytelling sem cursos: bons conteúdos te ensinam a contar histórias
Storydoing vs. Storytelling: a diferença entre contar histórias e construí-las
Use figuras de linguagem no Storytelling e conte melhores histórias
Mini-curso de Storytelling: conquiste sua audiência contando boas histórias

Sobre o autor

Carmine Gallo é um palestrante mundialmente conhecido. Seus treinamentos são focados em empreendedores e líderes empresariais. Compartilha de histórias emocionantes para ajudar os gestores a se comunicarem melhor. É autor também do livro TED – Falar, Convencer e Emocionar: Como apresentar para Grandes Plateias e Inovação. 

O que aprendi com o livro de Carmine Gallo

1. Sobre paixão

Você consegue escrever quando não está inspirado? Até pode conseguir se estiver com o prazo apertado, mas tenho certeza que seus melhores textos são aqueles que escreveu com paixão.

Carmine Gallo disse: “Sua história começa com a sua paixão. Você não conseguirá inspirar se não tiver inspirado”. O mesmo vale ao produtor de conteúdo, se não tiver inspiração, não vai ter qualidade na escrita.

A paixão vai te fazer ir mais longe, mesmo sem ter certeza do caminho. Se você tem uma paixão, vai até o fim. Grandes nomes de sucesso citados no livro não tinham certeza, mas apostaram e foram atrás dos seus sonhos. Você também consegue, tenha foco e não desista.

2. Sobre Neurociência e comportamento do consumidor

Com exemplos práticos e eficientes, Gallo nos mostra em seu livro Storytelling como entender o cérebro humano com histórias reais, tanto para quem conta quanto para quem lê.

Você sabia que ao ler um romance é possível que se projete na pele do protagonista? Isso pode realmente acontecer ao se identificar com a história. Quando isso acontece é porque o storyteller usou de narrativas impactantes para o atingir. E conseguiu!

“As histórias têm um poder único para ganhar o coração das pessoas” Peter Guber.

Só é possível contar uma boa história se você souber como atingir seus leitores, por isso, aprenda sobre Neuromarketing e Mindset.

Todas as histórias narradas no livro Carmine Gallo são impactantes, cada uma com sua peculiaridade e, em muitas delas, ele fala do comportamento humano e a reação das pessoas ao ouvirem o que lhe foi apresentado. Em algumas, ele traz citações de especialistas para exemplificar.

Com isso, é possível ter um breve aprendizado de como nos comportamos e usar a favor de um texto, afinal, vai identificar a persona e fisgá-la com sua escrita.

3.  Sobre Resiliência

Você precisa enxergar as boas oportunidades no meio do furacão, isso vale na vida e na escrita. Recebeu um feedback ruim, não desanime e busque melhorar nos pontos que foram apontados.

Resiliência é você conseguir se reinventar mesmo depois do não, assim são os mais de 50 storytellers desse livro.

Se livre de crenças limitantes que te impedem de errar. Aprenda a gerenciar o seu medo, sem cair e levantar você não consegue ser o melhor, precisa tentar cada vez mais.

“Saber que você voltou mais sábio e mais forte de contratempos significa que, para sempre, estará certo de sua capacidade de sobreviver”.

4.  Sobre escrita

 “Storytellers de sucesso acreditam na força das suas ideias”

Mesmo que na maior parte das histórias sejam voltadas para apresentações ao vivo como o TED, por exemplo, é possível usar as lições do livro na escrita, como:

  • compartilhe histórias que criem sementes de esperança;
  • trabalhe incansavelmente em seus conteúdos;
  • escreva como se tivesse contando a própria história;
  • crie cenas, um fato ou uma ação, no início que ajudem o leitor a se identificar com o texto;
  • use analogias e metáforas, elas funcionam muito bem;
  • use palavras simples, mas impactantes;
  • enriqueça sua história com detalhes relevantes;
  • estimule seu leitor com um CTA;
  • aprenda sobre persuasão e use-a em seus textos;
  • use anáfora (uma palavra ou grupo de palavras que se repete no começo de sucessivas frases);
  • crie cenas de tensão nos seus textos para deixar sua persona curiosa.

As ferramentas que a gente precisa para criatividade de um conteúdo impactante estão dentro de cada um de nós, somos todos storytellers, como disse Carmine Gallo, basta colocar tudo em prática.

Entender como a persona se comporta vai facilitar a forma como o redator escreve, pois vai ele vai conseguir falar de forma impactante, persuasiva, criativa e inspiradora.

Esse livro é uma aula de conhecimento sobre diferentes pessoas, sobre comportamento, sobre como você não está sozinha nessa e sobre como está dentro de cada um de nós encontrar a saída. Esse livro é uma aula de superação a cada personagem, uma aula de motivação a cada história que deixam o leitor com vontade de fazer mais, pois se Steve Jobs, mesmo em fase crítica da sua doença, conseguiu participar do lançamento do iPad2 por paixão ao que fazia, por que nós não podemos seguir os nossos sonhos até o conquistar?

Storytelling não é receita de bolo, é preciso testar, executar muitas vezes e analisar o que tem dado certo e mudar o que há de errado. Não espere encontrar respostas de como ser o melhor em escrita, espere apenas ser impactado de uma forma surpreendente e conseguir ideias para suas próximas escritas.

Quer aprender mais sobre Storytelling? A Rock Content tem um mini curso especial desse tema para você!

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas históriasPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto